dcsimg
Administração Pública: saiba mais sobre este curso

Administração Pública: saiba mais sobre este curso

O Curso

O curso de bacharelado em Administração Pública existe há quase 40 anos no Brasil e a instituição pioneira em oferecê-lo foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV), tendo como objetivo formar profissionais capacitados a gerenciar de forma eficiente e eficaz as organizações públicas de acordo com o interesse público, como a educação, cultura, segurança e saúde, por exemplo, a nível federal, estadual ou municipal seguindo aos princípios da legalidade, moralidade e ética.

De uma forma geral, no decorrer do curso os alunos encontram um amplo estudo das ciências sociais, gestão e políticas públicas, conciliando a capacidade de articulação, negociação e tomada de decisão, além de um grande suporte às questões em níveis internacionais.

Durante o curso, além das aulas teóricas são realizados inúmeros seminários e estudos de caso, objetivando criar uma visão sistêmica sobre o funcionamento empresarial. Para se formar em Administração Pública, é necessário realizar o trabalho de Conclusão de Curso.

O curso tem duração média de 4 anos e ao formado é dado o título de Bacharel em Administração Pública.

Grade do Curso

A grade desse curso é composta por diversas matérias, como:

  • Políticas Públicas;
  • Cálculo;
  • Matemática Financeira;
  • Ciências Sociais;
  • Psicologia;
  • Teorias da Administração;
  • Economia;
  • Contabilidade;
  • Ciência Política;
  • Direito;
  • Administração Estratégica.

Onde estudar Administração Pública

Confira algumas universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Administração Pública

Você pode consultar todos os cursos de Administração Pública reconhecidos pelo MEC no portal e-mec.

A profissão

O bacharel em Administração Pública é a pessoa responsável pelo planejamento, organização, direção e controle da Gestão Pública a nível federal, estadual ou municipal. Conheça as qualidades do curso, as matérias que são estudadas e a média salarial inicial para um egresso.

O profissional formado em Administração Pública pode atuar em diversas áreas do setor público. Pode atuar também prestando consultorias, atua também junto a empresas não governamentais e auxiliando empresas privadas que prestam serviço junto ao setor público.

Pode desempenhar funções auxiliando na Formulação, Implantação e Avaliação na oferta de serviços à sociedade, como: educação, saúde, cultura, esporte e etc. Além da atuação dentro das organizações nas áreas de Recursos Humanos, Processos e operações e finanças.

Pode ser utilizado também para ingressar no meio político, para isso além do conhecimento teórico adquirido nas salas de aula, também serão necessários outros fatores pessoais inerentes à aspiração desejada.

É um curso muito indicado também àquelas pessoas que estão em busca de estabilidade e pretendem fazer carreira no funcionalismo público por meio dos concursos, pois no decorrer inúmeras matérias abordadas são exigidas nessas provas.

Com a crescente necessidade de transparência no serviço público, é grande a procura desses profissionais em prefeituras e organizações do governo para agilizar o processo e aperfeiçoar a utilização das verbas recebidas.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho é muito amplo e o profissional é visto com bons olhos, pois pode atuar em diversos segmentos da administração, como técnico, assessor ou consultor nas áreas de recursos humanos, marketing, produção e finanças, por exemplo. Segundo o Conselho Federal de Administração, o salário médio inicial para o egresso é de R$ 2.779,50.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin