dcsimg
Agronomia: curso e mercado de trabalho

Agronomia: curso e mercado de trabalho

A carreira em Agronomia

O profissional formado em Agronomia tem o objetivo de melhorar a qualidade e produtividade de rebanhos, plantações e produtos agroindustriais.

O agrônomo cuida do planejamento, coordenação e execução das atividades relacionadas a todas as etapas de um agronegócio. Ele acompanha o preparo e o cultivo do solo, o processo de colheita, o armazenamento e a distribuição dos alimentos.

No que diz respeito à criação de animais, este profissional se ocupa da alimentação do rebanho, da reprodução, saúde e abate.

Ele ainda gerencia os processos de industrialização, armazenamento e comercialização de produtos de origem animal ou vegetal.

Perfil do profissional formado em Agronomia

O profissional formado em Agronomia deve gostar de estar em contato com os animais e com o campo, uma vez que suas atividades principais ocorrem em zonas rurais. Flexibilidade, capacidade de adaptação e de resolver problemas são algumas das principais características desse profissional.

Um agrônomo precisa gostar de lidar com números e cálculos, além de interpretar estatísticas e dados. Esse profissional deve ainda ter interesse em Zoologia, Botânica, Biologia e Química.

É preciso gostar de estudar e buscar novas informações para estar sempre atualizado sobre novas tecnologias e métodos aplicáveis ao agronegócio.

Mercado de trabalho para quem faz Agronomia

As possibilidades de atuação de um profissional formado em Agronomia são grandes, o mercado de trabalho se mostra aquecido e com boa  absorção dessa mão de obra. O Brasil é um grande produtor agropecuário, o que aumenta as possibilidades de atuação deste profissional.

Além disso, quem se forma em Agronomia pode atuar em empresas públicas e privadas.

Um campo da Agronomia que está em alta é o de biocombustíveis. Essa área apresenta um bom crescimento na economia nacional, possibilitando que um agrônomo possa colaborar tanto na produção de matérias-primas, como no plantio e na lavoura de insumos utilizados produção do biocombustível.

Sobre o curso superior em Agronomia

O curso de Agronomia é do tipo bacharelado e dura em média cinco anos. Nos primeiros semestres da graduação, o aluno tem disciplinas mais básicas, como Matemática, Química, Biologia, Informática e Estatística.

Depois disso, o estudante passa a obter conhecimentos específicos da profissão, com disciplinas como: Engenharia Rural, Engenharia Florestal, Ciências do Solo e Agricultura.

É uma formação que conta com aulas práticas e atividades em campo.

Onde estudar Agronomia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Agronomia:

Veja também:

Quanto ganha um agrônomo?

Você gostaria de seguir carreira na área de Agronomia? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin