dcsimg
Conheça o curso técnico em Mecânica Industrial

Conheça o curso técnico em Mecânica Industrial

Técnico em Mecânica Industrial

Habilitação:
Técnico em Mecânica Industrial
Duração do Curso:
2 anos, em média.
Área:
Exatas
Atributos do Profissional:
Capacidade de controlar equipamentos mecânicos e habilidades para utilizar técnicas de montagem.

A carreira no curso técnico em Mecânica Industrial

O profissional formado no curso técnico de Mecânica Industrial possui possibilidade de atuar nas áreas de montagem, construção, reparo e manutenção de equipamentos mecânicos. Faz a supervisão de produtos e materiais mecânicos, utiliza equipamentos de precisão para averiguar as condições de produção desses materiais e presta assistência técnica para venda e compra de máquinas.

O profissional desse campo também realiza manutenções preventivas, inspecionando os sistemas de manufaturas e os componentes das máquinas. Também faz modificações e lubrificações em todos os tipos de equipamentos que estejam dentro do seu campo de conhecimento. Pode ainda trabalhar com automação e desenvolvimento de projetos empresariais.

O curso técnico em Mecânica Industrial

O curso técnico em Mecânica Industrial tem como principal objetivo fornecer conhecimentos para que o aluno esteja capacitado a atuar na elaboração de ferramentas, projetos, equipamentos mecânicos e máquinas, aplicando os procedimentos de instalação de maquinários. Também fornece habilidades para que o aluno controle os processos de fabricação através da aplicação das técnicas de medição.

O curso também capacita os alunos para que eles possam supervisionar materiais e equipamentos mecânicos. Os técnicos em Mecânica Industrial são responsáveis ainda pela revisão de projetos e plantas, determinação de problemas técnicos e remanejamentos de peças.

Os estudante possuem disciplinas de diversas áreas, incluindo matérias de desenho, nas quais aprendem as técnicas e as normas utilizadas pelas empresas. Vale ressaltar que o curso técnico em Mecânica Industrial se difere do curso de Engenharia Mecânica.

Oportunidades no mercado de trabalho

O campo de atuação para o profissional formado no curso técnico em Mecânica Industrial é amplo. Pode trabalhar na elaboração de pesquisas industriais no campo da mecânica com o intuito de fornecer melhorias dos materiais e das propriedades mecânicas, na confecção de ferramentas e em tratamentos térmicos de peças mecânicas.

Os técnicos em Mecânica Industrial trabalham também na projeção de peças, fazendo desenhos que serão utilizados para a confecção de novas peças e máquinas. Pode atuar na indústria automotiva, de fertilizantes, no setor químico, entre outros.

São inúmeros os tipos de empresa que esse profissional pode atuar, mas é importante lembrar que ele deve escolher qual área melhor se encaixa nas suas preferências.

Grade curricular

As principais disciplinas ofertadas no curso técnico de Mecânica Industrial são:

  • Matemática aplicada;
  • Eletrotécnica;
  • Processos de usinagem;
  • Desenho técnico;
  • Máquinas térmicas;
  • Resistência dos materiais;
  • Controle de qualidade;
  • Manutenção mecânica;
  • Gestão industrial;
  • Hidráulica e pneumática.

Melhores Faculdades

Os cursos técnicos são ofertados em menor quantidade quando comparados aos cursos de graduação. Porém, grande parte das instituições de ensino superior ofertam esses cursos. Vale lembrar que os alunos devem verificar se as faculdades possuem reconhecimento do MEC, pois somente assim o curso possui validade e o estudante receberá um diploma ao se formar. Porém, o curso de Mecânica Industrial ainda não é ofertado em nenhuma instituição reconhecida pelo MEC. Mas o aluno pode optar pelos cursos de Fabricação Mecânica, Mecânica de Precisão e Mecânica de Soldagem. As principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem esses cursos são:

  • Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATEC) – São Paulo;
  • Faculdade Educacional de Araucária (FACEAR) – Paraná;
  • Universidade Cidade de São Paulo (UNICID) – São Paulo;
  • Faculdades Integradas de Cruzeiro (FIC) – São Paulo;
  • Faculdade de Tecnologia de Taubaté (ETEP) – São Paulo;
  • Faculdade de Tecnologia SENAI Jaraguá do Sul (FATEC) – Santa Catarina;
  • Centro Universitário de Itajubá (FEPI) – Minas Gerais;
  • Centro Universitário Salesiano de São Paulo (UNISAL) – São Paulo;
  • Centro Universitário de Votuporanga (UNIFEV) – São Paulo.

Curso técnico em Mecânica Industrial: pontos positivos

O técnico em Mecânica Industrial possui um amplo campo de atuação, podendo trabalhar em todos os tipos de empresas. Além disso, em algumas cidades, há instituições de ensino superior que ofertam o curso técnico em Mecânica Industrial gratuitamente, facilitando o acesso a ele. Outra vantagem do curso é a remuneração do profissional, que varia em torno de R$ 1.500,00 e R$ 3.000,00.

Curso técnico em Mecânica Industrial: pontos negativos

Uma das desvantagens do curso técnico em Mecânica Industrial é o trabalho, que exige muita força física, de alguns campos de atuação, porque o profissional necessita trabalhar com equipamentos pesados.

E você, já decidiu qual área do curso técnico de Mecânica Industrial irá seguir? Então conte para gente!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin