dcsimg

IGC – O índice geral dos cursos

Entenda como o MEC utiliza o IGC para avaliar as instituições de ensino superior e veja como consultar a nota da faculdade onde pretende entrar!

O índice geral dos cursos (da sigla IGC) é uma métrica utilizada pelo governo federal (em especial o INEP) afim de determinar uma nota as universidades e faculdades de ensino superior. Mas qual a finalidade em determinar tal métrica a universidade/faculdade e consequentemente aos cursos? De maneira objetiva, tal métrica é essencial para ter parâmetros de comparação indicando uma evolução ou regressão na qualidade do ensino. É de suma importância acompanhar de perto o ensino do pais, desta forma o governo federal vem intensificando diversas formas de aprimoramento da qualidade do ensino e utiliza tais métricas sobretudo no ensino superior para verificar o resultado do trabalho. Com o resultado do estudo realizado sobre os cursos da insituição é atribuído então uma nota do IGC.

O impacto do resultado o IGC ao cursos de nível superior

Fica claro a importância da utilização do IGC para o acompanhamento da qualidades dos cursos tanto das universidades públicas, quanto particulares. Mas com o resultado do IGC sobre determinado curso de uma universidade, qual o impacto que este pode acarretar?
A Nota do IGC é baseada em um conjunto de parâmetros, e o resultado pode variar de 1 a 5 dependendo da qualidade da instituição de ensino. Em suma, as universidade e faculdades que tirarem notas 1 ou 2, estarão sujeitas a acompanhamento de perto do MEC, e possivelmente receberão sanções que podem variar como uma diminuição do número de alunos por curso. Tais insituições de ensino também receberão sanções caso desejem abrir novos cursos, sendo necessário primeiramente elevar a qualidade do IGC. Desta forma, a insituições que receberem nota 3 ou superior são consideradas insituições em que o ensino é satisfatório.

A Nota do IGC é de responsabilidade somente dos alunos pelo ENADE?

Uma dúvida comum é atribuir o resultado da nota do IGC somente ao nível de conhecimento dos alunos que fizeram a prova do ENADE. Mas o mesmo não é inteiramente correto, a nota do ENADE influencia sim na formação da nota do IGC, mas não é o único parâmetro utilizado. Desta forma a universidade pode sofrer sim um desfalque caso os alunos optem por boicotar a prova do ENADE, porém não é o único parâmetro a ser utilizado. De forma sucinta a prova do ENADE é utilizada para formar o índice conhecido como Conceito Preliminar de Curso (da sigla CPC). Este índice sim é inteiramente relacionado ao curso e não somente a instituição de ensino como um todo. Além da prova do ENADE outros fatores são utilizados para formar tal índice, como: nível de formação do corpo docente (pós-graduação, mestrado, doutorado, pos-doc), qualidade da infra-estrutura relativo a laboratórios (quando aplicável) e biblioteca, além de outros aspectos relativos a formação do curso e sua organização.

Utilize o IGC e o CPC a seu favor!

É sempre interessante aos alunos aspirantes a um curso superior que pesquisem a qualidade do mesmo. Tais indicadores são utilizados pelo governo federal, mas também devem ser utilizados pelos alunos. Pesquise sempre o IGC da instituição de ensino que for de seu interesse e tente entender também o motivo da nota estabelecida. Muitas Universidades e Faculdades podem obter uma nota baixa do IGC mas não necessariamente o ensino é precário, há possibilidade que o corpo docente não apresente um aprimoramento do conhecimento com cursos de mestrado e doutorado por comodidade, ou por uma desorganização a infra-estrutura do curso possa estar comprometida mas que facilmente pode ser renovada (investimentos em laboratórios e bibliotecas). Obviamente que é uma visão otimista, mas devemos estar de mente aberta para o que realmente acontece e não acreditar somente que por precariedade da qualidade do ensino os alunos fizeram uma prova do ENADE insatisfatória, ou mesmo que houve um boicote pela turma e o resultado é incorreto. Seu curso superior irá com certeza ser um grande aliado no seu futuro, pesquise bastante sobre o mesmo e esteja confiante quando fizer sua escolha!

Como pesquisar os índices do IGC e CPC ?

É possível verificar o resultado dos indicadores diretamente pela página do INEP. Para os interessados pela lista das instituições de ensino superior por IGC e dos cursos das mesmas por CPC, acessem este link (é um link externo para a página do INEP é possível que o mesmo seja desabilitado no futuro).

Há também a possibilidade de verificar a tabela completa de cursos e insituições pelo site do INEP.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin