dcsimg
Desenho Industrial: profissão, carreira e mercado

Desenho Industrial: profissão, carreira e mercado

A carreira em Desenho Industrial

O profissional formado em Desenho Industrial é conhecido como desenhista industrial e é responsável pela elaboração de desenhos e croquis que irão possibilitar o desenvolvimento de diversos produtos. Esses desenhos técnicos definem aspectos construtivos e de estética.

O desenho industrial é utilizado em empresas de fabricação mecânica e de produção, indicando formas, medidas, proporções, escalas, materiais e ainda por vezes processos de fabricação.

Esse profissional pode atuar em empresas de pequeno, médio e grande porte. Em empresas de grande porte, é comum que o desenhista industrial fique responsável pela elaboração do desenho do produto, trabalhando junto de uma equipe de designers de produto, engenheiros mecânicos e engenheiros de materiais.

Em algumas empresas, o desenho industrial é elaborado diariamente de acordo com o tipo de serviço solicitado pelos clientes, o que exige que a linha de produção receba o desenho industrial com as informações para a produção dos produtos desejados.

Perfil do profissional formado em Desenho Industrial

O Desenho Industrial é elaborado a partir dos princípios de geometria plana e espacial. Isso quer dizer que quem trabalha com desenhos industriais deve gostar de Cálculo e  Geometria, ser capaz de realizar análises críticas e certamente de desenhar.

A capacidade de sintetizar informações de forma gráfica é fundamental para o desenhista industrial, já que é necessário reunir diversas características (material, funcionalidade, estética, etc.) para constituir um desenho industrial.

Outra característica fundamental a esse profissional é a capacidade de trabalhar em equipe.

Mercado de trabalho para quem faz Desenho Industrial

O mercado de trabalho para desenhistas industriais é muito competitivo, o que exige que o profissional procure se diferenciar para ter destaque em sua área. As empresas buscam por profissionais que tenham criatividade em seu trabalho e que consigam se adaptar em diferentes grupos e situações.

O desenvolvimento de produtos não é algo simples, o que gera uma certa pressão na equipe de trabalho em virtude de prazos de entrega. Nesse sentido, um profissional que trabalha bem sob pressão conseguirá um destaque no mercado de trabalho.

Além de competitivo, o mercado de trabalho para desenhista industrial pode se tornar restrito, uma vez que algumas empresas adotam a estratégia de utilizar profissionais de outras áreas, agregando em suas funções as atividades relacionadas ao Desenho Industrial. Assim, algumas empresas atribuem, estrategicamente, a elaboração de desenho industrial a engenheiros mecânicos, designers de produto, ou engenheiros de produção.

As melhores oportunidades de emprego para este profissional estão nas empresas de grande porte. Isto porque grandes organizações costumam ter por estratégia criar equipes de pesquisa e desenvolvimento de projetos, formando um time diversificado com profissionais especializados.

Sobre o curso superior em Desenho Industrial

Por se tratar de uma formação voltada para a indústria, alguns conhecimentos de base são necessários, como Teorias de Fabricação, Metodologias de Desenvolvimento de Projetos, Princípios Mecânicos e Geometria.

Após o aluno aprender os fundamentos iniciais, o curso passa a desenvolver outras  capacidades, como a elaboração de desenhos através de técnicas específicas. Também faz parte da grade curricular do curso o uso de ferramentas  computacionais gráficas.

O curso também prevê que o aluno precise conhecer sobre Estética, Design, Materiais e Comunicação. Assim, a grade curricular do curso compreende disciplinas que possibilitam ao aluno obter esses conhecimentos e aplicá-los em suas atividades como desenhista industrial.

O curso tem duração média de 4 anos, sendo encontrado somente na modalidade de ensino presencial. O título que o aluno recebe ao concluir o curso é de bacharel em Desenho Industrial.

Onde estudar Desenho Industrial

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Desenho Industrial:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Curso de Design Gráfico

Você ficou interessado em seguir carreira em Desenho Industrial? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin