dcsimg
Matemática: profissão, carreira e mercado

Matemática: profissão, carreira e mercado

A Carreira em Matemática

Um dos caminhos mais comuns para o profissional formado em Matemática é seguir a carreira acadêmica. O professor de Matemática pode atuar em escolas de ensino fundamental e médio. Se optar por continuar os estudos fazendo mestrado e doutorado, este professor pode ministrar aulas em universidades.

Além de atuar como professor, o matemático pode contribuir significativamente em áreas como:

  • Economia
  • Medicina
  • Seguros
  • Engenharia
  • Informática
  • Finanças

Na indústria, o matemático pode desempenhar atividades em setores como:

1. Design de Produtos – Realiza testes e simula a funcionalidade de embalagens dos produtos otimizando sua forma.

2. Produção – Otimiza os processos de produção para evitar desperdícios, gerencia a cadeia de suprimentos e atua na modelagem de sistemas de produção.

3. Gerenciamento Ambiental – Cria modelagens com o intuito de auxiliar decisões a respeito de produtos ou processos que causam danos ao meio ambiente.

4. Biomatemática – Atua na recuperação de imagens obtidas por exames como tomografias e ressonâncias. Quantifica a leitura de imagens de ultrassonografia.

5. Economia e Mercado Financeiro – Faz projeções de risco. Otimiza o gerenciamento de investimentos. Realiza modelagem de produtos financeiros.

6. Ciências Computacionais – Cria algoritmos para software e também traduz modelos matemáticos para a linguagem computacional.

Perfil do profissional formado em Matemática

O profissional que deseja seguir carreira em Matemática deve gostar de números, cálculos e de resolver problemas.

Para os que optam pela carreira acadêmica é importante ter boa comunicação e saber se expressar com objetividade e clareza. Quem deseja trabalhar com pesquisa deve saber se expressar de maneira clara, além de ter disciplina e organização para se concentrar nos estudos.

Ter afinidade com tecnologia e linguagens de programação é importante para quem decide por trabalhar com Matemática Aplicada.

Mercado de trabalho para quem faz Matemática

O setor da indústria tem contratado matemáticos para desempenhar atividades antes realizadas somente por engenheiros. Em geral, dentro das empresas, os matemáticos trabalham juntamente com equipes multidisciplinares compostas por engenheiros, economistas, arquitetos, etc.

Na carreira acadêmica este profissional encontra no mercado de trabalho um alto índice de empregabilidade. Existe uma carência de professores na educação básica em todas as regiões do país, principalmente nas cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.

Sobre o curso superior em Matemática

A graduação em Matemática é oferecida nas habilitações em licenciatura e bacharelado. O curso tem duração média de 4 anos e é possível cursá-lo nas modalidades presencial e a distância.

A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas de Geometria, Álgebra, Cálculo, Estatística, Trigonometria, Aritmética, Análise, etc.

O estudos destas áreas é bem mais aprofundado em comparação ao que é ensinado em cursos técnicos ou em faculdades de Engenharia, por exemplo.

O estudante de Matemática aprende definições, axiomas e algoritmos para poder demonstrar a validade de teoremas e proposições.

Ao final da faculdade o aluno deverá realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e, no caso da licenciatura, deverá passar também por um estágio supervisionado.

Onde estudar Matemática

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Matemática:

Veja também:

10 cursos para quem gosta de matemática

Você gostaria de seguir carreira em Matemática? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin