dcsimg
Astronomia: carreira e onde estudar

Astronomia: carreira e onde estudar

A carreira em Astronomia

O astrônomo é o profissional que pesquisa o universo e todos os elementos que o constituem (planetas, estrelas, galáxias, cometas, etc.). Ele estuda suas propriedades físicas, sua formação, evolução e composição química.

Este profissional possui grande conhecimento em Física e é especialista em fenômenos espaciais. Grande parte do seu trabalho está associado à observação dos astros através de telescópios e câmeras. Ele analisa imagens captadas por satélites, desenvolve teorias e faz observações. Também realiza estudos sobre a dinâmica dos corpos celestes, seu tamanho e seus movimentos.

O astrônomo realiza estudos sobre a estrutura dos astros, analisa sua massa, características físicas e também a composição química de sua superfície. Mede o campo magnético dos  corpos celestes e utiliza modelos físico-matemáticos para explicar alguns fenômenos do universo.

Seus estudos possuem aplicações, por exemplo, na navegação aérea e marítima.

Além de trabalhar com pesquisa, o astrônomo pode atuar na divulgação desta ciência através de mostras e exposições, na realização de palestras e exibições em planetários.

A carreira acadêmica é outra opção para este profissional, que pode ministrar aulas de Física, Matemática e Astronomia para a educação básica. Para atuar em universidades é preciso realizar cursos de pós-graduação como mestrado e doutorado.

Perfil do profissional formado em Astronomia

Quem deseja seguir a profissão de astrônomo deve gostar de ciências exatas e ter curiosidade pelo funcionamento do universo.

Organização, disciplina e meticulosidade são características necessárias para um bom pesquisador.

É importante que este profissional tenha um bom conhecimento em inglês já que a maior parte das publicações na área estão neste idioma.

Mercado de trabalho para quem faz Astronomia

Existem oportunidades de emprego para profissionais da área de Astronomia em empresas de telecomunicação, como controladores de satélites.

Outras empresas que contratam profissionais da área de Astronomia são: planetários, universidades, observatórios, museus de ciências, escolas de educação básica, fundações de amparo à pesquisa, etc.

Sobre o curso superior em Astronomia

O curso de Astronomia é do tipo bacharelado e duração  média de quatro anos.

Durante a faculdade, o estudante terá muitas disciplinas nas áreas de Matemática e Física. A estrutura curricular do curso conta também com disciplinas de: Astrofísica, Cosmologia, Planetas e Sistemas Planetários, Análise de Dados em Astronomia, entre outras.

Ao final da graduação o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Astronomia

Atualmente existem 3 instituições de ensino superior credenciadas pelo MEC que oferecem o curso de Astronomia. São todas universidades públicas:

Veja também:

Engenharia Aeroespacial

Ficou interessado em se tornar um astrônomo? Gostaria de cursar uma faculdade de Astronomia? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin