dcsimg

Tudo sobre o Resultado da Fuvest 2018

Saiba quando a Fuvest vai divulgar a famosa lista com os nomes dos aprovados no vestibular!

Quem já está se mordendo de ansiedade com a aproximação das provas da Fuvest deve estar sonhando, por tabela, com a divulgação dos tão sonhados resultados.

E como a Fuvest tem duas fases, a expectativa aqui é em dose dupla.

Se você vai fazer as provas da edição 2018, vai ter que se preparar bem para encontrar seu nome entre os escolhidos para ocupar uma vaga na Universidade de São Paulo (USP) ou na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

E se veio parar aqui porque quer saber do resultado da Fuvest 2018, acompanhe o texto a seguir. Nele revelamos as datas de divulgação dos resultados, das provas e tudo o que você precisa saber para garantir sua vaga numa das universidades mais importantes do mundo!

Quando sai o resultado da Fuvest 2018

A Fuvest é dividida em duas fases. A primeira, composta por uma única prova objetiva, funciona como uma peneira para a segunda, que é bem mais complexa.

Os resultados, claro, também são divulgados em duas etapas.

A lista com os aprovados na primeira fase da Fuvest 2018 sai em dezembro de 2017.

Já a lista com os aprovados na segunda fase é divulgada em fevereiro de 2018.

Só que essas duas listas são bem diferentes entre si e em uma delas você tem até seis chances de conseguir vaga.

Sim, isso mesmo, não estamos mentindo: até seis chances de descolar seu lugar na Fuvest.

Quer saber como? Fique ligado a seguir que vamos explicar tudo!

Resultado da primeira fase da Fuvest 2018

A prova da primeira fase da Fuvest 2018 acontece ainda em 2017, no mês de novembro.

O exame conta com 90 questões objetivas e o conteúdo é o mesmo para todos os candidatos, independentemente do curso escolhido.

A lista com os aprovados sai aproximadamente três semanas depois da realização das provas – no dia 18 de dezembro.

O resultado da primeira fase é definitivo. Quem entrar, entrou. Quem ficar de fora, ficou. Nessa etapa, cerca de 70% dos candidatos são eliminados. Quem tiver menos 27 acertos já estará automaticamente fora da disputa.

Se o seu nome aparecer entre os aprovados, comemore e redobre o ritmo de estudos, pois a disputa fica ainda mais acirrada na segunda fase.

Resultados da segunda fase da Fuvest 2018

A segunda fase da Fuvest acontece em janeiro de 2018. São três dias seguidos de muita tensão. As provas são dissertativas e você vai ter que provar por A + B que conhece bem o conteúdo em questão.

No primeiro dia da segunda fase, o candidato terá que encarar uma prova com 10 questões sobre Língua Portuguesa e Literatura e, na sequência, fazer uma Redação.

No segundo, são 16 questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química.

No terceiro e último (ufa!), são 12 questões sobre duas ou três disciplinas específicas do curso escolhido.

Algumas carreiras vão exigir ainda uma prova de habilidades específicas.

Os resultados saem no comecinho de fevereiro de 2018.

Só que aqui tem um detalhe interessante.

Se o seu nome não aparecer na primeira chamada, não tem por que desanimar. A Fuvest pode fazer até seis chamadas nesse período.

Isso acontece porque muitos alunos aprovados não conseguem apresentar a documentação solicitada para a matrícula, desistem, passam em outra faculdade e mudam de ideia, ou simplesmente perdem o prazo. Aí novas vagas vão abrindo e outros candidatos vão sendo chamados.

As chamadas seguintes podem acontecer até um mês depois da primeira convocação. Para isso você precisa ficar bem ligado no site da Fuvest.

Não perca nenhuma data da Fuvest 2018

Garantir seu lugar no pódio da Fuvest não é nada fácil. Além de ter que estudar muito, você precisa ficar bem atento às principais datas do concurso – se perder algum prazo, nem que seja por questão de minutos, vai ficar de fora do exame.

Portanto, muita atenção ao calendário da Fuvest 2018:

Até o dia 7 de agosto de 2017 – pedido de isenção da taxa de inscrição

Se você se encaixa nos critérios para solicitar isenção da taxa de inscrição da Fuvest 2018 (que normalmente é bem alta), é melhor correr. Os pedidos só podem ser feitos até o dia 7 de agosto.

Os critérios para solicitar isenção podem ser consultados no site da Fuvest. Os resultados das análises serão divulgados até o dia 18 de agosto.

21 de agosto a 11 de setembro de 2017: período de inscrições

As inscrições para a Fuvest 2018 abrem no dia 21 de agosto e ficam no ar até 11 de setembro. São 20 dias para garantir sua participação, portanto não tem desculpa. Todo o processo será feito no próprio site do concurso até as 23h59 da data-limite.

Nesse momento você só precisa informar seus dados, as opções de curso e pagar a taxa de inscrição (exceto, claro, quem estiver isento).

A taxa deve ser paga em uma agência bancária conveniada até, no máximo, dia 12 de setembro. Caso contrário, o candidato vai ficar de fora.

17 de novembro de 2017: locais de prova

O local onde cada candidato vai fazer a prova só é divulgado cerca de dez dias antes dos exames. Na edição da Fuvest 2018, pode ser verificado a partir do dia 17 de novembro de 2017.

Para consultar o seu, basta acessar o site da Fuvest e informar seu número de CPF e senha.

26 de novembro de 2017: prova da primeira fase da Fuvest 2018

Sim, esta é a grande data da Fuvest 2018. No último domingo de novembro, dia 26, os alunos conhecerão as 90 questões objetivas mais esperadas do ano. As provas englobam conteúdos de Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química.

A duração total da prova é de cinco horas. Os portões abrem para os candidatos pontualmente às 12h30 e fecham às 13 h. Quem ficar de fora ou perder a hora será automaticamente desclassificado.

18 de dezembro de 2017: resulta da primeira fase da Fuvest 2018

Quem fizer a prova de novembro ficará sabendo se passou ou não na peneira no dia 18 de dezembro de 2017, quando sai a lista de quem segue para a segunda fase e o local de prova.

7 a 9 de janeiro de 2018: segunda fase da Fuvest 2018

As provas da segunda fase acontecem em três dias seguidos. Este ano serão nos dias 7, 8 e 9 de janeiro de 2018 – domingo, segunda e terça. Só fará a segunda fase quem passou na primeira etapa.

02 de fevereiro de 2018: resultado geral da Fuvest 2018

O listão com os aprovados em primeira chamada na Fuvest 2018 sai no dia 2 de fevereiro de 2018.

Veja como se dar bem na Fuvest 2018

Para se dar bem na Fuvest, preparação é fundamental. E quando falamos em preparação, estamos nos referindo a tudo o que diz respeito ao concurso, nos mínimos detalhes.

Veja algumas dicas de como se preparar melhor para este que é um dos vestibulares mais difíceis e concorridos do país:

  • Leia com atenção todas as obras pedidas na Fuvest 2018. Não vale dar aquele truque e ficar apenas no resumo técnico. Anote aí:
    • A cidade e as serras – Eça de Queirós
    • Claro enigma – Carlos Drummond de Andrade
    • Iracema – José de Alencar
    • Mayombe – Pepetela
    • Memórias póstumas de Brás Cubas – Machado de Assis
    • Minha vida de menina – Helena Morley
    • O cortiço – Aluísio Azevedo
    • Sagarana – João Guimarães Rosa
    • Vidas secas – Graciliano Ramos
  • Estudar com as provas das edições anteriores da Fuvest ajuda a perceber o grau de dificuldade do exame e a ficar por dentro do formato das questões.
  • Investir na leitura e interpretação de texto – isso é vital para todas as provas, principalmente as da segunda fase.
  • Saber ler e interpretar gráficos e tabelas também é essencial. Sempre caem questões que envolvem essa habilidade na Fuvest.

Outras faculdades legais além da Fuvest

Se não rolar de passar na Fuvest 2018, não precisa ficar chorando pelos cantos. Existem muitas outras faculdades bacanas, bem avaliadas pelo MEC, onde você pode estudar tranquilo e sabendo que terá um diploma bem aceito no mercado de trabalho.

Conheça algumas que selecionamos para você:

Veja também:

FUVEST 2018: 10 temas de redação em que os cursinhos apostam

Está participando da Fuvest 2018? Conte para a gente como está sua expectativa!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin