dcsimg

Descubra quando será a Fuvest esse ano

A primeira fase da Fuvest acontece no final do segundo semestre. Confira todas as informações do vestibular desse ano!

prova

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que realiza um dos concursos mais disputados do País, seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

A edição que classifica os candidatos para ingresso em 2016 tem início em 29 de novembro de 2015, com a aplicação da prova da 1ª fase sobre Conhecimentos Gerais. A 2ª fase do vestibular acontece em janeiro de 2016 e a primeira chamada será divulgada cerca de 20 dias depois.

Mais de 142,7 mil candidatos estão inscritos e a concorrência pelas vagas está ainda maior esse ano.

Entenda melhor como funciona cada fase da Fuvest e por que vale tanto a pena batalhar por um lugar nestas instituições!

Sobre a Fuvest desse ano

O vestibular da Fuvest acontece em duas fases bem distintas. A primeira conta com uma única prova, que será aplicada em 29 de novembro de 2015. Este teste funciona como uma pré-seleção e traz 90 questões objetivas sobre Conhecimentos Gerais. Quem acertar menos de 30% delas é eliminado automaticamente do concurso.

Os candidatos que se saírem bem na primeira prova concorrem a uma vaga na lista de classificados para a 2ª fase, que acontece no início de 2016. Esta nova etapa exige ainda mais sangue frio. Serão três provas em sequência nos dias 10, 11 e 12 de janeiro. Todas contam apenas com questões discursivas, que pedem respostas por escrito. Entre elas há também a redação.

A primeira chamada do concurso está marcada para o dia 2 de fevereiro. Logo depois de divulgar o listão dos aprovados, a Fuvest vai disponibilizar no site o boletim de desempenho individual dos candidatos.

Datas da Fuvest desse ano

Acompanhe o cronograma com os principais eventos em cada etapa da Fuvest desse ano:

1ª fase

  • 23/11/2015 – divulgação dos locais de prova da 1ª fase.
  • 29/11/2015 – prova da 1ª fase.
  • 18/12/2015 – divulgação da lista dos candidatos classificados para a 2ª fase e dos locais de provas.

2ª fase

  • 10, 11 e 12/01/2016 – realização das provas da 2ª fase.

Resultados

  • 02/02/2016 – primeira chamada
  • 04/02/2016 – segunda chamada
  • 16/02/2016 – terceira chamada
  • 20/02/2016 – quarta chamada
  • 26/02/2016 – quinta chamada

Relação candidato-vaga na Fuvest desse ano

A concorrência pelas mais de 9,6 mil vagas do concurso da Fuvest 2016 está bastante acirrada. O curso mais disputado é o de Medicina, do campus de Ribeirão Preto da USP, com 71,93 candidatos por vaga. Em segundo lugar aparece o curso de Psicologia, do campus de São Paulo, com 59,80 candidatos por vaga. Medicina, também no campus da capital, ocupa o terceiro lugar da lista com 58,75 candidatos por vaga. Você pode conhecer a lista completa da concorrência em cada um dos 249 cursos da USP no site da Fuvest.

A Fuvest 2016 registrou cerca de mil inscritos a mais do que no ano anterior. Além disso, outro fato que fez a concorrência aumentar foi a reserva de uma parte das vagas da USP para candidatos inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu). É a primeira vez que a instituição adota o Sisu como uma das formas de ingresso.

Onde serão realizadas as provas da Fuvest desse ano?

A prova da 1ª fase da Fuvest 2016 será aplicada em 32 municípios do Estado de São Paulo.

Na 2ª fase, a lista de cidades diminui um pouco e o local de prova de alguns candidatos será transferido a outros municípios. Fique atento a este detalhe!

A lista completa com os locais exatos de realização dos exames pode ser consultada no site da Fuvest, dentro do cronograma de divulgação de cada fase.

Por que a Fuvest é tão importante?

Quem tem um diploma da USP ou da FCMSC-SP conta com um trunfo importante na hora de procurar emprego ou empreender um negócio.

A USP está entre as melhores universidades do Brasil e também da América Latina, segundo pesquisas especializadas. Em 2015, ocupou o 1º lugar no Ranking Universitário da Folha (RUF) , mantendo o resultado de anos anteriores.

Com mais de 80 anos de tradição, tornou-se uma das referências nacionais mais importantes em ensino e pesquisa. É uma instituição pública, ou seja, todos os seus cursos são gratuitos.

Conta com oito campi no Estado de São Paulo, onde estão localizadas as maiores empresas do País. Isso significa que seus alunos estão próximos de boas oportunidades de estágio e emprego.

O curso de graduação em Medicina da FCMSC-SP conquistou o 1º lugar entre as instituições de ensino superior particulares do Brasil no RUF 2015. A Faculdade contribui com o desenvolvimento da Saúde no País por meio de diversas pesquisas científicas de referência. São cerca de 40 grupos de pesquisa da instituição registrados no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Entre os seus 351 docentes, 97% deles são titulados com Mestrado ou Doutorado, os demais são Especialistas em suas áreas de atuação.

Por todos esses diferenciais, vale muito a pena enfrentar essa grande batalha que é a Fuvest. Com bastante dedicação e foco no resultado, você vai chegar lá.

Veja também

Saiba tudo sobre a Fuvest 2016

Vai fazer a Fuvest esse ano? Para qual curso? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin