dcsimg

Saiba tudo sobre a segunda fase da Fuvest em 2016

É preciso se preparar com antecedência para o vestibular da Fuvest 2017. Veja o que você precisa fazer em 2016 para iniciar a faculdade no próximo ano!

VestibularMuita gente se confunde com a data do concurso da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSC-SP).

Fique ligado! Se você quer ingressar em uma destas instituições em 2017, deve se inscrever e prestar a primeira fase do vestibular agora em 2016.

As provas da segunda etapa da Fuvest são bastante puxadas e acontecem bem no comecinho de 2017.

Confira o que você deve saber sobre a fase decisiva do vestibular mais concorrido do Brasil!

A segunda fase da Fuvest 2017

Quem participar da Fuvest 2017 vai fazer a prova da primeira fase no dia 27 de novembro de 2016.

O resultado oficial será divulgado no finalzinho de dezembro de 2016, apenas alguns dias antes das provas da segunda fase. Então, não espere até lá para se preparar. Use o tempo a seu favor e organize-se para chegar a esta etapa da Fuvest com segurança e tranquilidade.

Veja o que você precisa saber sobre a segunda fase:

  • Data: São três provas em três dias consecutivos: 8, 9 e 10 de janeiro de 2017, domingo, segunda e terça-feira.
  • Horário: As provas têm tempo total de quatro horas cada, com início às 13 e término às 17 horas. É preciso chegar ao local do exame com meia hora de antecedência.
  • Local: Os locais de realização dos exames serão divulgados no site oficial da Fuvest. É importante checar esta informação assim que estiver disponível! Alguns candidatos podem realizar a prova da segunda fase num endereço diferente da primeira.

Como serão as provas da segunda fase da Fuvest 2017?

As três provas são totalmente discursivas, ou seja, exigem respostas por escrito. É uma grande diferença em relação à primeira fase, que tem somente questões de assinalar.

Muitos candidatos acham as questões discursivas mais difíceis. Outros acreditam que é uma oportunidade de mostrar melhor seus conhecimentos. Veja o que vai cair em cada uma das provas da segunda fase:

  • Prova do primeiro dia – 8 de janeiro: Esta prova é sobre Língua Portuguesa e Literatura. Conta com 10 questões envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura, e uma segunda parte na qual o candidato deve escrever uma redação.
  • Prova do segundo dia – 9 de janeiro: A segunda prova traz questões sobre Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática e Química. Algumas perguntas são interdisciplinares.
  • Prova do terceiro dia – 10 de janeiro: A última prova traz questões relacionadas à carreira escolhida pelo candidato. São 12 perguntas no total, sobre duas ou três disciplinas.

Como se preparar para a segunda fase da Fuvest 2017?

Se você conseguir se classificar na primeira fase da Fuvest, certamente estará bem preparado para a próxima fase. Em média, apenas 20% dos alunos inscritos em cada edição deste vestibular conseguem avançar para a segunda etapa.

Alcançar o objetivo final vai depender do quanto você estudou no ensino médio e de como vem se preparando para encarar o vestibular nos últimos meses. É preciso também manter o foco e lembrar-se dos requisitos que devem ser cumpridos pelos participantes nesta etapa do concurso.

Veja algumas dicas que ajudam os candidatos a se saírem bem nas provas da segunda fase da Fuvest:

Mantenha-se atualizado: Você já deve ter estudado bastante as disciplinas do ensino médio ao longo de 2016, por conta da primeira fase. A dica para as provas da segunda é focar os estudos em assuntos da atualidade, que foram destaque no Brasil e no mundo. Dedique um tempo à leitura de notícias importantes.

Exercite a escrita: Como as provas são discursivas, é importante que você treine para responder às perguntas por escrito. Organizar as ideias no papel costuma ser uma tarefa complicada para muita gente. Procure provas de edições anteriores da Fuvest e pratique bastante.

Pratique a redação: A redação vale pontos muito importantes na segunda fase. Escolha alguns temas por semana e escreva um texto sobre eles, para praticar. Defina um limite de tempo! Lembre-se que você terá outras 10 questões discursivas de Língua Portuguesa para responder no mesmo dia da redação.

Leia o Manual do Candidato Fuvest: Esteja atento às normas e requisitos que devem ser cumpridos pelos candidatos nas provas da segunda fase como, por exemplo, o que é proibido e o que é permitido levar ao local do exame. Cheque as informações do Manual do Candidato Fuvest 2017, disponível no site do concurso. Nunca é demais conferir também os comportamentos ou irregularidades que podem causar desclassificação.

Quando sai o resultado da segunda fase da Fuvest 2017?

A Fuvest vai divulgar as datas da primeira chamada e das demais à medida que a primeira fase do vestibular se aproxima. A gente vai informar tudo por aqui.

De qualquer forma, é importante você saber que a correção das provas da segunda fase é um processo mais demorado. Diferentemente da primeira fase, em que a correção é feita com base num gabarito oficial, todas as respostas das provas da segunda etapa são lidas por uma banca examinadora, com profissionais treinados. A mesma coisa acontece com a prova de redação. Em média, a lista dos aprovados é divulgada cerca de 20 dias úteis após a realização da segunda fase.

Veja também:

O que cai na Fuvest

Qual fase da Fuvest você acha mais difícil? Por quê? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin