dcsimg
Odontologia: carreira, perfil e mercado de trabalho

Odontologia: carreira, perfil e mercado de trabalho

A carreira em Odontologia

O profisisonal formado em Odontologia é responsável pela saúde bucal das pessoas. Ele atua na prevenção, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à mordida, gengiva e dentes.

O dentista realiza tratamentos estéticos e também intervenções relacionada à saúde bucal. Ele está apto a identificar doenças através de exames clínicos, radiográficos e laboratoriais e, a partir do diagnóstico, propor o tratamento mais adequado e receitar medicamentos.

Este profissional pode desempenhar atividades em diversas áreas. Conheça algumas delas:

1. Dentística Restauradora – Atua na restauração e restabelecimento da forma e função dos dentes. Realiza procedimentos para clarear e corrigir a estética dos dentes.

2. Endodontia – Realiza tratamento de lesões e doenças no nervo e na raiz dos dentes. É mais popularmente conhecido como tratamento de canal.

3. Estomatologia – O sistema estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, palatinas, glândulas salivares e demais estruturas da orofaringe. Esta área da Odontologia preocupa-se em diagnosticar, prevenir e tratar de doenças deste sistema.

4. Implantodontia – Implanta próteses dentárias e pinos para restaurar espaços ausentes de dentes.

5. Odontologia Legal – Realiza a identificação de cadáveres através da arcada dentária. Emite laudos e pareceres de exames periciais. Pode atuar também em balística forense.

6. Ortodontia – Utiliza aparelhos ortodônticos para corrigir a posição dos dentes e alterar a mordedura. Previne e trata problemas de crescimento e amadurecimento da face e arcadas dentárias.

7. Periodontia – Trata os processos inflamatórios e infecciosos das gengivas. Remove placas bacterianas através de cirurgias e raspagens.

8. Traumatologia e Cirurgia – Diagnostica lesões e realiza cirurgias de recuperação do aparelho mastigatório.

Perfil do profissional formado em Odontologia

A exemplo de outras carreiras na área de saúde, o profissional em Odontologia deve ser humanista e gostar de cuidar de outras pessoas.

Ter poder de concentração, ser paciente e detalhista são características desejáveis para um profissional desta área.

Mercado de trabalho para quem faz Odontologia

O profissional formado em Odontologia pode trabalhar em hospitais, clínicas odontológicas, postos de saúde, cooperativas, sindicatos, escolas, etc.

Outra opção para o dentista é abrir seu próprio consultório.

A faculdade de Odontologia é bastante procurada e existem muitos profissionais formados no país. Porém, a procura por este profissional também é crescente.

Cidades do interior, longe dos grandes centros urbanos, concentram boas oportunidades de emprego para este profissional.

Sobre o curso superior em Odontologia

A faculdade de Odontologia possui a habilitação em bacharelado e tem duração média de cinco anos.

Durante o curso o aluno se dedica ao estudo da boca, mandíbula, maxilar e ossos da face. A estrutura curricular desta graduação conta com disciplinas de Anatomia, Implantodontia, Estética Dental, Endodontia Clínica, entre outras.

A graduação em Odontologia possui muitas atividades práticas em laboratório para complementar as aulas teóricas. Ao final da faculdade o aluno deve elaborar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Odontologia

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Odontologia:

Veja também:

Quanto ganha um dentista?

Você gostaria de seguir carreira em Odontologia? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin