dcsimg

Biologia ou Veterinária: qual a melhor opção?

Conheça as diferenças entre a formação e a carreira de Biólogo e Veterinário, descubra qual delas tem mais a ver com você e veja onde estudar !

veterinario_600

Muitos estudantes ficam em dúvida entre seguir a profissão de biólogo ou veterinário. Isso acontece porque elas lidam com temas semelhantes, como o estudo dos seres vivos e a relação deles com a natureza.

As duas carreiras também estão ligadas à mesma área do conhecimento: Ciências Biológicas e da Saúde. Mas, na prática, a atuação destes profissionais é bem diferente. Eles podem até trabalhar em conjunto em alguns projetos ou funções, mas com focos distintos.

Conheça as diferenças entre Biologia e Veterinária e veja onde estudar para se destacar no mercado de trabalho!

Diferenças entre Biologia e Veterinária

O biólogo estuda as mais variadas espécies de animais e plantas com o objetivo de aplicar novos conhecimentos científicos na melhoria da qualidade de vida.

É um dos profissionais mais preocupados com a preservação da natureza. Ele pode trabalhar em zoológicos, reservas naturais e órgãos ligados à proteção de espécies em extinção. Sua atuação inclui pesquisa e carreira acadêmica, lecionando em universidades. Quem tem vocação para ser cientista, pesquisador, professor, pode se identificar bastante com essa profissão.

O veterinário desenvolve, em geral, um trabalho mais prático. Ele é o médico especializado em cuidar da saúde de animais de todos os portes. Precisa fazer diagnósticos, prescrever tratamentos, realizar cirurgias e acompanhar a recuperação. Atua também no controle da qualidade em indústrias que utilizam matéria-prima de origem animal.

As principais diferenças entre Biologia e Veterinária são:

  • Curso: O curso de Biologia é oferecido em grau de bacharelado e licenciatura e dura em média quatro anos. A graduação em Medicina Veterinária é encontrada somente em grau de bacharelado, dura em média cinco anos e geralmente acontece em período integral.
  • Mercado: O salário é semelhante na média nacional, mas o Médico Veterinário pode desempenhar funções com maior rentabilidade.

Os cursos de Biologia e de Veterinária

A maior parte da grade curricular do curso de Biologia (também oferecido com o nome de Ciências Biológicas) é dedicada às matérias específicas da área, como Genética, Zoologia e Botânica. Mas a formação exige também o estudo de disciplinas das Ciências Exatas, como Matemática, Estatística e Física.

É uma graduação que conta com uma carga considerável de aulas práticas em laboratórios. O estágio é obrigatório e algumas universidades exigem ainda a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Na licenciatura em Biologia, os alunos são formados para atuarem como professores. Por isso, o currículo traz disciplinas da área pedagógica.

Conheça algumas matérias estudadas no curso de Biologia:

  • Botânica
  • Ecologia
  • Ecossistemas Aquáticos e Terrestres
  • Educação Ambiental
  • Evolução
  • Física
  • Morfologia e Taxonomia
  • Química
  • Zoologia dos Invertebrados
  • Zoologia dos Vertebrados

Muitos cursos de Medicina Veterinária exigem estudo em tempo integral. Por isso, quem escolhe fazer esta graduação precisa estar ciente de que dificilmente poderá conciliar estudos e emprego. Nos dois primeiros anos, os alunos têm contato com matérias das Ciências Biológicas, Exatas e Sociais. A partir do 6º semestre, começam a conhecer mais a fundo doenças, técnicas clínicas e cirúrgicas.

As atividades práticas, realizadas em laboratório, ocupam bastante espaço no currículo. O estágio supervisionado é obrigatório ao final da graduação e algumas faculdades exigem também a apresentação de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Conheça algumas disciplinas estudadas no curso de Medicina Veterinária:

  • Bioética
  • Biofísica
  • Clínicas Médica e Cirúrgica
  • Embriologia dos Animais
  • Farmacologia
  • Fisiologia
  • Genética
  • Matemática e Estatística
  • Parasitologia
  • Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal

O mercado de trabalho para o Biólogo e para o Veterinário

Tanto a carreira de biólogo quanto a de veterinário têm amplo campo de atuação e o número de vagas para estes profissionais vem aumentando em diferentes áreas.

O biólogo tem a seu favor a crescente preocupação com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. O veterinário, além do seu trabalho na parte clínica, é parceiro da indústria no controle de qualidade e inspeção de produtos.

Confira algumas das principais características destas carreiras e as diferentes especializações profissionais que podem ser seguidas no mercado atual:

O biólogo pode atuar nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde ou Biotecnologia e Produção. O profissional licenciado neste curso pode trabalhar como professor em instituições de ensino públicas e privadas. Campos mais recentes, como a biotecnologia e os biocombustíveis, apresentam carência de profissionais em todo o País. Mas o mercado de trabalho está em expansão ainda em outros setores.

Conheça os ramos de atuação mais promissores da Biologia e veja se você gostaria de trabalhar em alguma destas áreas:

  • Meio ambiente e biodiversidade

Atuação em Aquicultura, biomonitoramento, biorremediação, controle de vetores e pragas, ecoturismo, educação ambiental, biologia forense, saneamento ambiental, gestão ambiental, gestão de zoológicos e jardins botânicos.

  • Saúde
    Aconselhamento genético, análises clínicas, bioética, perícia e biologia forense, saúde pública, vigilância ambiental/sanitária/epidemiológica, terapia gênica.
  • Biotecnologia e produção

Trabalhos na área de Bioinformática, biologia molecular, bioprospecção, biossegurança, cultura de células e tecidos, desenvolvimento e produção de Organismos Geneticamente Modificados (OGMs), engenharia Genética/Bioengenharia.

O médico veterinário também pode atuar em diversos segmentos e seu campo de trabalho é tão variado quanto o do biólogo. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), são mais de 80 as áreas de atuação deste profissional. As principais são a produção de animais, medicina clínica, indústria alimentícia e farmacêutica.

Confira algumas das principais especializações da carreira de Veterinário e veja se você gostaria de atuar em alguma delas:

  • Medicina Veterinária Clínica: atuação em clínicas para animais de estimação, fazendo exames, diagnósticos e também realizando cirurgias.
  • Veterinária Industrial: controle da fabricação de produtos de origem animal e também de alimentos para os animais, como ração para cães e gatos.
  • Medicina Veterinária Ambiental: foco na saúde de animais silvestres, identificando doenças e contribuindo para a preservação das espécies.
  • Controle e Tecnologia para Populações Animais: desenvolvimento de melhores técnicas para criação e nutrição de rebanhos.

Onde estudar

Há diversas instituições públicas e privadas reconhecidas pelo MEC que oferecem os cursos superiores de Biologia e Medicina Veterinária no País. Confira algumas das principais!

Biologia:

Medicina Veterinária:

Veja também:

Quanto ganha um veterinário?

Ficou interessado em seguir uma destas carreiras? Prefere Biologia ou Medicina Veterinária? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin