dcsimg

Arquitetura moderna: o estilo dos grandes mestres

Conheça as características das obras dos arquitetos Frank Lloyd Wright e Le Corbusier e a contribuição destes mestres para a evolução da arquitetura moderna!

O Século XX e o Surgimento da Arquitetura Moderna

Arquitetura Moderna

O século XX pode não ter sido o século mais importante da história, mas com certeza foi um século marcante devido as mudanças, sobretudo na arquitetura, além de demais áreas.

No século XX, a civilização humana ainda utilizava os trens a vapor como meio de locomoção, além de cavalos e outros métodos de logística. Era também muito comum o uso de cartas para comunicação. Já no fim deste século, já utilizava trem bala, avião e automóveis velozes para logística. A comunicação era de forma global e praticamente instantânea, através da Internet (MSN, e-mail, Skype, etc.).

Toda essa revolução tecnológica e comportamental não podia deixar de fora a arquitetura.

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre.

Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX ela mergulha em um profundo movimento renovador.

Vários fatores contribuíram para a transformação da arquitetura no século XX:

  • O aumento e também a melhor distribuição de renda que aconteceu neste período, em especial no primeiro mundo, fez surgir uma nova classe média que dominou a cultura e o pensamento da sociedade. Essa nova classe social, demandando por melhores condições de vida e querendo morar em cidades ao invés do campo, financiou grande parte do desenvolvimento urbano e da arquitetura.
  • O barateamento de antigos materiais tais como o ferro e o aço (agora produzidos de modo mais eficiente) fez com que surgisse o conceito do concreto armado (a inserção de uma estrutura ou armadura de metal por dentro do concreto), o concreto armado permitiu a construção de prédios mais altos, mais baratos e também a criação de curvas mais ousadas.
  • O trabalho de alguns grandes profissionais de arquitetura tais como Oscar Niemeyer no Brasil, Le Corbusier na Europa e Frank Lloyd Wright na América, teve uma grande influência sobre os outros profissionais de arquitetura que passaram a admirar e absorver tais estilos.

Confira abaixo, os principais trabalhos de arquitetura destes 3 grandes mestres e as características de cada um:

Frank Lloyd Wright – O Arquiteto do Sonho Americano

Frank Lloyd Wright, arquiteto e escritor Americano, cresceu, viveu e produziu a maioria de suas obras na própria América do Norte.

O principal conceito que Frank trouxe para a arquitetura moderna foi o de que cada projeto deve ser individual: a localização, o terreno e a finalidade da obra, devem fazer de cada projeto de arquitetura uma obra única. Frank acreditava que cada projeto deveria ter sua própria personalidade.

Embora gostasse de produzir obras ecléticas, Frank Lloyd Wright desenvolveu um estilo próprio de construção e arquitetura para casas, tal estilo era chamado de  Praire House (em Português, casas da pradaria ou planície).

As Praire Houses de Frank Lloyd Wright, refletiam bem o estilo de vida da nova classe média Americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado afim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando.

As principais características de arquitetura das Praire Houses de Frank Lloyd Wright eram a horizontalidade, as casas jamais passavam de 2 andares, a ausência de divisão entre os ambientes (poucas paredes internas), linhas retas e também o uso de materiais simples na decoração: como tijolos e pedras. Os materiais e linhas simples, segundo Frank, integravam melhor a casa ao terreno e ao ambiente.

Confira abaixo um desenho básico do estilo de arquitetura das Praire Houses de Frank Wright e também algumas fotos reais.

O Estilo de Arquitetura Praire House de Frank Lloyd Wright

Características do Estilo Praire House

Exemplo de Projetos de Arquitetura Baseados na Obra de Frank Lloyd Wright

Exemplo de casas baseadas no estilo Praire House

Le Corbusier – O Arquiteto da Nova Europa Urbana

Le Corbusier, pseudônimo e nome artístico do arquiteto Franco-Suiço Charles-Edouard Jeanneret-Gris, revolucionou a arquitetura moderna dando contornos mais urbanos aos projetos arquitetônicos de sua época e também por resgatar elementos arquitetônicos Orientais e adaptá-los ao estilo Europeu (Ocidental).

Além de arquiteto extremamente ativo, Le Corbusier também tinha o costume de escrever e estudar arquitetura e arte teórica, chegando a lançar vários livros sobre artes plásticas e arquitetura, tais como: “Estudo sobre o Movimento de Arte Decorativa na Alemanha” (1912) e também “Voyage d’Orient” (Viagem ao Oriente – 1916).

O livro Voyage d’Orient surgiu a partir do projeto de Le Corbusier de viajar todo o Leste Europeu e Mediterrâneo, em busca de novas inspirações para sua arquitetura.

Partindo da cidade de Dresden na Alemanha, Le Corbusier viaja pelas cidades de Praga, Viena, Budapeste, Belgrado, Bucareste, Kasanlik, Istanbul e Atenas, terminando sua aventura nas terras do Sul da Itália.

O principal conceito que Le Corbusier trouxe para a arquitetura moderna, ou melhor, os principais conceitos foram o que ele chamou de: Os Cinco Pontos da Nova Arquitetura.

Segundo Le Corbusier, esses elementos modernizam e tornam a arquitetura mais eficiente, é a nova arquitetura para renovar as velhas metrópoles Europeias que agora estavam entrando no século XX.

Confira abaixo a definição dos 5 Pontos da Arquitetura Moderna, retirados da obra de Le Coebusier:

  • Construção de Pilotis/Colunas: As colunas e pilotis, um antigo elemento da arquitetura clássica Grega, tornavam as construções mais abertas, arejadas e ao mesmo tempo grandiosas. Uma solução urbana muito interessante e elegante para ambientes com alta movimentação de pessoas.
  • Terraços Jardim: Retomando a velha idéia Oriental dos jardins suspensos, Le Corbusier afirmava que em metrópoles com cada vez menos espaço, os telhados poderiam ser aproveitados como espaços de lazer.
  • Planta Livre de Estrutura: Planta livre de estrutura, em palavras mais simples, significa que deveriam existir poucas paredes internas, com menos paredes os espaços ficam mais dinâmicos, podendo ser dados vários usos ao mesmo prédio.
  • Fachada Livre de Estrutura: A fachada dos prédios deveria ser simples e funcional, elementos de decoração e “firulas” deveriam ser abolidos.
  • Janelas em Fita / Janelas Horizontais: As janelas deveriam sempre acompanhar toda a parede da fachada do edifício, aproveitando melhor a luz natural dentro dos ambientes.

Confira abaixo um desenho básico do estilo de arquitetura moderna de Le Corbusier e também algumas fotos reais.

O Estilo Urbano da Arquitetura de Le Corbusier

Características da Arquitetura de Le Combursier

Exemplo de Projetos de Arquitetura Baseados na Obra de Le Corbusier

Exemplos de Edifícios Baseados na Obra de Le Combursier

É sempre interessante o aperfeiçoamento pessoal com a possibilidade de interação com diversas culturas. No ramo da arquitetura, a possibilidade de efetuar viagens internacionais afim de comprovar na prática, o que é estudado em livros, não tem preço.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin