dcsimg

SISU 2011: As Regras do Jogo

O Sistema de Seleção Unificada chega a sua segunda edição em 2011, entenda como funcionam as regras do SISU e planeje melhor sua ação.

Inscrições do SISU 2011

Especial SISU do Guia da Carreira

Esse ano o SISU bateu mais um novo recorde de inscrições.

Isso foi bom, porque por um lado demonstrou que o sistema está ficando cada vez mais importante seguindo a trilha do ENEM.

Mas por outro lado foi ruim porque demonstrou que o SISU ainda não está preparado para tantas inscrições e ainda tem muito que melhorar ( do mesmo modo que o ENEM ).

Para se ter uma idéia, terça-feira as 20:00hs dia 18, no segundo dia de inscrição, o SISU já havia recebido mais de 1.000.000 de inscrições !!

O SISU 2011, que assim como em 2010 vai ter como base a nota do ENEM, vai distribuir 83.125 vagas em 83 instituições públicas de ensino superior. É importante lembrar que o período de inscrições vai até amanhã ( 20/01/2011 ).

Levando em conta as 83.125 vagas abertas e também que os especialistas estimam 2 milhões de inscrições, a relação candidato vaga do SISU este ano está estimada em 24 candidados / vaga.

Opções de Inscrição e Funcionamento Básico do SISU 2011

Este ano, para facilitar e organizar melhor a competição, as incrições do SISU serão realizadas em uma única etapa.

Cada aluno que fez o ENEM deverá escolher 2 opções de curso, uma preferencial ( 1° opção ) e uma secundária ( 2° opção ).

Para evitar arrependimentos, no entanto, o sistema do SISU permite que as opções de cursos sejam alteradas a vontade, até o dia do fim das inscrições.

Terminadas as inscrições, os cursos selecionados não poderão mais ser mexidos.

Assim que as inscrições terminarem, o sistema do SISU irá selecionar automaticamente os candidatos com maior nota no ENEM para as vagas disponíveis.

Se as vagas dos cursos não forem totalmente preenchidas de cara ( as pessoas não se matricularem ), serão feitas chamadas adicionais, desclassificando os alunos que não se matricularam e chamando os próximos da fila.

Serão feitas 3 chamadas, fique atento e acompanhe sempre o seu status no site do SISU, lembre-se se você não se matricular no dia certo, sua vaga é perdida e não tem mais volta.

Regras de Seleção para o SISU 2011

Regra da Nota de Corte

Uma regra muito importante do SISU 2011 é a nota de corte.

Algumas Universidades, para poder organizar melhor a competição adotam notas mínimas para o aluno poder concorrer as vagas.

Caso você não tenha nota suficiente não poderá participar.

Regra da 1° Opção

Quem for chamado para sua 1° Opção deve ficar muito atento: só terá 1 chance !! Se o candidato não efetuar sua matricula no prazo certo, para a 1° opção não haverá segunda chamada.

Em todo caso, não podemos esquecer, quem não conseguir sua vaga na 1° opção ainda tem a sua 2° opção

Regra da 2° Opção

O aluno que for chamado para a sua 2° Opção também tem um prazo de matricula máximo, no entanto, se ele perder esta data terá mais 3 chamadas para se matricular na 1° opção de curso.

Em outras palavras: se o candidato do SISU perdeu ou então desistiu da segunda 2° opção: ainda terá 3 chamadas na 1° opção.

Como as regras são um pouco complicadas, para facilitar o entendimento, abaixo foi organizado um fluxograma de como funciona o SISU 2011:

Fluxograma: Regras de Seleção do SISU 2011

SISU 2011: Fluxograma de Funcionamento

Regras da Lista de Espera

Como pode ser visto acima, se nenhuma opção der certo, o aluno que participa do SISU ainda tem uma ultima chance antes da eliminação: a Lista de Espera.

Podem ser abertas listas de espera tanto para a 1° opção quanto para a 2° opção do aluno, essas listas, no caso, são opcionais para as Universidades, elas poderão abrir ou não.

Para você saber se a Universidade que você está concorrendo a uma vaga abriu lista de espera confirme na própria Universidade, essa informação não será providenciada pelo SISU.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin