dcsimg

SiSU abre inscrições para Segundo Semestre 2012

SiSU abre o periodo de incriçoes para o processo seletivo de candidatos para vagas em universidades públicas. São mais de 30.000 vagas em 949 cursos diferentes em 56 intituiçoes.

SiSU – Segundo Semestre 2012

O Sistema de Seleção Unificada, SiSU abre as inscrições na próxima segunda feira , dia 18 de junho  para o segundo processo seletivo de 2012.

No período de 18/06/2012 a 22/06/2012  as inscrições deverão ser feitas pela internet e a primeira chamada terá o resultado divulgado no dia 25/07.

O SiSU é um sistema informatizado que seleciona candidatos para vagas em instituições públicas federais ou estaduais de ensino superior . Usa-se as notas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem).

São 30.548 vagas distribuídas em 56 instituições públicas que abrangem  21 estados brasileiros. São mais de 900 cursos de Bacharelado, Licenciatura, Tecnológico e Área Básica de Ingresso.

Como se inscrever no SiSU?

Para inscrever no SiSU os candidatos devem ter, obrigatoriamente, participado do Enem 2011 e nota superior a zero na redação. Em algumas instituições existem notas mínimas para se concorrer a determinadas vagas de cursos. O candidato que participou da edição anterior pode participar desta, mesmo tendo sido selecionado para alguma vaga. As inscrições são gratuitas.

No momento da inscrição, o candidato deve utilizar o número da inscrição do Enem e a senha e deve ser feita no site oficial do SiSU. Em caso de perda, o numero de inscrição ou senha devem ser recuperados no site do Enem.
O candidato pode escolher até duas opções de cursos e durante todo o período de inscrição será possível mudá-las.

A Relevância das Notas do Enem

As notas do Enem são recuperadas no momento do acesso. Em algumas instituições são colocados  pesos distintos nas matérias, os cálculos da nota final também são feitos automaticamente pelo sistema do SiSU. Essa informação estará disponível ao candidato no acesso. Quando escolhida a forma de política afirmativa, algumas instituições podem atribuir pesos diferentes nas matérias ou adicionar bônus, portanto a nota do candidato pode variar conforme os parâmetros definidos pelas instituições.

Nota de Corte

A nota de corte ou nota mínima é calculada levando em consideração o número de vagas ofertadas e o total de candidatos inscritos em determinado curso. Há uma classificação parcial, que seleciona os candidatos previamente e pode ser vista através do Boletim de Acompanhamento.

Vagas

As vagas disponíveis na segunda edição do SiSU 2012 são somente para a mesma e não existem vagas para educação à distância. Em algumas instituições  existem vagas para os  participantes das políticas afirmativas. No momento da inscrição o candidato seleciona ser participante da modalidade ações afirmativas, no qual tem direito a concorrer pelas vagas específicas, ou ampla concorrência .

Resultado e Matrícula

O resultado do SiSU poderá ser acompanhado pelo Boletim de Acompanhamento no site do SiSU ou pela Central de Atendimento do MEC. Estará disponível para a primeira chamada no dia 25/06 e a matrícula referente à lista de convocados nos dias 29/06 e 02/07. A segunda chamada poderá ser consultada no dia 06/07 e os dias de matrículas são 10/07 e 11/07. Durante os dias 06/07 a 12/07 os candidatos não selecionados deverão confirmar a participação da lista de espera e ficara responsável por verificar a lista através das instituições. A partir do dia 17/07  será a convocação dos candidatos.

A matrícula deverá ser consultada e realizada nas próprias instituições, que ficarão incumbidas de definir horário, local, documentos e procedimentos para a matrícula.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin