dcsimg
Cinema: curso, mercado e onde estudar

Cinema: curso, mercado e onde estudar

Cinema

A carreira em Cinema

O profissional formado em Cinema é geralmente conhecido como cineasta, mas também pode receber o nome de realizador audiovisual. O aluno que se forma em Cinema tem uma ampla área de exploração, uma vez que a profissão o permite atuar em diferentes frentes.

O cineasta pode trabalhar em produções como filmes de animação, desenhos e filmes publicitários, contribuindo para a roteirização, criação dos personagens, direção, etc.

No aspecto de planejamento e gerenciamento, o cineasta pode trabalhar como diretor ou diretor de arte. O diretor, ou diretor geral, é quem controla a execução de um projeto, aprovando o roteiro, escolhendo o elenco, definindo iluminação e editando as cenas. Já a direção de arte trabalha nos aspectos visuais do projeto, como cores, cenários, figurinos e outros.

Na parte mais operacional da profissão, o profissional formado em cinema pode trabalhar com a captação e edição de som, escolhendo os equipamentos adequados de acordo com o local de gravação. Além de trabalhar com som e imagem, o cineasta pode realizar a continuidade de cenas, garantindo que ao retomar a gravação de uma cena, sejam mantidos os mesmos detalhes de figurino, peças e acessórios, maquiagem, posicionamento de câmera e outros.

O profissional formado em cinema atua também na fotografia, planejando a iluminação das cenas e os cenários adequados. Determinar a ordem das cenas, captar recursos necessários para gravações e a criação ou adaptação de histórias também são trabalhos realizados por um cineasta.

Perfil do profissional formado em Cinema

A criatividade é sem dúvida a maior característica do profissional formado em Cinema. O gosto pela Arte de modo geral ajuda o cineasta a planejar roteiros, cenários, etc.

É interessante que este profissional conheça as diferentes tecnologias relacionadas à produção audiovisual, e esteja sempre atualizado quanto às novas tendências no setor.

Mercado de trabalho para quem faz Cinema

Quando pensamos no mercado de trabalho para cineasta logo lembramos da produção de filmes para as telonas do Cinema. Porém, é na TV que este profissional encontra as melhores oportunidades de emprego.

Os canais de televisão, sejam de rede aberta ou fechada, contratam profissionais formados em Cinema para atuarem na produção de propagandas, programas, reportagens, documentários, novelas, humorísticos e seriados, entre outros.

Outro setor que está em alta é a produção de vídeos corporativos. Nessa área, o cineasta atua  na roteirização, filmagem e edição, produção e finalização de vídeos ou filmes de curta duração para a exposição da imagem de uma determinada empresa.

Sobre o curso superior em Cinema

Ainda são poucas as instituições de ensino superior que oferecem a graduação em Cinema. A maior parte dos cursos oferece apenas a habilitação de bacharelado, mas também é possível encontrar cursos de licenciatura em Cinema. A duração média do curso é de quatro anos.

O objetivo da faculdade é capacitar profissionais para a realização de produções cinematográficas de diferentes gêneros e formatos. Além da tradicional produção de longa-metragem, o estudante de Cinema aprende sobre a teoria, prática, roteirização e crítica cinematográficas para os mais diversos tipos de mídias contemporâneas.

O curso alia disciplinas teóricas com atividades práticas durante as quais o aluno tem a oportunidade, ainda na faculdade, de realizar suas primeiras produções audiovisuais.

Cursos de tecnólogo na área de Cinema

Você sabia que é possível ingressar no mercado de trabalho do audiovisual mais rapidamente? O caminho é fazer um curso superior de tecnologia, também conhecido como tecnológico ou tecnólogo.

Com duração média de dois anos e meio, os cursos de tecnólogo são mais focados em um nicho específico de atuação. E quem curte cinema vai encontrar várias opções no “eixo tecnológico” (que é como o MEC organiza as áreas de conhecimento) de Produção Cultural e Design. Entre eles, destacamos:

Produção Audiovisual: nesse curso o aluno aprende a produzir e captar imagens, operar equipamentos de cinema e vídeo, interpretar visualmente roteiros, gerenciar setores técnicos e coordenar equipes de produção. O perfil “mão na massa” desse profissional permite trabalhar em empresas de audiovisual, cinema, televisão, rádio, publicidade e propaganda, conteúdo digital e de eventos
Fotografia: envolve desde a captação de imagens até a direção de equipes de produção fotográfica. Empresas cinematográficas, televisivas, de comunicação e de publicidade e propaganda estão entre os principais empregadores desse tecnólogo.

Faculdades reconhecidas pelo MEC

As opções de bacharelado em Cinema, como falamos, não são muito numerosas no Brasil. Você vai encontrá-lo em algumas universidades públicas, como as federais de Santa Catarina (UFSC), do Recôncavo da Bahia (UFRB) e de Minas Gerais (UFMG). Entre as particulares, destacamos a Universidade Estácio de Sá (UNESA).

Entre as instituições reconhecidas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação (MEC) que oferecem cursos de tecnólogo ligados à área de cinema, selecionamos as seguintes:

Por que destacamos as faculdades acima? Porque todas elas dispõem de laboratórios modernos e bem equipados (fundamental para quem quer chegar no mercado de trabalho já familiarizado com técnicas e equipamentos de ponta), além de oferecerem uma série de vantagens financeiras aos seus alunos – participam de programas de bolsas de estudos e financiamentos governamentais, como o ProUni e o FIES, além de conduzirem iniciativas próprias de bolsas de estudos, descontos e parcelamento de mensalidades. Ou seja: não é por falta de ajuda que você vai deixar de fazer a faculdade dos seus sonhos!

Veja também:

Produção Audiovisual

Você se interessa pela carreira em Cinema? Gostaria de cursar uma faculdade nesta área? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin