dcsimg

A Administração de Empresas Através do Tempo

Entenda como a administração evoluiu até chegar aos dias de hoje!

Administração de Empresas e Processos Empresariais na Decada de 70

Anos 70: bastava produzir para ter o seu mercado garantido

O conceito de gestão empresarial sofreu uma grande evolução nas ultimas décadas. Na década de 70, quando a administração de empresas começou a ser estudada com critério ciêntifico, bastava ter um produto com qualidade mínima e que tivesse um preço acessível para a empresa ser um sucesso.

A concorrência no contexto dos mercados em geral era fraca, era simples e facil liderar com um mínimo de competência, era possível gerir uma grande empresa somente com os conceitos básicos da administração de empresas.

Gradativamente, através da decada de 70 e no inicio da decada de 80, cada vez mais empresas foram sendo capazes de oferecer produtos de qualidade, somente oferecer um produto funcional não era garantia de sucesso. Agora já era necessário investir mais em gestão e administração de empresas, eram necessários novos processos, era necessário oferecer algo mais ao cliente. Pela primeira vez na história, o cliente começava a exigir qualidade ( e começava a ser ouvido ).

Gestão Patrimonial, Globalização e os Novos Conceitos da Década de 80

Anos 80: sofisticação dos conceitos da administração de empresas e globalização

A partir da decada de 80, administração de empresas básica já não era mais suficiente. Com o inicio da abertura dos mercados e advento da Era Global ( globalização ) a competição que já vinha crescendo cada vez mais, deu um salto. Já não era mais tão simples: não bastava se preocupar com os concorrentes regionais, ou mesmo com os produtores de nível nacional, agora produtores de lugares longinquos tais como China e Tailândia também estavam no páreo.

Entre efeitos benéficos e maléficos, a globalização provocou a falência de diversas empresas mau preparadas por um lado, mas também foi positiva porque permitiu que o nível geral dos preços caisse em escala global. Com o aumento da concorrência, as empresas buscaram refúgio na eficiência. Com empresas mais eficientes e com mercados muito mais amplos, já era possível vender a preços menores e obter mais lucros, a administração de empresas e a economia, sofriam agora uma revolução.

Outro novo conceito que surgiu nesta época foi a gestão patrimonial. As empresas começaram a crescer e estavam se tornando organizações muito mais complexas. A gestão patrimonial surgiu para suprir essa demanda: para poder administrar uma grande empresa e manter a eficiência no níveis que a empresa tinha quando era menor era necessário conhecer bem o patrimônio e capacidade produtiva. Conhecendo melhor as capacidades e possibilidades da empresa através da aplicação da gestão e avaliação precisas do patrimônio, era possivel tomar decisões muito mais acertadas.

Administração de Empresas a partir da Década de 90: Foco no Mercado e Olho no Cliente

A partir do final da década de 80, e inicio da década de 90, tivemos uma quebra radical de paradigma da administração de empresas, não eram as empresas que moldariam o mercado, oferecendo os seus produtos, eram os consumidores que iriam dar forma ao mercado, as empresas deveriam produzir, o que os consumidores desejavam. Quem produzisse o que o mercado queria, obteria o sucesso.

iPod: exemplo de sucesso e de sensibilidade as necessidades do mercado

Como exemplo deste novo paradigma na administração de empresas, temos por exemplo o iPod, fabricado pela Apple. Embora ningúem houvesse fabricado antes algo com as características do iPod antes, devido a popularização do MP3 e da Internet, havia na época uma demanda por um equipamento pessoal para ouvir música com aquelas características.

Deste modo, logo após o lançamendo do iPod em 2001 ele foi um sucesso imediato de vendas. A Apple, no caso, não empurrou no mercado um novo produto e torceu para que fosse aceito, a empresa vislumbrou uma possibilidade e lançou o que os consumidores queriam naquele momento.

Como era a experiência dos clientes que passava agora a moldar o mercado, as empresas precisavam agora oferecer produtos com o chamado Valor Mínimo Aceitavel para os clientes. Hoje em dia, se um produto não tem um valor mínimo para os clientes, vai sendo passado pra trás pela concorrencia, até que saia do mercado.

Quando ainda não era fabricados computadores eficientes, era aceitavel ter um computador que apresentasse uma grande quantidade de defeitos, hoje em dia, qualquer pequeno defeito no computador já tira as pessoas do sério, sendo considerado um grande incômodo. Uma empresa que venda computadores que apresentam defeitos constantes em dois tempos já estará fora do mercado.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin