dcsimg
Geologia: curso, carreira e onde estudar

Geologia: curso, carreira e onde estudar

A carreira em Geologia

O geólogo é um profissional que estuda as transformações e as evoluções da Terra. Para que possa de fato compreender essa evolução, o geólogo estuda os oceanos, relevos, continentes, natureza, plantas, animais e a interação que ocorre entre todos eles.

O geólogo possui conhecimentos em mineralogia, topografia, paleontologia e biologia, entre outros. Esses conhecimentos permitem que este profissional possa atuar em diversas áreas da indústria.

A engenharia geológica é o campo de trabalho que realiza levantamentos geológicos  e geotécnicos de locais que se destinam a construção de represas, estradas e túneis. Ainda nesse campo, o geólogo pode atuar na recuperação de áreas degradadas pela atividade de mineração.

Outro campo de atuação de um geólogo é a geologia ambiental, na qual planeja a ocupação de determinadas regiões, analisando riscos de erosão, enchentes e deslizamentos. Na geologia ambiental, o geólogo também trata da recuperação de solos contaminados.

Juntamente com engenheiros de petróleo, o geólogo trabalha para localizar e explorar reservas de petróleo e gás natural. Esse campo da geologia é conhecida como geologia do petróleo.

A geofísica é o campo da física em que o geólogo pesquisa sobre fenômenos térmicos, gravitacionais, sísmicos, magnéticos ou elétricos do planeta.

Na mineralogia o geólogo estuda os minerais, com o objetivo de descrever e qualificar suas propriedades para a indústria ou fabricantes de joias.

A paleontologia é uma área em que o geólogo trabalha para localizar sítios arqueológicos. Esses conhecimentos também podem ser utilizados e aplicados na geologia forense, contribuindo para a resolução de crimes.

Perfil do profissional formado em Geologia

Um profissional da área de Geologia deve ter uma boa compreensão da natureza e seus fenômenos. Gostar de realizar estudos e pesquisas é uma das características importantes para este profissional.

Conhecimentos em gestão ambiental ajudam o geólogo na prática de sua profissão. Responsabilidade social é outra característica fundamental para profissionais desta área.

Mercado de trabalho para quem faz Geologia

O campo de atuação do geólogo que mais apresenta oportunidades de emprego nos dias atuais é o da de engenharia geológica. Isso porque grandes obras de infraestrutura, como a construção de edifícios, pontes e túneis, exigem estudos do solo e das rochas para garantir sua sustentação. Além disso, nesse campo o geólogo também elabora estudos sobre o impacto ambiental que a obra irá causar.

A indústria da mineração também tem um índice elevado de contratação de geólogos. Isso ocorre devido à grande exploração de jazidas de petróleo e gás na costa marítima nacional. O campo de trabalho com hidrogeologia e estudos das águas subterrâneas também apresenta boas oportunidades de emprego.

Sobre o curso superior em Geologia

O curso superior de Geologia é do tipo bacharelado e tem duração média de cinco anos.

O início do curso apresenta uma grade curricular mais focada na base do profissional, apresentando conhecimentos em Matemática, Biologia, Química e Física. Em seguida, o aluno passa a ver matérias mais específicas, tratando de assuntos como Topografia, Mineralogia, Paleontologia e Geomorfologia, entre outros.

O curso alia assuntos teóricos e atividades práticas.

Onde estudar Geologia

Confira algumas das principais faculdades que oferecem a graduação em Geologia:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Guia das Profissões

Você gostaria de seguir carreira na área de Geologia? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin