dcsimg
Fonoaudiologia: profissão e mercado de trabalho

Fonoaudiologia: profissão e mercado de trabalho

A carreira em Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que estuda a comunicação e linguagem. Ele é capaz de diagnosticar e tratar problemas como surdez, gagueira, dicção incorreta, e outras alterações que dificultam a correta comunicação.

No que diz respeito ao diagnóstico e tratamento de deficiências de comunicação, o profissional formado em Fonoaudiologia pode escolher atuar em algumas áreas distintas, tais como:

1. Audiologia – trata de problemas relacionados a audição e equilíbrio. Realiza exames para identificar diferentes tipos e graus de perdas auditivas. Define qual o melhor aparelho a ser utilizado no tratamento e o adapta às necessidades do paciente.

2. Linguagem – trata distúrbios na escrita e na fala. Auxilia crianças com dificuldade no aprendizado da linguagem. Também trata de adultos que foram vítimas de acidentes ou que possuam alguma doença que afeta a comunicação oral.

3. Motricidade Oral – nesta área o fonoaudiólogo se ocupa do aperfeiçoamento muscular do rosto e trata de problemas relacionados com a deglutição, mastigação, sucção, respiração e fala. Seu trabalho envolve adequar a postura e equilibrar as forças musculares para harmonizar a estética e o correto funcionamento dos músculos do rosto.

4. Voz – previne e trata problemas relacionados com a voz, como a rouquidão. Aplica técnicas e tratamentos com o intuito de aperfeiçoar a respiração, entonação e pronúncia. Em geral trabalha com profissionais que utilizam a voz como principal ferramenta de trabalho, como professores, cantores, apresentadores de TV, etc.

O fonoaudiólogo trata pacientes de todas as idades, desde bebês até idosos. Além de trabalhar na área clínica, este profissional pode seguir a carreira acadêmica.

Esta profissão é regulamentada no Brasil e, para exercer as atividades de fonoaudiólogo o profissional deve ter diploma superior em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, além de um registro no Conselho Regional de Fonoaudiologia (Crefono).

Perfil do profissional formado em Fonoaudiologia

O fonoaudiólogo é um profissional que lida diretamente com as pessoas no intuito de auxiliá-las nos processos de comunicação. Gostar de cuidar de outras pessoas e ter um bom relacionamento interpessoal são características fundamentais para este profissional.

Tratamentos de Fonoaudiologia podem ser demorados ou de difícil execução por parte dos pacientes. O fonoaudiólogo precisa ter paciência e sensibilidade para motivar as pessoas a persistirem com o tratamento.

Mercado de trabalho para quem faz Fonoaudiologia

O mercado de trabalho para profissionais da área de Fonoaudiologia é amplo, pois este profissional pode se especializar em diferentes áreas de atuação.

Alguns fatores têm contribuído para o aumento da demanda por fonoaudiólogos, tais como: o envelhecimento da população, a lei que obriga os convênios médicos a cobrirem sessões de Fonoaudiologia e o avanço das políticas públicas de saúde, entre outros.

Este profissional pode atuar em instituições de saúde públicas e privadas como hospitais, clínicas, maternidades, laboratórios de diagnósticos, etc.

Uma das áreas que vem ganhando cada vez mais espaço é a de preparação da voz. Profissionais que possuem a voz como instrumento de trabalho, como cantores, apresentadores de TV, atores e até políticos, contratam fonoaudiólogos para melhorar sua dicção, perder sotaque e aperfeiçoar a entonação e pronúncia correta das palavras.

Sobre o curso superior em Fonoaudiologia

O curso de graduação em Fonoaudiologia possui duração média de 4 anos e é oferecido na habilitação em bacharelado.

A estrutura curricular do curso alia disciplinas das áreas de Ciências Biológicas, da Saúde, Sociais e Humanas. Durante a faculdade o aluno adquire conhecimentos sobre Linguística, Saúde Coletiva, Audiologia, Genética, Psicologia, Fonoterapia, Métodos Terapêuticos e muito mais.

Ao final da graduação o estudante deve apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Fonoaudiologia

Confira algumas das principais faculdades reconhecidas pelo MEC que oferecem o curso de Fonoaudiologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um fonoaudiólogo?

Ficou interessado em seguir carreira na área de Fonoaudiologia? Pretende cursar ou já está cursando uma faculdade nesta área? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin