dcsimg

Inscrição Sisu 2016

Saiba tudo sobre as inscrições do Sisu 2016. Fique por dentro do cronograma, descubra quem pode participar e como se inscrever!

sisu-ead-certa

Se você pretende entrar em uma universidade pública em 2016, deve ficar de olho no Sistema de Seleção Unificada, o Sisu. Ele é a principal porta de entrada para diversas universidades públicas de todo o País.

O Sisu é um sistema totalmente informatizado que seleciona candidatos a vagas em universidades públicas usando como critério o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Muitas universidades já aboliram o vestibular tradicional e passaram a utilizar apenas o Sisu como forma de ingresso. Outras reservam uma porcentagem das vagas a serem preenchidas por esse sistema.

O fato é que a maioria das universidades públicas participa de alguma forma do Sisu e esta é uma grande oportunidade para os estudantes que querem entrar no tão sonhado ensino superior.

Descubra a seguir como vai funcionar a inscrição para o Sisu 2016. Fique atento ao cronograma, requisitos mínimos e saiba como se candidatar a uma vaga!

Quando posso me inscrever no Sisu 2016?

O Sisu acontece duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre.

A segunda edição do Sisu 2016 abre inscrições no dia 30 de maio. Os interessados devem se apressar, pois o período é curto: as inscrições só vão até as 23h59 do dia 2 de junho.

O resultado do Sisu sai rápido, no dia 6 de junho de 2016.

Importante! As duas edições do Sisu são completamente independentes, ou seja, quem se candidatou em janeiro e não conseguiu a vaga, ou ficou na lista de espera, precisará se inscrever novamente no segundo semestre. O sistema não recupera as informações da última edição do Sisu. Cada nova edição é um processo seletivo independente.

Quem pode participar do Sisu 2016?

O Sisu usa a nota da edição mais recente do Enem para selecionar os candidatos. Para participar do Sisu 2016 é obrigatório ter feito o Enem 2015. Todas as vagas são preenchidas de acordo com a nota que o candidato obteve no Exame, inclusive aquelas que não forem preenchidas na primeira chamada.

Não existe requisito de renda para participar do Sisu. A seleção é aberta a todos que fizeram o Enem de 2015, independentemente de sua condição financeira.

Qual nota é preciso ter no Enem para se inscrever no Sisu 2016?

De modo geral, não é exigido um mínimo de pontos nas provas para se inscrever no Sisu. Porém, é obrigatório é ter tirado nota maior do que zero na redação.

Em alguns casos, as universidades exigem uma pontuação mínima para determinados cursos. As instituições de ensino são livres para definir qual será essa pontuação e para quais graduações ela será aplicada.

No momento da inscrição é possível verificar esta informação. Se o candidato não tiver o mínimo de pontos exigido, o sistema não aceita a inscrição para aquele curso.

Como funciona a inscrição para o Sisu 2016?

As inscrições do Sisu são realizadas somente pela internet. Quando abrirem as inscrições, siga este passo a passo para se inscrever:

  1. Acesse o site do Sisu.
  2. Informe o número de inscrição e senha do Enem 2015. Se você não lembra dessas informações, poderá entrar no site do Enem e recuperar estes dados.
  3. Após inserir seu número de inscrição e senha, o sistema recupera automaticamente seus dados e sua nota do Enem. Confira tudo, principalmente suas informações de contato (e-mail, telefone). Caso alguma destas informações tenha mudado é possível fazer a alteração no site.
  4. Escolha uma opção de curso. Uma vez dentro do site do Sisu você poderá fazer uma busca pelas vagas oferecidas e verificar se existe pontuação mínima para se candidatar.
  5. Defina a modalidade de concorrência. Existem duas modalidades: “ampla concorrência” e “políticas afirmativas” (cotas). Cada vaga pode ter políticas afirmativas diferentes (ex.: afrodescendentes, egressos de escolas públicas, indígenas, etc.). Verifique se você se encaixa em alguma delas e marque a opção correta.
  6. Escolha uma segunda opção de curso e a modalidade de concorrência para este caso.
  7. Verifique as informações que você colocou e confirme sua inscrição.

É possível imprimir um comprovante de inscrição. Enquanto durar este período o estudante pode mudar de ideia e alterar suas opções de cursos. O sistema considera sempre a escolha mais recente que o candidato salvou no site.

Importante! O período destinado às inscrições é bastante curto, em geral dura de 4 a 5 dias. Portanto, fique atento às datas e não deixe para a última hora!

Quanto custa para se inscrever no Sisu 2016?

O processo de inscrição no Sisu é completamente gratuito. O aluno não paga nada para ter acesso ao site ou para efetivar sua inscrição e concorrer à vaga escolhida.

Qual nota precisa ter no Enem para passar no Sisu 2016?

A nota de corte do Sisu (nota mínima para ser aprovado no curso escolhido) depende da universidade e do curso no qual o candidato deseja a vaga. Ela pode variar bastante de uma instituição para a outra e também muda a cada ano.

Não existe uma nota de corte única para todos os cursos. Você só vai concorrer com as pessoas que selecionaram as mesmas opções que as suas (mesmo curso, na mesma faculdade e com a mesma modalidade de concorrência), ou seja, a nota de corte vai depender do desempenho dos candidatos inscritos na mesma vaga.

Só é possível determinar exatamente qual é esta nota depois do período de inscrição. No entanto, enquanto estiverem abertas as inscrições o site do Sisu faz um cálculo da nota de corte parcial de cada curso. O sistema é atualizado todos os dias e o aluno pode acompanhar a evolução da nota de corte parcial.

Uma dica importante é fazer sua inscrição logo no primeiro dia e ir acompanhando a nota de corte parcial e suas reais chances de conseguir a vaga. Se você deseja entrar num curso muito concorrido e acha que sua nota não será suficiente, uma boa dica é já pensar em outros cursos e verificar outras universidades. Assim, você estará pronto para alterar o curso escolhido caso seja necessário.

Veja também

Saiba que nota você precisa tirar no Enem para passar no Sisu

Você vai participar do Sisu 2016? Para qual curso deseja se candidatar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin