dcsimg

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A Análise e Desenvolvimento de Sistemas é uma profissão em alta no mercado. Descubra um pouco mais sobre esta carreira e saiba onde estudar!

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O mercado na área de Tecnologia da Informação (TI) como um todo apresenta uma grande carência de profissionais especializados. Além disso, é um setor que está há anos entre os que mais oferecem vagas de emprego.

Diversas pesquisas apontam que esse cenário deve continuar assim por bastante tempo, pois o número de vagas supera a quantidade de candidatos qualificados.

Dentre os profissionais mais procurados em TI está o especialista em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O analista/ desenvolvedor de sistemas trabalha principalmente com software, podendo atuar em diversas fases de um sistema computacional: levantamento de requisitos, projeto, especificação, documentação, implantação, testes e manutenção.

Saiba mais sobre a carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Veja também onde estudar para turbinar sua carreira e entrar neste mercado de trabalho promissor!

Áreas de atuação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O mercado de trabalho para analistas de sistemas, como são chamados os profissionais desta área, é bastante amplo. Isso porque praticamente qualquer tipo de empresa utiliza sistemas informatizados para funcionar, seja em suas atividades de gestão, venda, pós-venda ou processos de fabricação.

O principal objetivo deste profissional é apresentar soluções para algum problema existente através de sistemas de informação. Para isto, é fundamental que o analista de sistemas entenda sobre as atividades desempenhadas pelo seu cliente e quais as suas dificuldades e necessidades. É através deste estudo sobre o cliente que o analista poderá planejar e implementar as soluções mais adequadas em cada situação.

A carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas apresenta algumas áreas distintas de atuação. Vamos entender um pouco mais sobre as características de algumas delas:

1. Desenvolvimento de Software

A área de desenvolvimento de programas computacionais talvez seja a mais procurada por empresas e é a que apresenta a maior carência de profissionais especializados no mercado.

Para poder desenvolver um software, o analista de sistemas precisa entender sobre as necessidades dos futuros usuários e o resultado que se deseja obter com aquele programa. Ele utiliza códigos e linguagens de programação para criar uma sequência lógica de instruções capaz de apresentar os resultados desejados.

A criação da interface gráfica de interação com o usuário também pode fazer parte de seu trabalho e deve ser simples e de fácil compreensão.

São muitas as linguagens de programação e o analista pode se especializar em desenvolver programas e sistemas operacionais para celulares, internet, caixas automáticos, tablets e muito mais.

2. Administração de Banco de Dados

Para que programas computacionais funcionem e apresentem as respostas esperadas é preciso que tenham um banco de dados. O analista de sistemas desenvolve estes bancos de dados, realiza sua instalação e configuração junto ao software criado.

O gerenciamento destas informações se dá através do acompanhamento e monitoramento de seu uso para identificar quando é necessário fazer atualizações, manutenções e melhorias.

Parte da administração do banco de dados consiste em garantir a segurança das informações nele contidas.

3. Administração de redes

Como administrador de redes, o analista de sistemas é responsável por toda a infraestrutura de TI de uma empresa. Ele realiza instalações, parametrizações e configurações de sistemas informatizados. Também realiza atividades com o intuito de garantir a segurança das informações compartilhadas naquela determinada rede.

Onde estudar para trabalhar com Análise e Desenvolvimento de Sistemas

A profissão de analista de sistemas não é regulamentada e para exercê-la não é obrigatório ter diploma de nível superior. Porém, para se destacar no mercado de trabalho, conseguir e manter bons salários, fazer uma faculdade é fundamental. São duas opções:

  • Bacharelado: com duração média de quatro anos, oferece uma formação abrangente da área, com um panorama de todas as áreas de atuação profissional de análise de sistemas. Tem disciplinas teóricas e de gestão. Pode ser encontrado pelos nomes de:
    – Análise de Sistemas
    – Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Tecnólogo: dura em média dois anos e é totalmente voltado para as necessidades do mercado de trabalho, apresentando grande quantidade de disciplinas práticas. O Curso Superior em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas é mais focado no processo de desenvolvimento de sistemas, lógica e programação.

Seguem algumas das principais universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos de graduação na área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Quanto ganha um analista de sistemas?

Você se identifica com a área de TI e gostaria de seguir carreira como analista de sistemas? Conte para a gente aqui nos comentários.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin