dcsimg
 
inglês no ENEM

Inglês no Enem: veja o que cai na prova

Veja o que você pode fazer para se sair bem na prova de inglês do Enem!

Enem

A prova de inglês do Enem tem exigido dos candidatos cada vez mais afinidade com o idioma. Foi-se o tempo em que bastava decorar algumas regras de gramática e saber um mínimo de palavras para garantir uma boa nota.

O estudante que quiser se dar bem nessa prova hoje precisa ter um bom nível de vocabulário e altíssima capacidade de interpretação. As questões, em geral, estão vindo com um grau médio de complexidade e mesclam notícias jornalísticas, trechos de obras literárias, quadrinhos, imagens, etc.

Quem optar pela prova de inglês no ato da inscrição do Enem precisa estar bem consciente da escolha. Depois não tem mais como mudar!

Veja a seguir o que cai na prova de inglês do Enem e descubra como tirar todas as questões de letra!

A prova de inglês do Enem

A prova de inglês do Enem tem cinco questões. A grande maioria delas é de interpretação de texto e exige do candidato um bom conhecimento da língua para conseguir acertar as respostas.

Na edição de 2015, o tamanho dos textos chamou a atenção. Mais extensos e complexos, deram nó na cabeça de muitos participantes – que ainda tinham que correr contra o relógio para resolver todas as questões dentro do tempo limite!

Como nos anos anteriores, o Enem tem trazido questões que demandam atenção aos detalhes, vocabulário amplo e visão de mundo. Esse padrão deve continuar a vigorar pelos próximos anos, inclusive.

O Ministério da Educação está mais interessado em saber qual é a real capacidade dos estudantes em ler e interpretar um texto em inglês corretamente. Por isso aquelas questões clássicas e simples, abordando apenas o uso do passado imperfeito ou como se escreve determinada palavra, não devem mais aparecer.

Isso não significa que gramática e ortografia vão perder espaço no Enem, pelo contrário. Elas são mais do que necessárias para o estudante conseguir ler um texto, identificar tempos verbais, pronomes, conjunções, advérbios, substantivos e adjetivos. Fique de olho!

O que cai na prova de inglês do Enem

A prova de inglês acontece no segundo dia do Enem e está dentro da área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. No mesmo dia, o aluno terá que fazer ainda a prova de Matemática e a de Redação.

Para saber como estudar para a prova de inglês, é preciso antes entender três itens básicos:

  1. A prova testa sua capacidade de ler e interpretar textos em língua estrangeira.
  2. O Enem quer avaliar seu conhecimento geral, o que você sabe sobre o que acontece no Brasil e no mundo e tem relevância social, política, econômica e cultural.
  3. O Enem quer entender sua capacidade de raciocínio em outra língua.

Por isso, o que cai na prova de inglês do Enem são questões interpretativas, que exigem conhecimento vocabular, atenção aos detalhes, foco e, principalmente, visão de mundo.

Com base em tudo isso, você deve estudar:

  • Texto: leia livros, revistas, sites, blogs e jornais – tudo em inglês.
  • Música: ouça músicas que você gosta e faça a tradução das letras. Além de ser útil para expandir o vocabulário, você se diverte e relaxa um bocado!
  • Poesia: de vez em quando aparece uma questão envolvendo algum poema no Enem. Elas geralmente têm um vocabulário mais requintado e vão exigir mais conhecimento do aluno. Procure alguns poemas famosos e tente identificar as palavras e os sentidos que não são familiares a você.
  • Gramática: ela não poderia ficar de fora. Mesmo que seja difícil cair alguma questão só sobre isso no Enem, ela é fundamental para o entendimento de um texto. Dê especial atenção a tempos verbais e preposições.
  • Atualidades: todas as questões abordam temas atuais de interesse social, político, econômico e cultural. Se você está por dentro desses temas, vai ser mais fácil entender o texto apresentado.

Todos os itens acima têm um único objetivo: ampliar o vocabulário e o entendimento da estrutura da língua. Com isso você vai conseguir acertar questões de diferentes níveis no Enem sem ter que passar sufoco ou apelar para o chute.

Como se dar bem na prova de inglês do Enem

Anote algumas dicas para se dar bem na prova de inglês:

  1. Economize tempo

As questões de inglês seguem uma estrutura composta de uma introdução (texto, quadrinho, comercial, música, poesia, etc.), um enunciado em português e as cinco alternativas, também em português.

Para economizar tempo, leia antes o enunciado em português e depois siga para o texto em inglês. Isso vai ajudá-lo a chegar na questão já com um foco em mente. Como as demais provas aplicadas no mesmo dia têm questões longas e reflexivas, os poucos minutos economizados nesse processo podem ser vitais.

Mas atenção: é preciso ler o enunciado em português com muita atenção, para não cometer erros ou fazer uma interpretação equivocada.

 

  1. Tenha conhecimento prévio

Quando se tem conhecimento prévio sobre o tema abordado, fica mais fácil interpretar a questão e chegar à resposta correta mais rapidamente. Para isso, o segredo é ler bastante e manter-se atualizado com os principais acontecimentos do mundo e seu impacto no Brasil.

 

  1. Resolva as provas anteriores

O site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), instituição responsável pela realização do Enem, mantém um banco de dados com todas as provas do concurso desde 2009. Você pode baixar as últimas edições e resolver uma a uma. Isso ajuda a assimilar a estrutura pedida no exame.

 

Veja também:

Descubra como funciona o Enem

 

Vai fazer a prova de inglês no Enem? Conte para a gente como você está estudando!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados aos Temas: inglês no ENEM e prova de inglês do ENEM

 
 
 

Comentários:

  1. Linda Mel

    bom,primeira coisa eu queria dizer que adorei esse site.
    E que eu quero muito ter uma boa qualificação no futuro.
    E eu fico muito anciosa quando vou fazer o enem.

  2. Camila silva

    Eu adorei esse site.
    E eu fico muito anciosa quando vou fazer o enem.

  3. kezia

    Eu adorei esse site…
    o enem esta aí
    então toda dica é bem vinda!!!

  4. Luana Gonçalves

    Ainda não comecei a estudar inglês, tenho dado prioridade às outras matérias, iniciarei o estudo online e se o tempo cooperar, estudarei tbm um livro muito bom do ensino médio que tenho em minha casa.
    ENEM tá chegando! Até lá ainda é possível se preparar e manter um ritmo satisfatório de dedicação…

  5. Larissa Seixas

    Eu gostei muito das dicas. Estou literalmente perdida em relação a tudo isso (ENEM), mas espero que dê tudo certo pois este ano será a primeira vez que o farei.

  6. Amanda Fernandes

    Muito obrigado, gostei muito das dicas… para a galera que está estudando o inglês eu indico este site também: http://inglesar.com.br

    Bjss e boa sorte na PROVAA!! rsrsr

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!