dcsimg
Secretariado – Profissão, Carreira e Informações Gerais

Secretariado – Profissão, Carreira e Informações Gerais

A carreira em Secretariado

O secretário ou secretária é o profissional que atua em escritórios assessorando executivos. É uma profissão que envolve muitas tarefas operacionais, mas que vem ganhando posições de destaque e se tornando bastante estratégica.

Em escritórios este profissional pode atuar como recepcionista ou assistente administrativo. Ele organiza o ambiente de trabalho, arquiva documentos, redige cartas, ofícios e comunicados. Participa de reuniões, palestras e conferências para registrar o que foi discutido e acordado. É responsável pelo primeiro atendimento dos clientes, presta informações e atende o telefone.

Como secretário executivo, este profissional trabalha assessorando empresários e executivos. Ele organiza a agenda de compromissos, realiza pesquisas e reúne documentos para serem mostrados em reuniões, tem a função de intérprete em encontros entre pessoas que não falam a mesma língua, entre outros.

Faz parte do trabalho de um secretário realizar traduções de documentos em idiomas estrangeiros para a Língua Portuguesa. Ele também redige e-mails, cartas, ofícios e contratos em outros idiomas.

A profissão é regulamentada no país e o profissional de Secretariado, além de diploma em uma instituição de ensino credenciada pelo MEC, deve obter um registro junto ao SRTE (Superintendência Regional do Trabalho e Emprego).

Perfil do profissional formado em Secretariado

Organização é, sem dúvida, uma das características mais importantes para um profissional formado em Secretariado.

Como trabalha com a redação de documentos oficiais, é fundamental que tenha um bom conhecimento sobre as regras gramaticais da Língua Portuguesa. É desejável que tenha também conhecimentos em  outro idioma.

Gostar de lidar com o público e ter boa comunicação são características queauxiliam a prática das atividades deste profissional.

Mercado de trabalho para quem faz Secretariado

O profissional formado em Secretariado é bastante versátil e pode atuar em vários setores da economia, como indústrias, comércios, empresas prestadoras de serviços, ONGs, órgãos públicos, etc.

Essa versatilidade faz com que o mercado de trabalho para secretários seja amplo. Existem oportunidades de emprego para este profissional em todas as regiões do país e em todos os tipos e tamanhos de empresas. As áreas que concentram o maior número de vagas são os grandes centros urbanos e regiões com grande concentração de indústrias.

Sobre o curso superior em Secretariado

O curso superior em Secretariado é oferecido na habilitação de bacharelado, com duração de 4 anos, e também como curso tecnológico, com duração média de 2 anos.

Em algumas universidades o curso tem o nome de Secretariado Executivo ou Secretariado Bilíngue. Durante a faculdade o estudante aprende conceitos de Administração, Idiomas, Comunicação e Informática. A estrutura curricular do curso conta com disciplinas da área de Ciências Humanas (como Recursos, Humanos, Psicologia e Ética) e também disciplinas na área de gestão, como Finanças, Economia, Contabilidade, etc.

É possível encontrar essa graduação nas modalidades de ensino presencial e a distância.

Onde estudar Secretariado

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de Secretariado:

Veja também:

Curso de Secretariado

Você ficou interessado em seguir carreira em Secretariado? Deixe seu comentário aqui!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin