dcsimg
Ciências Contábeis: carreira e mercado de trabalho

Ciências Contábeis: carreira e mercado de trabalho

Ciências Contábeis

A carreira em Ciências Contábeis

O contador é o profissional responsável pela organização financeira de uma empresa. Ele controla receitas, despesas e lucros da organização. É de sua responsabilidade registrar todas as atividades financeiras, escrever relatórios  e elaborar o balanço patrimonial.

Basicamente, toda a movimentação de ativos e passivos de uma organização deve ser de conhecimento do contador, para que assim exista um controle seguro do dinheiro que entra e sai da empresa.

O Contador também pode trabalhar na regulamentação, sendo responsável por verificar quais impostos a empresa deve pagar. Além disso, deve cuidar para que todos os contratos estejam de acordo com a lei, do ponto de vista econômico e fiscal. Para isso, é importante estar sempre atualizado com as políticas fiscais do governo.

Boa parte do seu trabalho diz respeito a orientar o empresário sobre as questões contábeis. Nesse sentido, o Contador pode também prestar consultorias específicas a empresas de diversos portes, contribuindo para a tomada de decisão dos gestores.

Para exercer a profissão é preciso obter um registro junto ao Conselho Regional de Contabilidade (CRC).

A área de Ciências Contábeis abrange setores como:

  • Tributação
  • Recursos Humanos
  • Gerência Financeira
  • Perícias Judiciais e Contábeis.

Perfil do profissional formado em Ciências Contábeis

Senso de responsabilidade e ética são características importantes de um bom contador, pois ele lida com questões financeiras, tributárias, econômicas, contratuais e patrimoniais de uma empresa. Qualquer erro ou deslize pode representar prejuízos e multas.

Ter afinidade com números, ser organizado e disciplinado ajudará o contador a desempenhar suas atividades.

Um bom profissional da área de Ciências Contábeis precisa estar atualizado com relação às leis contábeis e empresariais vigentes no País. É fundamental acompanhar as mudanças impostas pelo governo no que diz respeito ao recolhimento de impostos, emissão de notas fiscais, etc.

Mercado de trabalho para quem faz Ciências Contábeis

O mercado de trabalho para profissionais da área de Contabilidade está bastante aquecido. O curso de graduação em Ciências Contábeis é oferecido por mais de mil universidades em todo o país, e ainda assim faltam profissionais qualificado para atender a demanda e o índice de empregabilidade é alto.

A contabilidade está entre as dez profissões com a maior taxa de ocupação do país. Uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revela que 93,87% dos profissionais de contabilidade estão empregados.

Sobre o curso superior em Ciências Contábeis

A graduação em Ciências Contábeis é do tipo bacharelado, tem duração média de quatro anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.

No início do curso o estudante aprende conceitos gerais sobre Matemática, Economia, Ciências Sociais e Teorias da Administração. Após esse período de formação básica, o aluno tem disciplinas mais específicas da prática da profissão de um contador, como por exemplo: Contabilidade Tributária, Custos, Orçamento Público, Perícia, Arbitragem, Controladoria, Administração Financeira, etc.

Para finalizar a graduação o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Ciências Contábeis

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Ciências Contábeis:

Veja também:

Quanto ganha um contador?

Ficou interessado na carreira em Ciências Contábeis? Gostaria de trabalhar como contador? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin