dcsimg

Fuvest: Conheça as Novas Regras

A diretoria da Fuvest se reuniu, criou e aprovou novas regras para melhorar o vestibular. Fique por dentro das mudanças no vestibular da Fuvest 2011!

Fuvest: Novas Regras para o Vestibular

Especial Fuvest 2011 do Guia da Carreira

Em uma reunião recente, realizada agora no começo do mês de Junho de 2011, a Fuvest resolveu alterar algumas regras do seu vestibular.

O principais focos da mudança foram tornar o vestibular ainda mais democrático e também aumentar o nível de inclusão dos alunos da Rede Pública.

Democratizar o Ensino Superior Público no Brasil aliás é uma das grandes prioridades que estão sendo buscadas recentemente pelo Governo.

Isso pode ser visto através de vários projetos tais como o PRONATEC, o novo FIES ( em que aluno da Rede Pública e baixa renda não precisam de fiador ) e também através do próprio Sistema de Cotas, adotado por dezenas de Universidades Públicas.

Embora muitos alunos possam ficar preocupados com uma mudança na Fuvest, quem está se preparando para este vestibular pode ficar tranquilo.

As mudanças não vão afetar o estilo e aspectos principais do vestibular da Fuvest, apenas melhora-lo.

” É importante enfatizar que o formato das questões não foi mudado. Não houve mudanças estruturais, o que, na prática, não afetará a maneira de o candidato se preparar para a prova. O objetivo principal é melhorar a qualidade da seleção dos alunos que entram na Universidade “, afirmou a pró-reitora de Graduação da USP, Telma Maria Zorn.

Confira abaixo o que muda nas regras do vestibular da Fuvest, as mudanças passam a valer a partir de agora e já contam para o próximo vestibular:

Mudanças na Fuvest: A Volta da Importância da Primeira Fase

A Primeira Fase do vestibular da Fuvest, alguns anos atrás tinha uma importância muito maior e passava a fazer parte da nova final do aluno.

No entanto, nos últimos vestibulares ela passou a ser somente um critério para poder passar os alunos para a Segunda Fase do Vestibular.

A regra foi revista e agora a Primeira Fase passa novamente a ter peso na nota final do aluno.

Segundo a diretoria da Fuvest, isso tornará possível uma avaliação mais ampla dos alunos, já que na primeira fase do vestibular há espaço para abordar bastante a questão das Atualidades.

Mudanças na Fuvest: Enxugamento da Segunda Fase do Vestibular

Outra mudança importante diz respeito ao enxugamento da Segunda Fase do Vestibular, que será agora um pouco mais curta.

Ao invés de 20 questões abertas e específicas, a segunda fase da Fuvest agora contará apenas com 16 questões.

Isso no entanto não quer dizer que o Vestibular da Fuvest será facilitado, o nível de dificuldade das questões será mantido.

Mudanças na Fuvest: Nova Nota de Corte para a Primeira Fase da Fuvest

Acompanhando a nova regra que aumenta a importância da primeira fase do vestibular da Fuvest, a questão da nota de corte mínima também foi alterada.

A nota de corte mínima que antes era de 22 pontos, passa agora a ser de 27 pontos, diminuindo a quantidade de candidatos que passam para a segunda fase.

A nota máxima, no entanto, continua sendo de 90 pontos.

Mudanças na Fuvest: Escolha Certa para as Carreiras

Uma questão que estava gerando uma certa confusão e tornando o vestibular da Fuvest mais complexo era a questão do aluno poder mudar sua opção de curso após a terceira chamada.

Agora isso não será mais permitido.

Uma vez que o aluno escolheu sua carreira no início do vestibular, só participará das chamadas relativas a este curso.

Mudanças na Fuvest: Reformulações no Inclusp

O Inclusp ( Programa de Inclusão Social da USP ) é um projeto da USP para facilitar o acesso de alunos da Rede Pública de ensino no Ensino Superior.

Oferecendo diversos tipos de ações e incentivos a estes alunos, o Inclusp já permitiu que milhares de alunos da Rede Pública entrassem na USP.

Uma das principais ações do Inclusp é o chamado Programa de Avaliação Seriada ( Pasusp ).

No Pasusp, os alunos da Rede Pública que estão no Ensino Médio tem a oportunidade de fazer 1 prova por ano do Ensino Médio e aos poucos formar a sua nota do vestibular.

Além de poder formar sua nota aos poucos e não haver acúmulo de conteúdo, quem participa do Pasusp tem um bônus em sua nota.

Este bônus que antes era de 12% agora subiu e será de 15%.

Essa medida tem como objetivo tornar o acesso dos alunos da Rede Pública ainda mais democrático e estimular que as famílias de menor renda tenham filhos fazendo uma Universidade.

O Vestibular 2012 da Fuvest está aberto para inscrições.

Elas vão até o dia 9 de Setembro ( 09/09/2011 ) e serão feitas exclusivamente pela Internet.

Segundo o calendário oficial da Fuvest, a Primeira fase será no dia 27 de Novembro e as provas da Segunda Fase serão em Janeiro de 2012 nos dias 8, 9 e 10.

Para maiores informações e também para se inscrever, visite o site da Fuvest neste link: Site da Fuvest

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin