dcsimg

Saiba tudo sobre a primeira fase da Fuvest em 2016

Confira todas as informações sobre a primeira fase da Fuvest 2017, que acontece em 2016!

Primeira fase FuvestPara entrar na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP) em 2017, você precisa participar do processo seletivo da Fuvest que tem início em 2016.

Este concurso dura pouco mais de seis meses, desde a abertura do período de inscrições até a divulgação do resultado final.

O vestibular da Fuvest é o maior e mais concorrido do Brasil! Ele acontece anualmente e conta com cerca de 140 mil candidatos inscritos em cada edição.

A primeira fase acontece em 2016, com uma prova sobre conhecimentos gerais. Esta etapa é decisiva! O candidato precisa acertar um número mínimo de questões para continuar na disputa.

Confira a seguir tudo o que é preciso saber para se sair bem na primeira fase da Fuvest 2017!

A primeira fase da Fuvest em 2016

Entrar na USP ou na FCMSC-SP é dar um importante passo para uma carreira de sucesso. Por isso milhares de estudantes vão se esforçar ao máximo para entrar com o pé direito na primeira fase da Fuvest 2017. Confira as principais informações sobre esta etapa do vestibular mais disputado do País:

  • Data: A prova da primeira fase da Fuvest 2017 acontece no dia 27 de novembro de 2016.
  • Horário: A prova tem início às 13 e termina às 18 horas. Os candidatos devem chegar ao local com 30 minutos de antecedência.
  • Local: A comissão organizadora divulga no site da Fuvest os locais de prova dos candidatos. Basta entrar com seu número de inscrição ou CPF para descobrir. Não deixe para a última hora! Estude bem o trajeto para não se atrasar no dia da prova.

Como será a prova da primeira fase da Fuvest em 2016?

A primeira fase da Fuvest costuma ser bastante puxada! Será preciso foco e tranquilidade para chegar lá. Conheça os detalhes desta prova para entrar com mais segurança na disputa por uma vaga:

  • A prova: Na primeira fase a prova tem 90 questões objetivas, ou seja, de assinalar. Cada pergunta apresenta cinco opções de resposta (letras a, b, c, d ou e) e apenas uma é correta. Você deve identificá-la e marcar na folha de respostas.
  • O conteúdo: A prova aborda conhecimentos gerais. Tem um pouco de tudo o que você estudou no ensino médio. As perguntas estão relacionadas às matérias de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Língua Portuguesa, Matemática e Química. Algumas questões são interdisciplinares.
  • Nota mínima para passar: O candidato precisa acertar pelo menos 30% da prova, ou 27 questões, para continuar na disputa e se classificar para a segunda fase. Quem tiver menos acertos é desclassificado.

Como estudar para a primeira fase da Fuvest em 2016?

A prova da primeira fase funciona como um filtro. Apenas 20% dos participantes passam para a segunda fase, em média. Confira algumas dicas que vão ajudar você a se sair bem:

Faça uma retrospectiva do ensino médio: Divida seu cronograma de estudos entre as disciplinas que vão cair na prova. Busque os temas de maior destaque ao longo do ensino médio e revise os conteúdos. Parece muita coisa, mas você já estudou todos eles nos últimos anos. Precisa apenas relembrar.

Fique ligado em atualidades: Muitas questões avaliam também seu nível de conhecimento sobre o que acontece no Brasil e no mundo. Leia jornais, revistas e assista a programas de notícias. As universidades estão buscando estudantes que estejam conectados com a vida em sociedade.

Pratique com provas anteriores: Uma das melhores formas de se preparar para a primeira fase é resolver as provas de edições anteriores. Muitas delas estão disponíveis na internet. É importante observar como as questões são redigidas e como são apresentadas as opções de resposta. Atenção também para o tempo da prova! Os candidatos têm, em média, pouco mais de três minutos para responder cada questão da primeira fase.

Dedique um tempo às leituras obrigatórias: A Fuvest divulga com bastante antecedência a lista de leituras obrigatórias do vestibular para que os candidatos tenham tempo de ler todas elas antes da prova. Há questões que são extraídas destas obras. Então não perca tempo! Confira a lista da Fuvest 2017:

  • Iracema ‐ José de Alencar
  • Memórias Póstumas de Brás Cubas ‐ Machado de Assis
  • O Cortiço ‐ Aluísio Azevedo
  • A Cidade e as Serras ‐ Eça de Queirós
  • Capitães da Areia ‐ Jorge Amado
  • Vidas Secas ‐ Graciliano Ramos
  • Claro Enigma ‐ Carlos Drummond de Andrade
  • Sagarana ‐ João Guimarães Rosa
  • Mayombe ‐ Pepetela

Quando sai o resultado da primeira fase da Fuvest em 2016?

A lista oficial da Fuvest com o nome dos candidatos classificados para a segunda fase leva cerca de um mês para ser divulgada. Deve acontecer no final de dezembro de 2016. Mas não é necessário esperar até lá para ter uma ideia do seu desempenho na primeira fase.

O gabarito oficial da prova deve sair ainda no dia 27 de novembro, algumas horas após o término do exame. Você pode consultá-lo aqui.

Lembre-se que a conferência do gabarito não é suficiente para saber o resultado! A nota final de cada candidato depende do cálculo da Fuvest, de acordo com as normas definidas para o vestibular.

Manual do Candidato Fuvest

O Manual do Candidato Fuvest é disponibilizado no site da instituição a cada edição do vestibular. Este documento traz todas as informações necessárias para os participantes, desde horários e conteúdo das provas até as fórmulas para cálculo dos resultados. Assim que estiver disponível, consulte o Manual do Candidato Fuvest 2017!

Veja também:

Provas Fuvest 2017

Vai participar da Fuvest 2017? Busca uma vaga em qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin