dcsimg
Engenharia Ambiental: saiba mais sobre essa carreira

Engenharia Ambiental: saiba mais sobre essa carreira

O curso de Engenharia Ambiental está voltado para o desenvolvimento sustentável, integrando as dimensões social, ecológica, tecnológica e econômica do meio ambiente. O principal objetivo é desenvolver técnicas de preservação do ar, da água e do solo. Além disso, estuda os problemas do meio ambiente para o projetar, operar e construir sistemas de esgoto e água, sempre respeitando os limites de exploração ambiental.

Sobre o curso de Engenharia Ambiental

O curso de graduação em Engenharia Ambiental possui uma grade multidisciplinar, englobando as áreas de Biológicas, Exatas e Ciências Sociais. Aulas de Física, Matemática e Química se mesclam com aulas de Geologia, Hidrologia, Ecologia e Topografia.

Os dois primeiros anos de curso incluem matérias comuns a todos os cursos de Engenharia. Após isso, são ministradas matérias com conteúdos mais específicos do curso de Engenharia Ambiental, como Hidráulica Ambiental, Avaliação dos Impactos Ambientais e Tratamento de Resíduos, entre outros. O curso tem duração média de cinco anos e é oferecido na modalidade de bacharelado.

Em algumas instituições de ensino superior é oferecido com nomes diferentes, como: Engenharia Ambiental Sanitária, Engenharia de Recursos Hídricos e do Meio Ambiente e Engenharia Sanitária.

Essa formação está disponível nos formatos presencial e a distância (EAD). Vale lembrar que o diploma de Engenharia Ambiental obtido em uma faculdade EAD reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) vale tanto quanto o presencial!

Grade do curso de Engenharia Ambiental

A grade curricular básica do curso de Engenharia Ambiental possui matérias como:

  • Cálculo
  • Geometria Analítica
  • Física
  • Química Geral e Inorgânica
  • Mecânica dos Materiais
  • Química Ambiental
  • Geotecnia Ambiental
  • Saúde e Higiene Ambiental
  • Planejamento e Gestão Ambiental
  • Estatística Aplicada

A profissão de Engenheiro Ambiental

O profissional formado em Engenharia Ambiental pode atuar em todas as áreas relacionadas ao meio ambiente.

A principal função de Engenheiro Ambiental é desenvolver técnicas para a preservação do meio ambiente através do planejamento, coordenação e administração de estações de tratamento de esgoto, redes de distribuição da água e descarte do lixo.

Além disso, o Engenheiro Ambiental está apto a desenvolver técnicas de preservação ambiental utilizando as tecnologias disponíveis. Avalia ainda o impacto de obras no meio ambiente com o intuito de prevenir a poluição da água, do solo e do ar.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia Ambiental

O mercado de trabalho para o profissional formado em Engenharia Ambiental oscila de acordo com a situação econômica do país.

Atualmente encontra-se em expansão, devido ao aquecimento da economia e o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) para o saneamento.

O Engenheiro Ambiental pode atuar em diversas áreas, tanto do setor público, quanto do privado, como: manejo e gestão das águas, saneamento, saúde pública e manejo ambiental, entre outras. As regiões que oferecem as melhores oportunidades para o profissional formado nessa área são a Sudeste e a Sul, devido à grande concentração de indústrias.

Onde estudar Engenharia Ambiental

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia Ambiental:

Veja também:

Engenharia Florestal

Você tem interesse na carreira de Engenharia Ambiental? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin