dcsimg

Descubra quando começam as inscrições da Fuvest 2018

Fique de olho nas datas da Fuvest 2018 e garanta sua inscrição em um dos maiores vestibulares do país!

Está quase tudo pronto para a edição 2018 do vestibular mais pedreira do Brasil, a Fuvest.

As provas são divididas em duas etapas. A primeira acontece no final de 2017 e quem se classificar ainda precisa encarar a segunda parte, no início de 2018.

Conseguir vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) é o sonho de muita gente – todo ano, mais de 120 mil estudantes se inscrevem no vestibular da Fuvest em busca de um lugar ao sol. Para se dar bem, não tem segredo: muito estudo, atenção aos detalhes e cabeça fria.

A gente sabe que você está estudando, que a cabeça está no lugar, mas e a atenção, como está? É bom ficar alerta porque daqui a pouco começam as inscrições para a Fuvest e quem não estiver bem ligado nas datas vai ficar de fora do maior vestibular do Brasil!

Por isso, não marque bobeira. Descubra agora mesmo quando começam as inscrições da Fuvest 2018!

Quando começam as inscrições da Fuvest 2018

As inscrições para a Fuvest 2018 começam no dia 21 de agosto de 2017 e se estendem até as 23h59 do dia 11 de setembro de 2017.

São mais de 20 dias para você garantir a participação no concurso e, quem sabe, começar o ano matriculado em uma das universidades mais bem conceituadas do mundo! Já pensou?

Aqui é preciso ficar super ligado. Se chegar 1 minuto que seja depois do encerramento das inscrições, vai ficar de fora – não adianta nem espernear, ligar para o tio advogado, falar com fulano ou beltrano: a Fuvest não perdoa os atrasados.

As inscrições são feitas exclusivamente pelo site da Fuvest.

Tudo que o interessado tem a fazer é informar dados pessoais e, depois de finalizar o cadastro, baixar o boleto para pagamento da taxa de inscrição – exceto, claro, para quem conseguir isenção.

Tem algum meio alternativo de fazer a inscrição da Fuvest?

Não. A organização do exame é bem clara: só dá para fazer a inscrição pelo site da Fuvest.

Inscrição para candidatos com deficiência

A inscrição de candidato com deficiência (baixa visão, cegueira, surdez, paralisia de membros ou dislexia) deve ser feita normalmente pelo site da Fuvest, mas costuma exigir alguns procedimentos a mais:

  • O candidato precisa informar o tipo de deficiência que tem, caso precise de atendimento especial, sala acessível, etc.
  • Depois disso, terá que preencher e imprimir uma ficha de informações.
  • Ele deve enviar essa ficha à Fuvest, por correio, em carta registrada, com todas as informações preenchidas e assinadas e a documentação médica comprobatória.

O documento será analisado por uma equipe de especialistas e o resultado é enviado por e-mail.

O prazo de inscrição é o mesmo para todos os candidatos – com e sem deficiência.

Como saber que a inscrição para a Fuvest 2018 foi aceita?

A inscrição para a Fuvest 2018 só será efetivada depois que o candidato concluir o pagamento da taxa.

Em 2018, o valor é de R$ 170.

O boleto deve ser pago nas agências bancárias conveniadas. O pagamento leva cerca de 24 horas para ser processado. A informação se a inscrição foi feita com sucesso pode ser consultada no próprio perfil do candidato, no site da Fuvest (com acesso por meio de CPF e senha).

Os candidatos terão até o dia 12 de setembro – um dia depois do encerramento das inscrições – para fazer o pagamento. Quem perder o prazo estará fora.

O esquema só muda para quem pedir isenção da taxa – veja detalhes a seguir.

Outras datas (super) importantes da Fuvest 2018

É importante conhecer todas as principais datas da Fuvest 2018 para não perder nenhum detalhe do concurso.

Aqui selecionamos as principais:

17 de novembro de 2017

Essa é a data estimada para a divulgação dos locais de prova da Fuvest 2018. Normalmente a organização do vestibular só libera essa informação, tão importante na vida dos vestibulandos, cerca de uma semana antes das provas.

Para conhecer o endereço onde será aplicada a sua prova, basta acessar o site da Fuvest a partir dessa data.

26 de novembro de 2017

A prova da primeira fase da Fuvest 2018 será aplicada no dia 26 de novembro de 2017, um domingo. Essa etapa funciona como uma “peneira” para a segunda fase.

A prova da primeira fase traz 90 questões de múltipla escolha com as disciplinas do ensino médio: Português, Geografia, Biologia, Física, História, Inglês, Química e Matemática.

Somente cerca de 30% dos candidatos inscritos passam para a segunda fase.

18 de dezembro de 2017

Esse é um dos períodos mais esperados pelos participantes da Fuvest, afinal é quando os nomes dos selecionados para a segunda fase são divulgados.

A relação pode ser conferida no próprio site da Fuvest.

Nesse mesmo dia a Fuvest revela os endereços dos locais de prova da segunda fase – que normalmente são diferentes da primeira.

Inclusive, quem mora em algumas cidades do interior tem que ficar de antena ligadíssima: alguns candidatos podem ter que fazer as provas em outras cidades.

7 a 9 de janeiro de 2018

Aqui é a última etapa da Fuvest 2018. Quem passar garante a tão sonhada vaga na USP ou na FCMSC-SP.

As provas acontecem nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018.

O primeiro dia, um domingo, tem 10 questões discursivas de português e literatura e uma redação.

O segundo dia, segunda-feira, 16 questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química.

O terceiro e último, terça-feira, terá uma prova com 12 questões que variam de acordo com o curso escolhido.

2 de fevereiro de 2018

Pronto! Aqui é a reta final – ou quase. No dia 2 de fevereiro a Fuvest 2018 deve divulgar a lista de ouro, aquela que traz os nomes dos que vão ocupar uma vaga na USP ou na FCMSC-SP.

Quem não tiver a felicidade de ver seu nome na lista pode cruzar os dedos e pedir para contar com a sorte. É que a Fuvest pode fazer até seis novas chamadas, convocando candidatos que ficaram de fora. Dependendo do curso, esse processo pode se estender até março de 2018.

Outras faculdades legais onde estudar

Fuvest foi difícil? Não deu para entrar? Pois não precisa achar que seu futuro está perdido.

Existem várias outras faculdades – algumas bem legais – que vão ajudar a garantir uma bela entrada no mercado de trabalho.

São instituições bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que, além de uma ótima infraestrutura, possuem uma boa diversidade de formatos – para você estudar do jeito que achar melhor!

Conheça algumas:

Veja também:

Tudo sobre o Resultado da Fuvest 2018

Vai fazer a Fuvest 2018? Qual é sua primeira opção de curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin