dcsimg
Engenharia Agrícola

Engenharia Agrícola

O setor Agrícola é extremamente significativo para a economia do Brasil e responde por cerca de 20% do seu Produto Interno Bruto (PIB).

O Engenheiro Agrícola desempenha importante papel neste setor, cuidando dos processos de produção, projetando equipamentos e aplicando técnicas nas lavouras e criações.

Conheça melhor a rotina do Engenheiro Agrícola, onde estudar e o mercado de trabalho para este profissional!

A profissão de Engenheiro Agrícola

O Engenheiro Agrícola é o profissional responsável pelo planejamento e execução de sistemas de produção agrícola e de processos agroindustriais. Ele faz também a gestão dos recursos naturais e dos sistemas de irrigação e drenagem, evitando a erosão do solo e a poluição de mananciais.

Sua formação permite ainda que acompanhe a comercialização e distribuição de produtos derivados do agronegócio.

Confira as principais atividades que um Engenheiro Agrícola pode desempenhar em diferentes etapas desse importante segmento da economia:

  • Irrigação e Drenagem: Construir açudes, barragens, sistemas de irrigação e drenagem voltados à conservação ambiental.
  • Infraestrutura: Projetar e construir estufas, estábulos e silos, zelando pelas condições ideais de climatização.
  • Automação e Mecânica: Monitorar equipamentos e dispositivos mecânicos, elétricos, eletrônicos, magnéticos ou ópticos.
  • Eletrificação: Instalar fontes de energia hidráulica, elétrica, solar ou bioenergéticas.
  • Mecanização: Projetar e construir equipamentos mecânicos para todas as etapas da produção. Prestar assistência técnica a agricultores.
  • Planejamento: Gerenciar empresas agropecuárias, fazendo previsão de safras e propondo métodos para gestão dos recursos.
  • Qualidade: Aumentar a produtividade e a qualidade dos produtos por meio da avaliação e monitoramento dos processos e seus resultados.
  • Saneamento: Projetar estações de tratamento de esgoto, dejetos agrícolas e sistemas de água residual.
  • Pós-colheita: Planejar e coordenar os sistemas de embalagem, armazenamento, beneficiamento e transporte das safras.

 

Mercado de trabalho

Quem se forma em Engenharia Agrícola encontra trabalho com facilidade, em todas as regiões do Brasil pois o setor tem grande importância na economia do País e precisa de profissionais qualificados. A crescente exigência de certificações para exportação de produtos também fomenta a contratação deste Engenheiro, assim como a inovação tecnológica de máquinas e processos, que vem abrindo novas frentes de trabalho para este profissional. Confira as instituições que mais contratam o Engenheiro Agrícola:

  • Fazendas
  • Cooperativas
  • Usinas de biocombustível
  • Indústria de máquinas e implementos
  • Companhias de armazenamento
  • Instituições de ensino e pesquisa
  • Empresas de consultoria
  • Comércio e assistência técnica de produtos e equipamentos

O curso superior de Engenharia Agrícola

O curso de Engenharia Agrícola é do tipo bacharelado, dura em média cinco anos e tem grande concentração de disciplinas das Ciências Exatas.

Os alunos são preparados para atuar desde o planejamento da produção agrícola e agroindustrial até a comercialização dos produtos.

Nos dois primeiros anos do curso, o foco é em disciplinas das Ciências Exatas, como Física, Matemática, Estatística, Informática e Química. A partir do terceiro ano, as matérias abordam as especialidades da profissão, como: Planejamento e Administração de Agronegócios, Sistemas de Produção Animal e Vegetal, Pós-colheita, Mecanização Agrícola, Irrigação e Drenagem.

O curso de Engenharia conta com práticas de laboratório e atividades de campo. Nos últimos semestres o estudante deve fazer um estágio supervisionado e, ao final, um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Esta graduação também pode ser oferecida com o nome de Engenharia Agrícola e Ambiental.

Onde estudar Engenharia Agrícola

O curso de Engenharia Agrícola é encontrado com mais facilidade em universidades públicas. Confira algumas das instituições, reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), que oferecem esta formação:

Veja também:

Quanto ganha um agrônomo?

Ficou interessado em seguir carreira no setor? Pretende estudar Engenharia Agrícola? Conte pra gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin