dcsimg
Oceanografia: conheça o curso e veja onde estudar

Oceanografia: conheça o curso e veja onde estudar

A carreira em Oceanografia

Como o nome sugere, a Oceanografia investiga as características dos oceanos e também de outros ambientes aquáticos como lagos, rios e mares. O profissional formado nesta área é chamado de oceanógrafo.

O trabalho de um oceanógrafo envolve coletar amostras dos ambientes aquáticos, determinar as condições físicas, químicas e biológicas destes ambientes, pesquisar sobre as formas de vida ali encontradas e suas características.

Além de trabalhar com pesquisa científica, existem outras áreas de atuação para profissionais de Oceanografia. Conheça algumas delas e o papel que o oceanógrafo desempenha em cada uma delas:

1. Preservação Ambiental – realiza estudos sobre os impactos ambientais que as atividades humanas exercem sobre o meio aquático e elabora laudos técnicos sobre o assunto. Dentro de empresas e indústrias este profissional cria programas de qualidade ambiental com o intuito de preservar a zona costeira e ambientes aquáticos.

2. Gerenciamento de Recursos Naturais – desenvolve e implanta métodos de extração e beneficiamento de recursos marinhos. Atua na recuperação e manejo de ambientes degradados e também na conservação de espécies ameaçadas.

3. Modelagem Oceânica – desenvolve modelos que simulam os movimentos dos mares. Para isso, realiza cálculos matemáticos que levam em consideração alterações climáticas e influências atmosféricas.

4. Geoprocessamento Oceânico – elabora o mapeamento do fundo dos oceanos. Para isto utiliza imagens captadas por satélites.

5. Limnologia – atua na preservação e conservação de ambientes de água doce como rios, lagos e riachos.

6. Saneamento – faz parte de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de projetos de saneamento em regiões costeiras.

7. Maricultura – desenvolve técnicas e supervisiona as atividades de cultivo de organismos aquáticos em cativeiro e elabora planos de revitalização de margens afetadas por este cultivo.

O oceanógrafo é o profissional capacitado a promover a integração entre o ambiente costeiro e o oceano.

Perfil do profissional formado em Oceanografia

Quem deseja seguir carreira na área de Oceanografia deve ter gosto por Biologia e pela vida marinha.

Dependendo da área de atuação que o profissional escolher, suas atividades envolverão saídas de campo, então gostar do contato com a natureza é fundamental nestes casos.

Um bom oceanógrafo deve ser meticuloso e ter atenção aos detalhes para desenvolver pesquisas e análises de qualidade.

Mercado de trabalho para quem faz Oceanografia

Os profissionais formados em Oceanografia encontram um mercado de trabalho em expansão. As melhores oportunidades de emprego estão relacionadas à preservação da natureza e elaboração de relatórios de impacto ambiental.

Empresas de exploração de recursos marinhos, como a indústria petroquímica, são as maiores contratantes de oceanógrafos.

O cultivo de animais aquáticos em cativeiro tem crescido no país e é uma boa oportunidade de mercado para profissionais da área de Oceanografia. Neste cenário, o Estado que oferece melhores oportunidades é o de Santa Catarina, por ser um grande produtor de mariscos, ostras e outros seres marinhos.

Outra área que costuma empregar oceanógrafos é a da biotecnologia, para atuarem na extração de produtos de organismos marinhos utilizados nas indústrias alimentícia, farmacêutica e cosmética.

Sobre o curso superior em Oceanografia

Ainda são poucas as instituições de ensino que oferecem a graduação em Oceanografia. Ela tem duração média de 5 anos e habilitação em bacharelado.

A estrutura curricular do curso apresenta disciplinas das áreas de Física, Matemática, Biologia, Química e Geologia. O estudante aprende a interpretar e analisar o movimento dos oceanos como correntes, marés e ondas. Estuda a formação das rochas e tudo o que diz respeito às espécies aquáticas e seus habitats.

Onde estudar Oceanografia

Existem no Brasil 12 instituições de ensino credenciadas pelo MEC que oferecem o curso superior em Oceanografia. São elas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

O que faz um biólogo?

Ficou interessado em se tornar um oceanógrafo? Gostaria de cursar uma faculdade em Oceanografia? Conte apara a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin