dcsimg

Administração Hospitalar: profissão, carreira e mercado de trabalho

Confira o que faz um administrador hospitalar, como está o mercado de trabalho e o que é preciso estudar para seguir essa profissão!

O administrador hospitalar – ou gestor hospitalar – deve zelar para que todos os serviços de uma instituição de saúde funcionem em perfeitas condições.

Organizar e planejar tudo o que envolve um centro hospitalar é a tarefa desse profissional, que em seu dia a dia administra pessoas, equipamentos, estoques e compras, entre outras funções.

Existem cursos técnicos e superiores de Administração e Gestão Hospitalar. Saiba tudo sobre eles e também o que faz esse profissional, quanto ganha e onde pode trabalhar!

O que faz um administrador hospitalar

O administrador hospitalar tem um trabalho complexo e atua em muitas frentes ao mesmo tempo. Sua responsabilidade é grande, já que a gestão envolve instituições de saúde, onde estão em jogo a vida e o bem-estar de muitas pessoas.

De maneira geral, esse profissional planeja, organiza, coordena e supervisiona as atividades administrativas e burocráticas dentro de uma instituição de saúde.

Olhando com mais atenção, vemos que suas atribuições diárias se dividem em muitas tarefas. Entre elas, estão:

  • Planejar e administrar recursos humanos, tendo muitas vezes que estimar e definir o número de médicos, enfermeiros e especialidades adequadas à instituição.
  • Controlar pedidos e estoque de materiais, desde medicamentos até itens de higiene e limpeza, para que não haja falta nem desperdício.
  • Avaliar orçamentos, negociar com fornecedores e organizar toda a logística de entregas.
  • Prever a manutenção e atualização dos equipamentos médicos.
  • Dar destino correto aos resíduos hospitalares.
  • Equilibrar o balanço do hospital de modo a promover sua saúde financeira, assim como definir uma política viável de preços e salários.
  • Administrar licitações e convênios.
  • Promover e coordenar ações de marketing e comunicação.

Por isso, o administrador hospitalar deve demonstrar visão estratégica, para poder dar conta de modo eficiente de toda essa gama de atividades diárias. É importante também que conheça, pelo menos de forma básica, como é a profissão e a rotina das pessoas que trabalham no hospital, para melhor poder administrar as atividades e suprir eventuais carências.

A área da Administração Hospitalar requer do profissional um profundo conhecimento das técnicas administrativas em diversas áreas, como gestão de pessoal, marketing e finanças, por exemplo. Além disso, é necessário ser um bom líder e, ainda, saber atuar com criatividade para solucionar os inúmeros desafios que surgem diariamente dentro das organizações de saúde.

O mercado de trabalho para o administrador hospitalar

O administrador hospitalar não é propriamente um profissional da saúdem (como médicos, dentistas, enfermeiros, etc.), mas, por trabalhar em instituições desse tipo, a procura por seus serviços segue a tendência de alta que se observa ultimamente no setor.

De uns anos para cá, o acesso a serviços de saúde vem se estendendo entre a população. Ligada a isso está a necessidade de mais hospitais pelo país e, consequentemente, de profissionais necessários ao seu funcionamento – entre eles, o administrador hospitalar.

O profissional da Administração Hospitalar está apto a trabalhar, por exemplo, em hospitais (públicos ou privados), clínicas médicas, clínicas de fisioterapia, laboratórios de análises clínicas, casas de repouso, spas, maternidades, clínicas de estética e prontos-socorros, entre outras organizações públicas e privadas de saúde.

Quanto ganha um administrador hospitalar

O salário do administrador hospitalar varia muito de acordo com o porte da empresa onde trabalha. A variação também obedece, é claro, ao tempo de experiência no mercado. E um terceiro fator é a região do país – de modo geral, nas capitais dos estados e nas grandes cidades do Sul e Sudeste a tendência é que os salários sejam maiores.

O Guia de Profissões e Salários do Site Catho, especializado em empregos, aponta o valor de R$ 4.716 como média salarial nacional. Consultando o Site Nacional de Empregos (SINE), vemos que um administrador hospitalar em início de carreira, em uma empresa de porte médio, recebe cerca de 2.700. Com mais de oito anos de experiência no setor e trabalhando em uma empresa de grande porte, seu salário pode ultrapassar os R$ 8.500.

Como se tornar um administrador hospitalar

Há vários níveis de estudos que formam profissionais aptos a atuar na Administração Hospitalar. Obviamente, quanto maior a qualificação, maiores serão as responsabilidades, o cargo dentro da empresa e também o salário.

Um ponto importante na hora de começar a pesquisar instituições de ensino é verificar se ela está credenciada pelo Ministério da Educação (MEC). Só assim o diploma terá validade e o formando poderá trabalhar sem problemas em todo o território nacional.

É possível ingressar na área fazendo um curso técnico de Administração Hospitalar (esse curso também pode receber nomes como Gerência da Saúde, Administração de Serviços de Saúde ou Serviços Administrativos de Saúde). Os cursos técnicos na área da Administração Hospitalar são de nível médio e sua carga horária mínima é de 1.200 horas, o que costuma durar cerca de um ano e meio, dependendo da distribuição das aulas. Lembrando: o diploma é de nível médio, e não de curso superior.

Outra opção é fazer um curso superior de tecnologia (os chamados tecnólogos) em Gestão Hospitalar. Os cursos de tecnólogo são de nível superior e, para ingressar em um deles, é necessário ter concluído o ensino médio. A carga horária é o dobro do curso técnico: cerca de dois a três anos e 2.400 horas/aula.

Observando algumas das matérias do curso, dá para se ter uma ideia da variedade de funções que um tecnólogo em Gestão Hospitalar pode ter. Veja:

  • Análise de Custos
  • Biossegurança
  • Capital de Giro e Análise de Demonstrações Financeiras
  • Direito Hospitalar
  • Gestão da Qualidade em Serviços de Saúde
  • Gestão de Equipamentos Hospitalares
  • Gestão de Pessoas
  • Gestão de Planos de Saúde
  • Legislação Social e Trabalhista
  • Marketing de Produtos e Serviços
  • Matemática Financeira
  • Processos Logísticos
  • Responsabilidade Social e Ambiental

Onde estudar Gestão Hospitalar

Confira algumas instituições autorizadas pelo MEC a oferecer o curso de tecnólogo em Gestão Hospitalar:

Por fim, quem pretende seguir estudando para avançar na carreira, há a possibilidade de, terminada a graduação, entrar em um curso de pós. As pós-graduações na área da Administração Hospitalar são oferecidas no nível de especialização lato sensu e costumam durar em média dois anos.

Os cursos podem ser denominados de Gestão da Saúde e Administração Hospitalar ou simplesmente de Administração Hospitalar, e são encontrados nas modalidades presencial ou a distância. Algumas instituições da lista acima, que oferecem a graduação e estão credenciadas pelo MEC, também oferecem a pós. São elas:

Veja também:

Qual o salário de Administração?

E então? O que achou das possibilidades da carreira em Administração Hospitalar? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin