dcsimg
Engenharia de Produção: saiba mais sobre este curso

Engenharia de Produção: saiba mais sobre este curso

A carreira em Engenharia de Produção

O engenheiro de produção é responsável por garantir a eficiência dos processos produtivos, além de manter baixos os custos de produção de uma empresa ou indústria.

Basicamente, toda empresa que possua uma linha de produção necessita de um profissional capaz de dimensionar e gerenciar os processos produtivos. O engenheiro de produção alia conhecimentos técnicos com conhecimentos sobre Gestão de Pessoas, Administração e um pouco de Economia.

O engenheiro de produção pode atuar no desenvolvimento organizacional da empresa, analisando e definindo a estrutura da organização. Além disso, pode trabalhar gerenciando a vida financeira da empresa, seus custos e as aplicações de seus recursos.

Outro campo de atuação para o engenheiro de produção é a Engenharia do Trabalho. Nesse caso o engenheiro é responsável por gerenciar os recursos humanos necessários para a produção, seja na fabricação de produtos ou na prestação de serviços. Para isso, avalia os custos, os prazos de entrega determinados e as condições e possibilidades de executar o pedido.

Este engenheiro pode atuar somente com o planejamento e controle da produção, implantando e administrando os processos de produção, selecionando matéria-prima, acompanhando o controle de qualidade e gerenciando operações logísticas ligadas aos processos produtivos, como armazenagem e distribuição.

Durante o planejamento da produção, é comum que o engenheiro realize simulações para verificar possíveis falhas nos processos. Assim ele prevê problemas e cria as soluções mais adequadas.

O engenheiro pode atuar também na agroindústria, sendo responsável pelo controle e gerenciamento da produção agrícola, o processamento industrial, a distribuição e a comercialização dos produtos agroindustriais.

Perfil do profissional formado em Engenharia de Produção

O profissional em Engenharia de Produção precisa ter capacidade de organizar processos. Raciocínio lógico também é uma característica desejável para este profissional.

Ter afinidade com Ciências Exatas e gostar de tecnologia auxilia este profissional durante toda a faculdade e na prática de sua profissão. Outra característica importante deste engenheiro é a capacidade de resolver problemas e enfrentar desafios.

Mercado de trabalho para quem faz Engenharia de Produção

O Mercado de trabalho para o engenheiro de produção é bem variado. Por se tratar de um profissional com conhecimentos diversos, como Gestão de Pessoas, Produção, Economia e outros, o mercado absorve essa mão de obra para diversos fins.

Existem diversas oportunidades nos setores de mecânica, química, petróleo, civil, siderúrgico, alimentos, eletroeletrônicos e agroindústria, entre outros. O engenheiro de produção é contratado por muitas empresas de manufatura e fabricação, mas também por empresas de serviços.

Em muitos casos a empresa irá exigir que o engenheiro de produção tenha seu registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), para que possa assinar documentos necessários para a produção e/ou fabricação de um determinado produto.

Sobre o curso superior em Engenharia de Produção

O curso superior em Engenharia de Produção tem duração média de 5 anos e pode ser encontrado nas modalidades de ensino a distância e presencial.

O curso inicia com disciplinas das áreas de Ciências Exatas e da Computação, comuns para todas as Engenharias. Após essa formação básica, o aluno passa a aprender sobre Produção, Gestão Financeira e Econômica, Gestão de Pessoas e Qualidade, entre outros.

Para se formar, o aluno deve realizar um estágio e apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Engenharia de Produção

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Engenharia de Produção:

Veja também:

O que faz um Engenheiro de Produção?

Você se identificou com a carreira em Engenharia de Produção? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin