dcsimg
Design de Games: curso e mercado de trabalho

Design de Games: curso e mercado de trabalho

Curso de Design de Games

O designer de games é o responsável por projetar e criar jogos para computador, celulares, tablets e videogames.

Conheça a carreira na área de Design de Games, como está o mercado de trabalho para este profissional e onde cursar esta graduação!

A Carreira de Design de Games

O profissional da áre de Design de Games projeta e desenvolve jogos eletrônicos. Ele participa de todos os processos que envolvem a criação de games, desde a definição das regras do jogo até os testes finais, passando pela criação e animação dos personagens, definição do roteiro e a animação das telas.

Grande parte dos profissionais desta área trabalham no ramo do entretenimento, criando jogos para computadores, videogames, redes sociais, celulares, entre outros. Porém, outros setores estão em crescimento e cada vez mais ganhando espaço em agências de desenvolvimento de games. São eles:

  • Jogos educacionais.
  • Simulações médicas, de operação de equipamentos complexos, etc.
  • Jogos feitos para empresas, como peças de marketing.
  • Simulação de negócios, utilizada em treinamentos.

Perfil Profissional do Designer de Games

Profissionais da área de Design de Games devem gostar de tecnologia e ter afinidade com linguagens de programação.

Geralmente o desenvolvimento de jogos eletrônicos envolve o trabalho de vários profissionais. Saber trabalhar em equipe e ter boa comunicação são características importantes, pois o designer de games  precisa, por vezes, explicar com objetividade e clareza o trabalho que está realizando para outros membros do time.

A exemplo do que acontece com outros profissionais de TI, o designer de games precisa estar sempre atualizado sobre as tendências e mudanças na área tecnológica.

Mercado de trabalho para quem faz Design de Games

O Brasil é o quarto maior mercado consumidor de videogames do mundo, o que torna o mercado de trabalho para profissionais desta área bastante promissor.

Além do mercado nacional, cada vez mais as agências de desenvolvimento de jogos estão desenvolvendo games para outros países.

Outra opção de carreira que está em alta para designers de games é o desenvolvimento de conteúdos e aplicativos para celulares e tablets.

Sobre o curso superior em Design de Games

A graduação em Design de Games, também conhecida como Jogos Digitais, é oferecida na habilitação de bacharelado ou como curso tecnológico.

A estrutura curricular do curso conta com disciplinas que capacitam o aluno a utilizar softwares específicos de edição de imagens, construção gráfica, animação de personagens, modalagem de cenários, entre outros.

A maior parte das disciplinas alia teoria e prática e, ao final da faculdade, o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Design de Games

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Design de Games ou de Jogos Digitais:

Veja também:

Jogos Digitais

Você gostaria de seguir carreira na área de Design de Games? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin