dcsimg
Ciências Sociais: curso, carreira e mercado

Ciências Sociais: curso, carreira e mercado

Ciências Sociais

A carreira em Ciências Sociais

O profissional formado em Ciências Sociais atua na análise dos hábitos e dos costumes de diversos grupos sociais, bem como suas características religiosas,  familiares, organização institucional e econômica. Essas análises acontecem com base em dados obtidos em pesquisas que podem ser solicitadas por empresas públicas ou privadas, para os mais diversos fins.

Um cientista social, título que é dado ao profissional formado em Ciências Sociais, estuda fenômenos da sociedade, tais como: migração, conflitos sociais e movimentos políticos. Com esse conhecimento, o cientista social pode atuar em projeções sociais e contribuir com campanhas políticas, ações governamentais, planos de desenvolvimento e projetos de urbanização.

Suas pesquisas podem ser direcionadas a três diferentes áreas: AntropologiaSociologia e Ciências Políticas. Esse direcionamento das pesquisas científicas  influencia na determinação do seu campo de atuação.

Na área de Ciências Políticas, um cientista social é bastante requisitado por partidos políticos para desenvolver e analisar pesquisas eleitorais, por exemplo.

Outro campo de atuação deste profissional é o da Educação. Ele pode ministrar aulas de Ciências Sociais para os ensinos fundamental e médio, ou atuar em universidades se optar por continuar seus estudos e fazer um mestrado ou doutorado.

Como o cientista social realiza muitas pesquisas, também é comum que esse profissional seja contratado por jornais e revistas para elaboração de artigos, colunas e matérias sobre assuntos sociais e políticos.

Perfil do profissional formado em Ciências Sociais

Boa parte do trabalho de um profissional formado em Ciências Sociais está na elaboração de pesquisas. Desta maneira, uma das principais características desse profissional é o gosto pela leitura. Capacidade de observação e interpretação também o ajudarão na realização de trabalhos científicos.

Facilidade na escrita e na comunicação são indispensáveis para quem pretende atuar como cientista social. Essa é uma área que trata do convívio social, então é importante que o cientista social tenha interesse por contribuir para o desenvolvimento social dos indivíduos.

Mercado de trabalho para quem faz Ciências Sociais

Um dos mercados em alta para cientistas sociais está nas organizações não governamentais (ONGs), que necessitam de profissionais qualificados para o planejamento e acompanhamento de suas ações.

Dentro da área de Ciências Políticas, o mercado também se mostra aquecido. No poder público, existe grande demanda de cientistas sociais em programas do poder executivo, bem como para colaborar com congressistas e os projetos do legislativo.

Caso o profissional faça a opção pela habilitação em licenciatura, pode atuar em escolas, institutos de educação, universidades e faculdades, de acordo com sua especialização.

Outra área com crescente contratação de cientistas sociais é a de produção de vídeos. Isso se deve ao crescimento da demanda por matérias e documentários nacionais sobre a realidade brasileira. O cientista social, nesse caso, é contratado para contribuir com as pesquisas do documentário e com a elaboração/revisão do roteiro.

Sobre o curso superior em Ciências Sociais

O curso superior em Ciências Sociais é oferecido nos graus de bacharelado e licenciatura. É possível cursar esta graduação nas modalidades presencial e a distância.

O curso dura em média quatro anos e sua grade curricular é composta basicamente por disciplinas da área de Ciências Humanas. Essa grade compreende estudos históricos da formação e ações das sociedades, Metodologias de Estudos e Pesquisas, Estudos Estatísticos, Antropologia, Sociologia, Psicologia, Ciência Política e Geografia Humana.

Onde estudar Ciências Sociais

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de graduação em Ciências Sociais:

Veja também:

Curso de Serviço Social

Você ficou interessado na carreira em Ciências Sociais? Gostaria de cursar uma faculdade nesta área? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin