dcsimg

Saiba tudo sobre as provas Fuvest em 2016

A Fuvest 2017 começa em 2016. Confira agora mesmo tudo o que você precisa saber sobre as provas das duas fases desse vestibular!

Prova FuvestO vestibular da Fuvest é o mais concorrido do Brasil! Ele acontece uma vez por ano e registra, em média, 140 mil candidatos a cada edição. Todos eles estão em busca de uma grande conquista: garantir uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Se você quer começar a estudar em alguma dessas instituições em 2017, precisa se planejar com bastante antecedência para enfrentar este grande desafio. As inscrições e a primeira fase do vestibular acontecem no ano anterior. O seu desempenho nas provas da primeira e da segunda fase vai depender principalmente do quanto você estudou ao longo de 2016.

Saiba como são as provas e o que cai em cada uma delas para chegar bem preparado à próxima edição da Fuvest!

As provas da Fuvest

O vestibular da Fuvest sempre acontece em duas fases. Na primeira os candidatos realizam uma única prova.

A segunda tem três exames, em três dias consecutivos. A edição do vestibular de 2017, que seleciona alunos para ingresso em março daquele ano, tem início em 2016. Muita gente se confunde com as datas, por isso é bom ficar atento! Veja quando serão realizadas as provas da primeira e segunda fase da Fuvest 2017:

  • Prova da primeira fase: 27 de novembro de 2016 (domingo)
  • Provas da segunda fase: 8, 9 e 10 de janeiro de 2017 (domingo, segunda e terça-feira)

Existem diferenças bem importantes entre estes exames, tanto em conteúdo como no tipo de respostas que exigem. Confira o resumo que preparamos para você com as principais características de cada um:

Prova da primeira fase da Fuvest

É um teste sobre conhecimentos gerais. Conta com 90 questões, todas de assinalar. Cada pergunta é seguida de cinco opções de resposta – letras a, b, c, d ou e. Você deve identificar a opção correta e marcar a letra correspondente no gabarito com caneta esferográfica.

O tempo total de realização desta prova é de cinco horas. Começa às 13 e termina às 18 horas. Você deve ler as questões, respondê-las e marcar a letra no gabarito dentro deste limite de tempo. É bastante corrido! Programe-se para dedicar, em média, três minutos para cada pergunta.

O que vai cair nesta prova são as matérias que você estudou no ensino médio. As questões são relacionadas às seguintes disciplinas:

  • Biologia
  • Física
  • Geografia
  • História
  • Inglês
  • Língua Portuguesa
  • Matemática
  • Química

Provas da segunda fase da Fuvest

Os candidatos que se classificam para a segunda fase da Fuvest têm um desafio ainda maior pela frente: as provas discursivas. Os três exames desta etapa do vestibular exigem respostas por escrito. Além de se preocupar com o conteúdo de cada resposta, é importante que os candidatos escrevam corretamente e de forma legível.

O tempo total de cada prova é de quatro horas. Elas têm início às 13 e terminam às 17 horas. É preciso ter bastante foco e concentração para se sair bem.

Confira o que cai em cada uma das provas da segunda fase:

  • Prova do primeiro dia – 8 de janeiro: É de Língua Portuguesa e conta com duas partes distintas. Numa delas há 10 questões sobre compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A outra parte pede que o candidato elabore uma redação.
  • Prova do segundo dia – 9 de janeiro: Conta com 16 questões sobre as seguintes disciplinas: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Algumas perguntas são interdisciplinares.
  • Prova do terceiro dia – 10 de janeiro: É composta por 12 questões sobre duas ou três disciplinas relacionadas à carreira escolhida pelo candidato.

Provas de Habilidades Específicas da Fuvest

A Fuvest exige que os candidatos dos cursos de Artes Visuais, Música, Arquitetura, Artes Cênicas, Design e Audiovisual realizem uma prova de Habilidades Específicas, além dos exames da primeira e da segunda fase do vestibular.

Para os candidatos inscritos em Artes Visuais e Música, esta prova costuma ser aplicada antes mesmo da primeira fase. Nos demais cursos, as Habilidades Específicas são testadas mais tarde, geralmente após a segunda fase.

Fique atento às datas divulgadas no calendário da Fuvest!

Como se preparar para as provas da Fuvest

Dedicar tempo aos estudos é fundamental para se sair bem no vestibular. Especialistas recomendam que os candidatos comecem a se preparar um ano antes das provas. A dica é estudar algumas horas por dia, passando com calma por todo o conteúdo do ensino médio. Reserve um pouco mais de tempo aos assuntos mais difíceis. Com disciplina e determinação você vai chegar lá.

Além de estudar bastante, é importante que você:

Leia as obras de literatura obrigatórias – a Fuvest divulgou no site a lista com as nove obras que os candidatos precisam ler para responder às questões das provas, especialmente aquelas ligadas à literatura. Não perca tempo! Dedique tempo à leitura e garanta pontos importantes no vestibular.

Resolva provas de edições anteriores – quando mais você exercitar seus conhecimentos com questões de edições anteriores da Fuvest, mais seguro e preparado estará na hora da prova. Procure os testes na internet e vá resolvendo as questões aos poucos. Cronometre o tempo de resolução! Assim você exercita também sua capacidade de responder com os minutos contados.

Leia o Manual do Candidato Fuvest 2017 – se você vai participar de um processo seletivo tão importante como o da Fuvest, é fundamental que faça o download do Manual do Candidato e leia o documento com bastante atenção. Ele será publicado no site do concurso. Há uma série de requisitos que devem ser cumpridos pelos candidatos, especialmente na hora da prova, e que podem resultar em desclassificação se forem desobedecidos. O que é proibido levar ao local do exame, por exemplo, é um item que deve ser conferido de perto.

Resultados da Fuvest 2017

O gabarito oficial da prova da primeira fase costuma ser divulgado pela Fuvest no mesmo dia do exame, apenas algumas horas mais tarde. Publicaremos o resultado por aqui. Assim você terá uma ideia de como se saiu. Mas o resultado final, com a lista dos candidatos classificados para a segunda fase, será publicado cerca de um mês após a prova, no final de dezembro de 2016. Já a primeira chamada, com a lista dos aprovados na segunda fase, deve ser divulgada pela Fuvest no início de fevereiro de 2017.

As datas de todas as etapas do processo seletivo serão divulgadas pela Fuvest à medida que se aproxima a primeira fase do vestibular. Fique ligado por aqui que a gente vai manter você atualizado!

Veja também:

O que cai na Fuvest

Está se preparando para a Fuvest? Tem alguma dica para compartilhar? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin