dcsimg
Engenharia da Computação: profissão e mercado

Engenharia da Computação: profissão e mercado

A carreira em Engenharia da Computação

O profissional formado em Engenharia da Computação é capaz de projetar e construir hardware e software.

O hardware consiste na parte física do computador, suas estruturas e componentes e seus periféricos (como teclado, mouse e monitor). Nessa área, o engenheiro de computação faz a integração de circuitos eletrônicos da máquina e desenvolve placas de ligação entre o equipamento e seus acessórios.

Na área de desenvolvimento de software o engenheiro da computação cria programas de computadores e aplicativos para os mais diversos fins.

Outra área em que um engenheiro da computação pode atuar é o campo da automação industrial e robótica. Ele desenvolve robôs e sistemas digitais para fábricas e indústrias.

Também é comum este profissional atuar no suporte e gerenciamento de redes de computadores em empresas de grande porte.

A carreira acadêmica é outra opção para um engenheiro da computação, que pode ministrar aulas para cursos técnicos e profissionalizantes. Para os que optam por continuar seus estudos fazendo mestrado e doutorado existe a opção de trabalhar em universidades como professores e pesquisadores.

Para exercer a profissão de engenheiro da computação é necessário, além do diploma de bacharel em uma instituição credenciada pelo MEC, obter um registro junto ao CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Perfil do profissional formado em Engenharia da Computação

Um bom engenheiro da computação deve ter afinidade com Matemática, gostar de tecnologia e linguagens de programação.

Como qualquer profissional da área de tecnologia, este engenheiro precisa acompanhar os avanços científicos e tecnológicos da área em que atua. Estar atualizado sobre as novidades é essencial para se manter competitivo no mercado de trabalho.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia da Computação

O mercado de trabalho para profissionais formados em Engenharia da Computação está em alta e em constante crescimento. O engenheiro da computação é um profissional bastante versátil e atua em vários setores da indústria.

Algumas das principais indústrias que contratam engenheiros da computação são:

  • Automobilística
  • Informática
  • Farmacêutica
  • Telecomunicações

Este profissional encontra boas oportunidades de emprego também em bancos, instituições financeiras, empresas de comércio eletrônico e de consultoria tecnológica.

As regiões Sul e Sudeste concentram o maior número vagas para profissionais desta área. Porém, em qualquer polo industrial do País existe uma demanda por engenheiros da computação.

Sobre o curso superior em Engenharia da Computação

A graduação em Engenharia da Computação é do tipo bacharelado, tem duração de cinco anos e na maioria dos casos é cursada em período integral.

A estrutura curricular do curso é formada por disciplinas de Matemática, Física, Química e Computação. O objetivo do curso é formar profissionais capazes de trabalhar com hardware e software. Os estudantes terminam a graduação com conhecimentos aprofundados em: Eletrônica Digital, Tecnologia de Programação, Engenharia de Software, Organização do Hardware e Inteligência Artificial.

Ao final da faculdade o aluno deve realizar um estágio obrigatório e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Engenharia da Computação

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia da Computação

Veja também:

Curso de Engenharia mecatrônica

Você tem interesse por tecnologia? Gostaria de seguir carreira na área de Engenharia da Computação? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin