dcsimg
Biblioteconomia: curso, carreira e onde estudar

Biblioteconomia: curso, carreira e onde estudar

A carreira em Biblioteconomia

Imagine a situação: você precise encontrar um livro em uma grande sala com milhares de obras. Não há nenhum critério de organização e nada está catalogado. É uma missão quase impossível, certo?

Para que consigamos acessar uma informação específica no meio de tantas outras, é preciso um sistema eficiente de classificação e identificação destas informações.

O bilbiotecário é o profissional responsável por gerir informações através de técnicas de organização, classificação e catalogação. Ele atua como um administrador de dados, processando e divulgando informações.

Além de livros, o bibliotecário organiza revistas, jornais, documentos, fotos, imagens, vídeos e materiais digitais. Ele atua na conservação e preservação destes materiais para que resistam ao tempo e ao uso.

Atualmente é bastante comum este profissional se ocupar da criação e manutenção de arquivos digitais. É crescente a necessidade das empresas de manterem arquivos digitais de documentos antes apenas impressos. Esta ação tem o objetivo de preservar o documento original, liberar espaço físico ou disponibilizar estes documentos para um maior número de pessoas de forma mais rápida.

Também faz parte de seu trabalho orientar as pessoas na busca e seleção de informações.

Perfil do profissional formado em Biblioteconomia

O profissional que deseja seguir carreira em Biblioteconomia precisa gostar de organização.

Ser metódico é uma característica importante para o bibliotecário que, durante boa parte de seu dia, lida com normas e regras internacionais.

Outra característica desejável para este profissional é gostar de lidar com público. Isso o ajudará a identificar o perfil dos usuários de determinado centro de informação.

Mercado de trabalho para quem faz Biblioteconomia

O mercado de trabalho para bibliotecários não se restringe a bibliotecas. Como o objetivo principal deste profissional é gerenciar informações, ele encontra oportunidades de emprego em qualquer instituição que necessite catalogar documentos para acessá-los com rapidez.

O bibliotecário pode trabalhar em:

  • Acervos
  • Associações
  • Centros Culturais
  • Centros de Pesquisa
  • Editoras
  • Emissoras de Televisão e Rádio
  • Escolas
  • Escritórios de Advocacia
  • Museus
  • ONGs
  • Provedores de Internet

Aqueles que optam pela habilitação em licenciatura podem seguir a carreira acadêmica e ministrar aulas.

De acordo com a Lei Federal N. 12.244, até 2020 todas as instituições de ensino públicas e privadas do país devem ter uma biblioteca escolar.

Sobre o curso superior em Biblioteconomia

A graduação em Biblioteconomia é oferecida nas habilitações licenciatura e bacharelado, tem duração de quatro anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.

Durante a faculdade o aluno aprende sobre Logística de Documentação, Linguagens Documentárias, Recursos Informacionais, Cultura da Comunicação, Indexação, Representação Descritiva, entre outros.

Ao final da graduação o estudante deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Biblioteconomia

Confira algumas das principais faculdades que oferecem o curso de Biblioteconomia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Arquivologia

Está pensando em seguir carreira em Biblioteconomia? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin