dcsimg
Engenharia de Minas: conheça o curso e onde estudar

Engenharia de Minas: conheça o curso e onde estudar

A carreira em Engenharia de Minas

O profissional formado em Engenharia de Minas realiza estudos e pesquisas sobre reservas minerais e os tipos, qualidade e utilidade dos minérios.

A prospecção de jazidas é uma das áreas onde este engenheiro pode atuar. Normalmente ele atua com profissionais da área de Geologia, realizando pesquisas para localizar áreas de depósitos minerais. Ele identifica qual a composição dos minérios que estão presentes nestes depósitos, assim como a localização e extensão das minas.

No que diz respeito à exploração de minas, este engenheiro realiza estudos sobre sua viabilidade técnica e econômica e elabora um projeto de extração dos minérios. Ele define quais serão os equipamentos,  recursos materiais e humanos necessários para essa atividade. Após a extração, o engenheiro de minas identifica e separa os minerais para serem utilizados nas mais diversas indústrias.

Outra área possível de atuação para o engenheiro de minas é o beneficiamento e processamento de minerais. Ele acompanha e supervisiona o processo de tratamento dos minérios e também desenvolve novos métodos de reutilizá-los ou reciclá-los. Faz parte de seu trabalho traçar estratégias para que a extração destes minérios causem o menor impacto possível no meio ambiente.

Além destas áreas de atuação, este engenheiro desenvolve estudos acerca da mecânica das rochas. Ele busca saber como é o comportamento mecânico destes minerais e como eles afetam estruturas como túneis e galerias.

A profissão de engenheiro de minas é regulamentada no Brasil. Além do diploma superior em curso reconhecido pelo MEC, este profissional deve obter um registro junto ao Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA) para exercer suas atividades.

Perfil do profissional formado em Engenharia de Minas

A exemplo de outras Engenharias, o profissional formado em Engenharia de Minas deve ter afinidade com Matemática, Física e Química.

Um bom profissional desta área deve ter consciência ambiental e interesse em utilizar os recursos naturais de forma a promover o desenvolvimento sustentável.

Para se manter competitivo no mercado, o engenheiro de minas deve acompanhar os avanços científicos na área e se atualizar sobre novas tecnologias no campo da mineração.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia de Minas

Engenheiros de minas encontram um mercado de trabalho bastante aquecido no Brasil. O país tem grande potencial mineral devido à variedade de tipos de solos e sua grande extensão territorial.

O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de minério de ferro do mundo. As empresas que mais contratam profissionais desta área são as mineradoras.

Porém, outras indústrias também buscam por profissionais formados em Engenharia de Minas. É o caso das indústrias de:

  • Petróleo
  • Cimento
  • Carvão
  • Químicos
  • Fertilizantes

Sobre o curso superior em Engenharia de Minas

A graduação em Engenharia de Minas possui duração média de 5 anos e a habilitação em bacharelado. Nos primeiros anos de curso o aluno recebe uma formação generalista com disciplinas das áreas de Matemática, Física e Química.

Após este período inicial, o estudante adquire conhecimentos sobre rochas, Geologia, Topografia, Mineralogia, Tratamento de Minérios e Legislação Ambiental, entre outros.

O curso possui uma carga intensa de atividades práticas em laboratórios. Para concluir a graduação o aluno deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e também realizar o estágio supervisionado na área.

Onde estudar Engenharia de Minas

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de graduação em engenharia de Minas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um engenheiro de petróleo?

Ficou interessado na carreira em Engenharia de Minas? Gostaria de cursar uma faculdade nesta área? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin