dcsimg

Vestibular da UNICAMP 2011: Confira como Será a Nova Prova

O vestibular da UNICAMP, um dos mais concorridos do Brasil, vai mudar, confira como será o novo formato da prova da UNICAMP e como será usada a nota do ENEM.

Vestibular da UNICAMP 2011: Mudanças para Modernizar a Primeira Fase

Especial UNICAMP do Guia da Carreira

O formato tradicional da prova da primeira fase do Vestibular da UNICAMP, com 12 questões dissertativas ( abertas ) está com os dias contados.

Este modelo de prova, considerado difícil pelos alunos, deve ser abolido no vestibular 2011 da UNICAMP, agora a prova vai passar a ter 48 questões de múltipla escolha.

Cada uma das 48 questões de múltipla escolha terá 4 opções e seguirá o modelo de dificuldade da prova do ENEM, exigindo uma boa dose de leitura e interpretação.

A duração da primeira fase também vai mudar, a prova da primeira fase do vestibular da UNICAMP 2011 vai ter 5 horas de duração ao invés de 4. O aumento do número de questões, com o consequente aumento da quantidade de texto que o aluno vai ter que ler e interpretar exigiu que o tempo fosse extendido.

Em relação a redação, também vão haver mudanças: ao invés do aluno ter que escolher 1 entre 3 propostas de redação diferentes, ele terá agora que desenvolver 3 textos diferentes ( isso mesmo 3 redações !! ).

Os temas destas redações vão ser diversos e vai haver pelo menos um texto-fonte para ajudar em cada redação.

Apesar de ter substituido as 12 questões abertas por 48 de múltipla escolha, a prova da primeira fase do vestibular da UNICAMP 2011 ainda vai exigir que o aluno escreva bastante, devido as 3 redações.

UNICAMP e ENEM

O Novo ENEM, hoje em dia considerado a prova mais importante do Brasil, influenciou fortemente o novo modelo de vestibular da UNICAMP.

Além de mudar as questões abertas para questões de múltipla escolha ( multipla escolha no modelo do ENEM por sinal ), a Comvest ( que organiza o vestibular da UNICAMP ) decidiu também tornar a nota do ENEM obrigatória na primeira fase do vestibular da UNICAMP.

O ENEM agora vai ser obrigatório a todos e a sua nota vai compor 20% da primeira fase do vestibular.

Renato Pedrosa, Coordenador Executivo da Comvest da UNICAMP

Comentando a modernização da primeira fase do vestibular da UNICAMP 2011, o professor Renato Pedrosa, coordenador executivo da Comvest afirmou:

” Havia a necessidade de adequar o Vestibular da Unicamp a essa nova realidade ( realidade do Novo ENEM ). (…) A prova do Enem tem boa qualidade seletiva. São 180 itens de todas as áreas do conhecimento, que permitem uma boa comparabilidade nacional. Quanto mais se avalia com boa qualidade, melhor o resultado. (…) Estamos convencidos de que essas modificações aprimorarão o nosso processo de seleção, cuja qualidade sempre foi muito elevada. “.

Confira abaixo um quadro comparativo com as principais mudanças para a primeira fase do vestibular da UNICAMP 2011:

Projeto de Modernização da Primeira Fase do Vestibular da UNICAMP 2011

Primeira Fase do Vestibular da UNICAMP
Prova Clássica ( como era antes ) Novo Modelo de Prova ( como vai ser agora )
Tipo e Quantidade de Questões 12 questões abertas 48 questões de múltipla escolha, cada uma com 4 opções
Duração da Prova 4 horas de prova 5 horas de prova
Redação O aluno podia escolher 1 entre 3 propostas de texto O aluno terá que escrever 3 textos ( não pode escolher mais, terá que escrever todos )
Nota do ENEM Era opcional, o aluno podia usar ou não. A nota do ENEM valia 20% da nota da prova ( quando ele era usado ). Agora o ENEM é obrigatório. A nota continua valendo 20% da prova.

Vestibular da UNICAMP 2011: Mudanças para Modernizar a Segunda Fase

As principais mudanças na segunda fase do vestibular da UNICAMP 2010 vão ser a diminuição de 1 dia de prova e também a reoganização dos conteúdos.

Os conteúdos que antes eram organizados por matéria ( matemática, física, química, inglês, etc… ) agora passam a ser organizados em 4 áreas do conhecimento: Lingua Portuguesa e Literatura, Ciências Exatas ( Matemática ), Ciências da Natureza ( Física, Química e Biologia ) e Ciências Humanas ( História, Geografia, Filosofia, Sociologia e Artes ), assim como é feito no ENEM.

Apesar da quantidade de questões da segunda fase do vestibular da UNICAMP ter diminuído ( por causa da diminuição de 1 dia ), os especialistas afirmam que a dificuldade da prova deve ser a mesma.

Em relação a segunda fase do vestibular da UNICAMP 2011, Renato Pedrosa afirmou: “Acredito que essas mudanças vão trazer mais consistência ao processo. (…) A tendência é continuar avaliando habilidades e não conteúdos. ”

Confira abaixo um quadro comparativo com as principais mudanças para a segunda fase do vestibular da UNICAMP 2011:

Projeto de Modernização da Segunda Fase do Vestibular da UNICAMP 2011

Segunda Fase do Vestibular da UNICAMP
Prova Clássica ( como era antes ) Novo Modelo de Prova ( como vai ser agora )
Tipo e Quantidade de Questões Prova realizada em 4 dias, cada dia com 24 questões abertas. Total de 96 questões. Prova realizada em 3 dias, cada dia com 24 questões abertas. Total de 72 questões.
Temáticas das Provas 1° dia: Português + Biologia

2° dia: História + Química

3° dia: Geografia + Física

4° dia: Inglês + Matemática

1° dia: Lingua Portuguesa e Literatura + Ciências Exatas

2° dia: Ciências da Natureza

3° dia: Ciências Humanas

Duração da Prova 4 horas de prova cada dia 4 horas de prova cada dia

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin