dcsimg

Descubra como e quando fazer a inscrição pra Fuvest em 2016

As inscrições para ingressar na USP e na Santa Casa em 2017 começam em 2016! Fique ligado nas datas!

VestibularSe você quer entrar na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) em 2017, saiba que as inscrições para o vestibular da Fuvest devem ser feitas com bastante antecedência, ainda em 2016.

O processo seletivo para estas instituições é complexo, conta com diferentes etapas e exige tempo dos candidatos e da comissão organizadora. Cada edição da Fuvest dura cerca de seis meses, desde o período de inscrições até a divulgação do resultado final. Esse vestibular acontece uma vez por ano e o número de candidatos inscritos atinge a média de 140 mil.

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) é quem coordena este processo seletivo, que está entre os maiores e mais concorridos do País. Veja como fazer para participar da Fuvest 2017!

Inscrições para a Fuvest em 2016

Preste atenção para não se confundir com as datas! O processo seletivo da Fuvest sempre trará junto ao seu nome o ano em que os estudantes devem ingressar na universidade, mas as inscrições são feitas no ano anterior. Quem quiser começar as aulas em 2017 deve trilhar um longo caminho que começa em agosto de 2016.

Se você vai participar da Fuvest 2017, anote as seguintes datas:

  • Inscrições: de 19 de agosto até 8 de setembro de 2016
  • Prova da primeira fase: dia 27 de novembro de 2016
  • Provas da segunda fase: dias 8, 9 e 10 de janeiro de 2017

Como fazer a inscrição da Fuvest em 2016

As inscrições devem ser feitas pela internet no site da Fuvest dentro do prazo de 21 dias (19 de agosto a 08 de setembro de 2016). O candidato deverá fornecer inicialmente o número do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e o número do Documento de Identidade (RG). O resto do processo é bem simples, basta seguir o passo a passo indicado pelo sistema. Para confirmar a inscrição é preciso pagar uma taxa até a data limite registrada no boleto.

Onde serão realizadas as provas da Fuvest

Os locais de prova da Fuvest 2017 serão bem distribuídos entre a capital e o interior do estado de São Paulo. Na primeira fase as provas vão acontecer em 32 municípios. Na segunda, haverá um número bem menor de participantes e por isso a lista de cidades vai diminuir um pouco. Fique ligado! Alguns candidatos serão transferidos a outros municípios para realizar as provas.

A relação com os locais dos exames poderá ser consultada no site da Fuvest, dentro do cronograma de divulgação de cada fase.

Como funciona o vestibular da Fuvest

O processo seletivo da Fuvest é um dos maiores e mais importantes vestibulares do Brasil. Ele registra cerca de 140 mil candidatos a cada edição, que entram na disputa por pouco mais de 9 mil vagas. Quase todas elas são na USP. A FCMSC-SP abre apenas 120 vagas por ano. É importante você conhecer um pouco melhor como funciona este vestibular, antes mesmo de fazer sua inscrição.

A Fuvest acontece em duas fases. Na primeira, os candidatos devem fazer uma prova objetiva com 90 questões de assinalar sobre conhecimentos gerais. Este exame funciona como uma pré-seleção. É preciso acertar pelo menos 27 questões, (30% da prova) para continuar na disputa. Os candidatos que obtiverem um número menor de acertos serão desclassificados do vestibular.

Em média, apenas 20% dos alunos que participam da primeira fase da Fuvest passam para a segunda fase. Quem conseguir terá que manter o foco e a concentração para se sair bem na etapa seguinte.

As provas da segunda fase são inteiramente discursivas, ou seja, exigem respostas por escrito. Elas acontecem em três dias consecutivos. No primeiro dia é realizada a prova de Língua Portuguesa e Literatura, mais a Redação. No segundo, os candidatos devem responder a questões de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. A última prova traz questões relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

O Manual do Candidato Fuvest

Quem quer participar da Fuvest 2017 deve baixar o Manual do Candidato assim que for disponibilizado no site da Fundação. Este documento é um verdadeiro guia de sobrevivência para os inscritos. Ele relaciona todas as datas importantes do vestibular, os requisitos que devem ser cumpridos em cada etapa, o conteúdo das provas, os horários dos exames, as fórmulas e procedimentos para as correções. O Manual explica também o que deve ser levado e o que é proibido no dia da prova.

O descumprimento de qualquer uma das normas estabelecidas pela Fuvest gera a desclassificação do candidato. Por isso, dedique uma parte do seu tempo à leitura deste documento e evite contratempos neste processo, que é tão importante para o seu futuro profissional.

Leituras obrigatórias da Fuvest 2017

Se você vai se inscrever na Fuvest 2017, saiba que a lista de leituras obrigatórias já foi divulgada. Além das inscrições, esta é outra providência que você deve tomar com antecedência para ter tempo de chegar bem preparado às provas. Veja os livros que devem ser lidos pelos candidatos:

  • Iracema ‐ José de Alencar
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis
  • O Cortiço ‐ Aluísio Azevedo
  • A Cidade e as Serras ‐ Eça de Queirós
  • Capitães da Areia ‐ Jorge Amado
  • Vidas Secas ‐ Graciliano Ramos
  • Claro Enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade
  • Sagarana ‐ João Guimarães Rosa
  • Mayombe ‐ Pepetela

Veja também

Primeira fase Fuvest 2017

Vai participar da Fuvest 2017? Como tem se preparado para o vestibular? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin