dcsimg

Melhores faculdades de Gastronomia

Está pensando em estudar Gastronomia? Descubra quais são as melhores faculdades segundo o MEC!

gastronomia

O setor de Gastronomia não para de crescer no Brasil. A impressão é de que essa área é imune a crises, pois vem aumentando o número de empregos gerados a cada ano.

A procura por faculdades de Gastronomia segue o mesmo ritmo. Estimulados por uma carreira que combina criatividade, perfeccionismo de execução, possibilidades de ganhos interessantes (para quem se dedicar e se destacar em um mercado competitivo) e de empreender seu próprio negócio no ramo, mais e mais estudantes estão procurando os cursos tecnológicos e de bacharelado na área.

E a alta procura se reflete em mais opções para quem pretende seguir esta formação. O Brasil conta com pouco mais de 130 faculdades credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Gastronomia. Boa parte delas foi criada há pouco tempo e, embora já tenha autorização para funcionar, ainda não passou pelos ciclos de avaliação do Ministério da Educação.

Veja a seguir as melhores faculdades de Gastronomia em atividade, com pelo menos uma nota máxima (5) nos conceitos avaliados pelo MEC: Conceito do Curso (CC), Conceito Preliminar do Curso (CPC) e Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

Melhores faculdades de Gastronomia segundo o MEC

Faculdades de Gastronomia com nota máxima (5) em pelo menos um dos quesitos avaliados pelo MEC:

 

Como funciona a avaliação do MEC

O MEC usa três conceitos distintos para avaliar todas as instituições de ensino superior brasileiras:

  • Conceito Preliminar do Curso (CPC): Avalia itens como: qualidade dos professores, recursos didático-pedagógicos, infraestrutura e desempenho dos estudantes.
  • Conceito do Curso (CC): Observa os mesmos itens que o CPC, porém a avaliação é feita presencialmente.
  • Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade): É uma prova que avalia o rendimento dos alunos em relação ao conteúdo programático do curso em que estão matriculados.

Os três conceitos avaliados pelo MEC seguem uma escala de notas que vai de 1 a 5. As notas 1 e 2 são consideradas insatisfatórias e a faculdade tem um prazo para se readequar às exigências do Ministério. A nota 3 é considerada satisfatória, ou seja, significa que aquela instituição atende plenamente aos requisitos de qualidade definidos pelo MEC.

Como descobrir a nota do MEC para uma faculdade de Gastronomia?

A consulta às notas do MEC para instituições de ensino superior é gratuita e pode ser feita pela internet. Confira o passo a passo:

  1. Acesse o e-MEC.
  2. Selecione a opção “Consulta Avançada”
  3. Em “Buscar por”, selecione a opção “Curso de Graduação”
  4. No campo “Curso”, digite: Gastronomia
  5. Selecione a “UF” desejada (opcional)
  6. Selecione o município (opcional)
  7. Clique no botão “Pesquisar”. Confira a lista de cursos de Gastronomia com suas respectivas notas e situação perante o MEC.

Se no lugar da nota aparecer um traço (-), provavelmente a instituição ainda não recebeu a avaliação do MEC.

Veja também:
Quanto ganha um chef de cozinha?

Pretende seguir a carreira de Gastronomia? Já escolheu sua faculdade? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin