dcsimg

PROUNI 2011: Já Começaram as Inscrições para a Segunda Rodada

Os estudantes que ainda não fizeram sua inscrição no PROUNI 2011 terão agora uma nova chance de participar do programa de bolsas do Governo Federal!

Segunda Rodada do PROUNI 2011: Uma Nova Chance para Todos

Especial PROUNI do Guia da Carreira

O programa Universidade para Todos do Governo Federal ( PROUNI ), programa que possibilita que estudantes ganhem uma bolsa de 50% ou 100% nos seus cursos de graduação abriu uma nova rodada esta semana ( 21/02/2011 ).

As inscrições para a segunda rodada do PROUNI 2011 poderão ser feitas por todos os estudantes que não se cadastrarm na primeira rodada do programa e que fizeram o ENEM 2010 ( é importante lembrar que quem não fez o ENEM não pode participar, pois é a nota dele que define os aprovados ) e também por aqueles que participaram da primeira rodada e não foram chamados.

Para participar do PROUNI a nota de corte do ENEM 2010 é de 400 pontos na médias das 4 provas e na redação.

Quem tirou menos de 400 pontos de média no ENEM e se inscrever será automaticamente eliminado.

O cadastro para concorrer a uma bolsa na segunda rodada do PROUNI 2011 será totalmente eletrônico, com as incrições sendo feitas somente pela Internet.

O site do PROUNI pode ser acessado neste link: Site do PROUNI.

As incrições para esta rodada do PROUNI 2011 vão até a próxima Quinta-feira ( dia 24/02/2011 ), elas vão até a meia noite ( 00:00h ) deste dia. Mas não deixe para a última hora, como muita gente vai fazer as incrições o site do PROUNI pode muito bem travar ou então sair do ar, fique esperto !!

PROUNI 2011 e FIES

Além do ENEM, PROUNI e SISU, o FIES também é um programa muito importante do Governo para quem quer fazer uma faculdade.

O FIES pode ser feito por qualquer pessoa, desde que seja Brasileiro e que tenha concluído o Ensino Médio ( não há pre-requistos básicos, como no próprio PROUNI, por exemplo ).

Ele funciona como se fosse um tipo de empréstimo que o Governo faz aos estudantes ( ele paga a sua faculdade, mas você paga ele no futuro ), só que com juros bem baixos.

O FIES é muito interessante principalmente para quem conseguir a bolsa de 50% do PROUNI ( quem conseguir a bolsa de 100% não precisa se preocupar com mais nada ).

Ele é interessante pois que conseguiu 50% da mensalidade pelo PROUNI ainda pode conseguir os outros 50% pelo FIES, inteirando os 100% !!

O FIES só começa a ser pago, quando o estudante termina a faculdade e começa a trabalhar, no entanto, durante o período da faculdade são cobrados juros.

Pré Requisitos para se Conseguir uma Bolsa do PROUNI

Embora todos que tenham feito o ENEM 2010, tenham a nota mínima e sejam Brasileiros possam se cadastrar no PROUNI, apenas alguns ganharão a bolsa, pois é preciso atender a alguns requisitos.

A pessoa, no caso, não precisa atender a todos os requisitos, mas deve ser encaixar no perfil apresentado, o únicos requisitos obrigatórios a todos são os 2 primeiros.

Esses requisitos são os seguintes:

  • Ser Brasileiro, ou então, estrangeiro naturalizado ( que o torna Brasileiro ) ( obrigatório )
  • Ter tirado uma nota média de pelo menos 400 pontos no ENEM 2010 ( obrigatório )
  • Ter cursado o Ensino Médio totalmente em uma escola Pública ou então em uma escola Privada com bolsa de 100%
  • Ter feito o Ensino Médio parte em uma escola Pública e a outra parte em uma escola Particular, mas com bolsa de 100%
  • Ser deficiente ou então ter alguma necessidade especial.
  • Ser professor da Rede Pública de Ensino Brasileira, na ativa ( não vale para aposentados ).
  • Bolsas de 50% de Desconto no PROUNI: São dadas para famílias cuja renda não ultrapassa 3 Salários Mínimos por pessoa.
  • Bolsas de 100% de Desconto no PROUNI: São dadas para famílias cuja renda não ultrapassa 1,5 Salário Mínimo por pessoa.

Segundo o MEC ( Ministério da Educação ) a primeira chamada dos selecionados para esta rodada vai acontecer no dia 27 de Fevereiro, as pré-matriculas nas Universidades devendo ser realizadas até o dia 4 de Março ( 04/03/2011 ).

Caso ainda sobrem um número significativo de vagas, uma novo rodada do PROUNI será aberta no dia 13 de Março. O Guia da Carreira está de olho !!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin