dcsimg
Arqueologia: conheça o curso e veja onde estudar

Arqueologia: conheça o curso e veja onde estudar

A carreira em Arqueologia

A arqueologia é a ciência que estuda as sociedades e culturas humanas de povos antigos. O arqueólogo, como é chamado o profissional formado em Arqueologia, analisa marcas deixadas por povos antigos como, por exemplo: objetos fabricados e utilizados no passado, inscrições em pedras e marcas de ocupação de territórios.

Ele analisa estes vestígios e cria hipóteses sobre como eram os costumes dos povos que viveram numa determinada região. A partir destes estudos, o arqueólogo elabora teorias sobre a evolução da sociedade.

O trabalho de um arqueólogo pode ser desenvolvido em campo, na área de exploração. Neste caso, o arqueólogo é responsável por determinar a necessidade das escavações e também por recolher, organizar e registrar os objetos e vestígios encontrados.

A outra parte do trabalho deste profissional envolve pesquisa. Nesta etapa, o arqueólogo analisa materiais coletados em campo.

Outro campo de atuação deste profissional é a elaboração de relatórios arqueológicos para a construção de grandes empreendimentos como edifícios, rodovias, túneis, hidrelétricas etc. Antes de começar uma obra é necessário apresentar um laudo técnico comprovando que a construção não comprometerá o patrimônio histórico e arqueológico do local.

Perfil do profissional formado em Arqueologia

Um bom profissional da área de Arqueologia deve gostar muito de História, ser curioso e ter interesse por fazer investigações e descobertas.

É desejável que tenha interesse pela cultura humana e a evolução da sociedade.

Mercado de trabalho para quem faz Arqueologia

O arqueólogo pode atuar em empresas que trabalham com licenças ambientais, instituições de ensino, museus e unidades de conservação.

Pode optar por seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas, promover atividades para preservar os recursos patrimoniais de uma região ou realizar palestras em feiras de divulgação científica.

Sobre o curso superior em Arqueologia

São poucas as universidades que oferecem o curso de graduação em Arqueologia. O curso de Arqueologia e do tipo bacharelado e dura em média quatro anos.

A estrutura curricular da faculdade de Arqueologia é formada por disciplinas como: Geoarqueologia, Prática de Campo em Arqueologia, Estatística, Bioarqueologia, Etnologia e Formação Social, entre outras.

Ao final da graduação, o estudante deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Arqueologia

São nove as instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Arqueologia. São elas:

Universidade Privada:

Universidades Públicas:

Veja também:

Paleontologia

Você gostaria de se tornar um arqueólogo? Tem interesse em realizar descobertas sobre antigas civilizações? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin