dcsimg
 
Gestão e Administração de Empresas

Sistemas de Gestão Empresarial ( ERP ) e as Pequenas Empresas

Inicialmente uma tecnologia cara e restrita aos grandes, os sistemas integrados de gestão empresarial foram aos poucos conquistando seu lugar entre os pequenos. Entenda como eles podem melhorar a administração da sua empresa!

engenharia_producao_600

Evolução e Expansão dos Sistemas de Gestão Empresarial até as Pequenas Empresas

Os primeiros sistemas de gestão empresarial (Enterprise Resource Planning, ou ERP) e gestão estratégica de recursos foram idealizados logo com o início do advento da computação, na década de 50.

Como na época os computadores era lentos e dispendiosos, em geral somente governos e grandes instituições podiam implementar tais sistemas.

No entanto, é interessante observar que mesmo sendo extremamente caros e lentos, comparados aos parâmetros de hoje, estes sistemas já eram vantajosos, pois permitiam que cálculos que levariam meses feitos manualmente passassem a ser processados em poucos dias (isso mesmo, nesta época, a computação era contada na casa dos dias!).

Passadas as décadas, a tecnologia físicas (hardware) foram se tornando cada vez mais baratas. A conectividade também foi crescendo de modo compatível. No inicio da década de 90, período em que surgiu o computador pessoal (PC) e as empresas começaram a enfim ter recursos suficientes para se informatizar e automatizar, os sistemas de gestão empresarial chegaram às grandes empresas privadas. Uma vez esgotado o mercado das grandes corporações, as empresas que produziam os sistemas de gestão empresarial voltaram seu foco para as médias e pequenas empresas.

Nas pequenas e médias companhias, o cenário era diferente. Tínhamos duas limitações principais: limitação de recursos e limitação financeira. A limitação de recursos foi resolvida desenvolvendo sistemas mais eficientes e modernizando as tecnologias de banco de dados. Já a limitação financeira foi contornada limitando o escopo do sistema, incluindo menos funcionalidades.

Sistematicamente, ano após ano, as empresas foram sendo bombardeadas por marketing e a adoção de sistemas de gestão empresarial foi aumentando gradativamente. Como o mercado foi sendo ampliado, mais e mais empresas de desenvolvimento de software também passaram a produzir tais sistemas.

Do meio da década de 90 em diante, com o aumento da concorrência, ampliação do mercado, barateamento dos computadores e barateamento do acesso a internet, os sistemas ERP, em maior e menor escala, se tornaram presentes na maioria das empresas do mundo. Hoje em dia, uma empresa que não tenha um sistema integrado de gestão empresarial com certeza está defasada. Ter um  ERP implantado já não é um diferencial, é um pré-requisito.

Principais Tipos e Categorias de Sistemas de Gestão Empresarial

Existem algumas categorias e tipos de sistemas distintos de gestão empresarial. Muitas vezes, todos estão integrados sob as asas de um mesmo sistema ERP, mas podem vir também separados, dependendo das necessidades:

  • Sistema de Gestão Patrimonial: Os sistemas de gestão patrimonial consistem em sistemas de catalogação e armazenamento de dados relativos ao patrimônio das empresas. Cabe ao sistema de gestão patrimonial manter um inventário atualizado de todo e qualquer bem que pertença à empresa, armazenando seu valor atual de mercado, sua descrição e sua localização física (quando se tratar de um bem físico tangível). Como bens de uma empresa não são considerados somente os bens materiais e físicos, também entram neste inventário o patrimônio intelectual (patentes, estudos científicos, conhecimento tecnológico, etc.) e os investimentos. Em geral, sistemas de gestão patrimonial são implementados e mantidos por empresas e consultores especializados, já que o catálogo e atualização do acervo de bens é um processo complexo.
  • Sistema de Gestão Eletrônica de Documentos: Os sistemas de gestão eletrônica de documentos ou GED, assim como os sistemas de gestão patrimonial, também consistem em sistemas de catalogação de dados, mas com outro enfoque: nos sistemas de gestão eletrônica de documentos os dados armazenados são relativos ao acervo de documentos da empresa. São armazenados dados como: conteúdo de documentos, descrição destes documentos, imagens, descrição das imagens, arquivos de computador e sua descrição, etc.
  • Sistemas de Controle de Estoque: Sistemas de controle de estoque se encontram em uma categoria mais simples de sistemas de gestão empresarial, em geral instalados em empresas de manufatura. Nestes sistemas são armazenados os dados relativos ao estoque de matérias-primas e de mercadorias produzidas,  sendo armazenados também históricos de produção e de consumo de insumos. Uma das principais funções dos sistemas de controle de estoques é gerar relatórios para a direção estratégica da empresa.
  • Sistemas de Controle da Produção: Sistemas de controle de produção, em geral, trabalham integrados com os sistemas de controle de estoque. A principal função destes módulos é controlar e organizar a linha de manufatura, registrando as ordens de produção, bem como os produtos fabricados, atualizando em tempo real os níveis de estoques. Outra função presente nestes sistemas é a integração com a contabilidade, produzindo e fornecendo dados para alimentar os sistema de gestão patrimonial e contabilidade geral. Pode-se considerar que os sistemas de controle de produção são o coração dos sistemas integrados de gestão empresarial.

Principais Vantagens dos Sistemas de Gestão Empresarial

Os sistemas de gestão empresarial trazem os seguintes benefícios:

  • Eliminação de custos relativos a processos manuais e aumento da produtividade devido à automatização.
  • Aumento do fluxo interno de informação e integração entre os distintos departamentos das empresas.
  • Otimização do processo de tomada de decisões.
  • Diminuição da redundância das atividades, já que os processos passam a ser automatizados.
  • Aumento da precisão na obtenção de informações e relatórios, já que os dados passam a ser criteriosamente armazenados.

Principais Desvantagens dos Sistemas de Gestão Empresarial

No entanto, sistemas de gestão empresarial podem trazer as seguintes desvantagens e obstáculos:

  • A organização passa a sofrer uma forte dependência da empresa que forneceu e implantou o sistema de ERP.
  • Muitas vezes o alto custo que um sistema de gestão empresarial pode não trazer um um benefício compatível (baixo custo/benefício)
  • O aumento do controle sobre os processos e as pessoas pode gerar resistência, com funcionários que não querem mudar seu método de trabalho.
  • A integração dos departamentos da empresa pelo sistema muitas vezes não se reflete em uma integração real da companhia.

Veja também:

Gestão Financeira

A empresa onde você trabalha conta com um sistema de gestão empresarial? Compartilhe sua experiência nos comentários!

Sobre o Autor:
Autor
Atualmente é consultor independente de educação, focado em carreiras e mercado de trabalho e colaborador ativo no Guia da Carreira.
 

Artigos Relacionados ao Tema: Gestão e Administração de Empresas

A Gestão de Pessoas como profissão

A Gestão de Pessoas como profissão

Saiba mais sobre a importância da Gestão de Pessoas na administração de empresas e como se tornar um profissional desta área!

Conheça a carreira em Administração de Empresas

Conheça a carreira em Administração de Empresas

O administrador precisa manter uma postura ética, ter habilidades em comunicação e também em gestão de negócios. Saiba mais sobre a carreira em Administração de Empresas e como está o mercado de trabalho para este profissional.

Quanto ganha um Contador?

Quanto ganha um Contador?

Descubra o salário inicial do contador e até quanto esse profissional pode ganhar!

Entenda como funciona a Bolsa de Valores

Entenda como funciona a Bolsa de Valores

Entenda o que é a Bolsa de Valores e conheça opções de cursos que preparam profissionais para atuar na área!

 
 
 

Comentários:

  1. michel

    Gostaria muito de receer alguns tutoriais com fotos do sistema erp microsiga.
    para um trabalho para minha faculdade de TI.
    muito obrigado pela atenção.

  2. Elayne

    Gostaria de saber se o curso técnologo em gestão empresarial,pode ser comparado a um administrador de empresas, ou seja, posso concorrer a uma oferta de emprego para administraçâo de empresas,qual é a diferença?

    • Pedro Addler

      Olá Elayne

      A diferença entre o curso tecnológico de Gestão Empresarial e bacharelado em Administração de Empresas é que o curso tecnológico é mais simples, privilegiando a prática ao invés do estudo a fundo da teoria.

      A vantagem é que termina mais rápido, no entanto, a desvantagem é de que é menos completo.

      A oferta de empregos para quem tem um curso de bacharelado em Administração de Empresas é muito maior.

  3. raimundo oliveira

    estou cursando Marketing e essa informação sobre ERP é um dos focos em questão, e achei muito boa essa definição de sistema.

  4. Renan Teles

    Ótimo artigo! Estou utilizando um sistema para micro e pequenas empresas: gmpe.com.br

  5. Caio Cesar

    Olá, Sou representante Nasajon Sistemas, atuo na região de campinas SP.
    No mercado há 31 anos, a Nasajon Sistemas desenvolve software integrado de gestão empresarial, ideal para pequenas e médias empresas.
    Entre em contato posso tirar duvidas e indicar o melhor software para sua empresa.
    19 98213 – 9134

  6. MSI Soluções - Unidade Curitiba

    A MSI SOLUÇÕES é uma empresa especializada no desenvolvimento de ferramentas de gestão empresarial, com A MATRIZ em Curitiba-PR, atendendo o eixo São Paulo – Paraná – Minas Gerais – Amazonas – Goiás – Brasília e que se orgulha de possuir em sua equipe de colaboradores, profissionais com mais de 25 anos de experiência no desenvolvimento de software e soluções administrativas.

    A MSI valoriza a experiência administrativa e o conhecimento que cada empresário tem do seu próprio negócio. Nós não temos clientes, temos parceiros estratégicos.

    Precisando de Sistema ERP? Fale com a gente! MSI Soluções – Unidade Curitiba http://www.msisolucoes.com.br/ Email: unidadecuritiba@msisolucoes.com.br

Gostou desta Matéria? Receba as atualizações por Email!

Você também pode se cadastrar e receber todas as nossas atualizações no seu e-mail:

É o Guia da Carreira trabalhando para levar educação e informação de qualidade para ainda mais pessoas.


 

Deixe um Comentário:

Nome

 
Simulados Online
Simulado Fuvest 2008 - Guia da Carreira

Simulado da Fuvest

Faça o Simulado da Fuvest teste seus conhecimentos e prepare-se melhor para o Vestibular!

Fazer este Simulado...
 
Simulado Detran - Guia da Carreira

Simulado DETRAN

Teste seus conhecimentos e prepare-se melhor com o Simulado do Detran do Guia da Carreira!

Fazer este Simulado...
 
 
Guia no Twitter
-

Dicas e Notícias – Carreiras

Cadastre-se na nossa newsletter e receba dicas de educação, orientação profissional e muito mais!