dcsimg
Filosofia: saiba mais sobre este curso

Filosofia: saiba mais sobre este curso

Filosofia

A carreira em Filosofia

A Filosofia procura estudar a essência da humanidade e a realidade em que vivemos. Refletir sobre o sentido das coisas e apresentar diferentes visões da realidade são atividades desempenhadas por profissionais desta área.

Os filósofos são estudiosos e pensadores. Eles refletem sobre questões éticas, morais e políticas e também sobre os problemas atuais da sociedade.

A maior parte dos profissionais formados em Filosofia segue a carreira acadêmica. Filosofia é uma das disciplina obrigatórias do ensino médio e algumas escolas também ensinam esta disciplina já no ensino fundamental.

As universidades contratam profissionais formados em Filosofia para atuarem como professores e pesquisadores. Para ocupar essas posições, o profissional deve realizar cursos de pós-graduação.

No setor público e em organizações não-governamentais, profissionais da área de Filosofia atuam juntamente com profissionais de outras áreas, principalmente em projetos que envolvam mudanças de realidades sociais.

O mercado editorial emprega filósofos para atuarem como escritores. Não é raro encontramos profissionais da área de Filosofia que, mesmo com outras ocupações, publicam livros sobre os mais variados temas.

O filósofo é um profissional que constantemente faz análises éticas e políticas da sociedade e suas manifestações artísticas e culturais. Uma das áreas em que este profissional atua é a da crítica. Ele analisa livros e obras artísticas e escreve artigos para jornais, revistas e internet com suas impressões sobre a obra.

Perfil do profissional formado em Filosofia

Quem tem interesse em seguir carreira em Filosofia deve gostar muito de ler e estudar. Um profissional formado em Filosofia está sempre lendo para se manter atualizado sobre novas teorias filosóficas e para acompanhar a evolução do pensamento crítico da sociedade.

São características desejáveis a um bom filósofo: capacidade de argumentação com embasamento teórico, articulação do raciocínio e habilidade na escrita e também na comunicação oral.

Mercado de trabalho para quem faz Filosofia

Escolas públicas e particulares de educação básica são os grandes empregadores de profissionais formados em Filosofia. Após ser definida por lei a obrigatoriedade desta disciplina no ensino médio, o mercado de trabalho para filósofos cresceu bastante e ainda há carência de professores em todas as regiões do País.

Existe uma carência de professores para a educação básica em todas as áreas do conhecimento.

O campo da pesquisa científica costuma contratar profissionais formados em Filosofia para estudar questões éticas surgidas, principalmente, devido aos avanços das ciências biológicas e médicas.

Sobre o curso superior em Filosofia

A graduação em Filosofia é oferecida nas habilitações em licenciatura e bacharelado. O curso tem duração média de 4 anos e é possível cursá-lo nas modalidades presencial e a distância.

A estrutura curricular do curso de Filosofia é formada essencialmente por disciplinas teóricas, mas quais os estudantes aprendem sobre a História da Filosofia e estudam as principais obras de pensadores e filósofos consagrados.

O objetivo do curso é formar profissionais com conhecimentos em ética, metafísica, política e epistemologia, e que sejam capazes de atuarem como professores e trabalharem na divulgação da cultura filosófica.

Os alunos que optam pela habilitação em licenciatura devem realizar um estágio obrigatório, no qual terão a oportunidade de ministrar aulas para a educação básica. Já o curso de bacharelado exige que o estudante apresente um trabalho de Conclusão de Curso.

Onde estudar Filosofia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Filosofia:

Veja também:

Guia das Profissões

Você gosta de estudar e se interessa por Filosofia? Gostaria de seguir carreira como filósofo? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin