dcsimg
Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

Comunicação Social: saiba mais sobre essa carreira

A carreira em Comunicação Social

O profissional da área de Comunicação Social lida com a linguagem e a maneira como os indivíduos se comunicam.

Assim como existem diversas maneiras possíveis de nos comunicarmos e transmitirmos alguma mensagem, a profissão em Comunicação Social possui vários campos de atuação e várias habilitações em cursos de graduação.

Conheça alguns dos campos de atuação mais comuns para profissionais de Comunicação Social e as atividades que podem ser desempenhadas em cada um deles:

1. Cinema – Realiza produções audiovisuais para cinema, televisão e internet. Escreve roteiros, prepara cenários, dirige o elenco e cuida da edição de som e imagem. Um dos setores que têm crescido muito nesta área é o de produção de vídeos corporativos para lançamentos de novos produtos, fortalecimento de marca, vídeos institucionais ou até de treinamentos para funcionários.

2. Jornalismo – Atua na divulgação de notícias. Escreve colunas e artigos para jornais, revistas e internet, realiza entrevistas e apresenta telejornais. Este profissional investiga a veracidade de fatos e transmite informações adequando sua linguagem aos diferentes meios de comunicação e ao público alvo. Um jornalista pode atuar também na comunicação empresarial.

3. Publicidade e Propaganda – Promove novos produtos e serviços. Realiza pesquisas de mercado e cria campanhas publicitárias para os mais diversos meios de comunicação. Também faz a arte de embalagens de produtos e desenha logotipos. Cria textos e imagens para anúncios, banners para a internet, comerciais para a TV, etc.

4. Relações Públicas – Constrói e promove a imagem de empresas e instituições perante o público geral. Precisa conhecer bem a empresa, seus valores e objetivos para então construir uma boa imagem para os próprios funcionários e clientes. Desenvolve canais de comunicação com os clientes, organiza eventos para divulgação da marca, realiza pesquisas de opinião e atua em projetos sociais da organização. Além de representar empresas, um profissional da área de Relações Públicas pode trabalhar para pessoas físicas, como políticos, atletas ou artistas.

Além destas, existem outras áreas onde um profissional de Comunicação Social pode atuar, tais como: Produção Editorial, Multimídia, Mídia Eletrônica, Rádio, Televisão, Internet e muito mais.

Perfil do profissional formado em Comunicação Social

Como o nome da profissão sugere, um profissional formado em Comunicação Social deve ter excelente capacidade de se comunicar.

Além de se expressar com clareza e objetividade, faz parte do trabalho deste profissional investigar sobre as informações que está transmitindo a fim de garantir que estejam corretas e sejam relevantes para o público.

Mercado de trabalho para quem faz Comunicação Social

O mercado de trabalho para as mídias tradicionais como televisão, jornal e rádio, principalmente nas capitais do país, está saturado. Porém, o profissional que acompanha as novas tecnologias e tendências do setor encontra melhores oportunidades de emprego.

Mídias digitais e comunicação empresarial são áreas que buscam profissionais formados em Comunicação Social.

Os grandes centros urbanos, principalmente nas regiões Sul e Sudeste do país, concentram o maior número de vagas para este profissional.

Sobre o curso superior em Comunicação Social

Antes mesmo de prestar o vestibular o aluno deve escolher qual habilitação ele gostaria de cursar. A maioria dos cursos apresenta a especialidade em seu nome, como por exemplo: “Comunicação Social – Jornalismo” ou “Comunicação Social – Produção Editorial”. Outros cursos são chamados apenas de “Comunicação Social”, neste caso vale a pena fazer uma pesquisa sobre as disciplinas do curso para descobrir qual o seu enfoque.

A duração média desta graduação é de 4 anos, e é possível encontrar o curso nas modalidades presencial e a distância.

A estrutura curricular do curso possui algumas disciplinas que são comuns a todas as habilitações, como é o caso das matérias que abordam teorias da Comunicação, Ciências Humanas e Políticas, Língua Portuguesa e Sociologia.

Onde estudar Comunicação Social

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Comunicação Social:

Veja também:

Curso de Comunicação Social

Você gostaria de seguir carreira em alguma das áreas da Comunicação Social? Já está cursando uma faculdade em alguma destas especializações? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin