dcsimg
Enfermagem: saiba sobre a carreira e onde cursar

Enfermagem: saiba sobre a carreira e onde cursar

O enfermeiro é o profissional da área da saúde que acompanha e cuida de pacientes prestando todo tipo de assistência e garantindo a aplicação correta do tratamento médico.

Muitas vezes é o enfermeiro quem realiza os primeiros cuidados em pacientes acidentados ou em crises. Ele presta os primeiros socorros, faz curativos, administra medicamentos e coleta amostras para exames.

O profissional de Enfermagem auxilia médicos durante cirurgias, exames, tratamentos ou recuperações pós-cirúrgicas.

Trabalhar em hospitais e clínicas médicas é o caminho mais natural para quem se forma em Enfermagem. Nestes ambientes o enfermeiro atua em unidades de pronto atendimento, realiza triagens e atua juntamente com a equipe médica seguindo suas orientações.

Além da assistência médica, existem outras áreas onde um enfermeiro pode atuar. Conheça algumas delas e as principais atividades desenvolvidas por este profissional:

1. Assistência Domiciliar – Cuida de pacientes em suas próprias casas, pessoas que receberam alta de hospitais e ainda necessitam de cuidados especiais durante o tratamento. Também cuida de pessoas idosas ou com doenças crônicas mesmo em períodos em que não estão doentes.

2. Enfermagem de Resgate – Trabalha juntamente com equipes de salvamento, prestando os primeiros socorros a vítimas de calamidades ou acidentes.

3. Enfermagem do Trabalho – Atua dentro de organizações prestando atendimento ambulatorial para funcionários da empresa. Também elabora programas de prevenção da saúde e orienta os colaboradores sobre primeiros socorros.

4. Ensino – Atua como professor em cursos técnicos e faculdades. Realiza palestras e cursos sobre cuidados com a saúde e primeiros socorros.

5. Pesquisa Clínica – Realiza pesquisas sobre novos medicamentos, estuda sobre epidemias e atua no desenvolvimento de novas drogas.

A carreira em Enfermagem é regulamentada no Brasil, e o profissional deve obter um registro no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) para exercer a profissão.

Perfil do profissional formado em Enfermagem

Cuidar de pessoas é a base do trabalho de um enfermeiro. Na maior parte dos casos este profissional lida com pacientes bastante fragilizados que, além de cuidados médicos, precisam de apoio emocional.

Neste aspecto, um bom enfermeiro precisa ser humanista, saber ouvir as pessoas e entender o que elas necessitam e servi-las.

Ter controle das próprias emoções e caráter prático ajudará este profissional em situações de emergência, resgate ou salvamentos.

Mercado de trabalho para quem faz Enfermagem

A região Sudeste é a que concentra o maior número de empregadores de enfermeiros no País. Porém, é também a região com o maior número de profissionais desta área e é um mercado bastante saturado.

Por outro lado, nas outras regiões do Brasil existe carência de profissionais especializados em Enfermagem.

A Fundação Oswaldo Cruz  (Fiocruz), por iniciativa do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), divulgou em maio de 2015 uma pesquisa que revela o perfil dos profissionais em Enfermagem.

Dados da pesquisa revelam que 80% dos profissionais desta área possuem formação técnica, enquanto 20% são enfermeiros graduados em curso superior. Sendo que mais da metade dos enfermeiros graduados, 53,9% se concentra na região Sudeste.

Sobre o curso superior em Enfermagem

A graduação em Enfermagem pode ser do tipo bacharelado ou licenciatura. Tem duração média de cinco anos e é possível cursá-la nas modalidades presencial e a distância.

O objetivo desta faculdade é formar profissionais capazes de promover, prevenir , recuperar e manter a saúde. No início do curso, o estudante aprende sobre Biologia, Anatomia, Histologia, etc. Na sequência, o curso começa a apresentar disciplinas mais específicas sobre a prática da Enfermagem em diversas situações, como por exemplo: partos, cirurgias, tratamentos, unidades de terapia intensiva, entre outros.

O curso conta com muitas atividades práticas em laboratório onde o aluno tem a oportunidade de testar seus conhecimentos e aprender a realizar procedimentos.

Onde estudar Enfermagem

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Enfermagem:

Veja também:

Quanto ganha um enfermeiro?

Você tem interesse em seguir carreira na Enfermagem? Gostaria de cursar uma faculdade ou um curso técnico? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar

Facebook Twitter Google Linkedin