dcsimg

Ciências Agrárias

Conheça as profissões ligadas às Ciências Agrárias e descubra onde estão as melhores faculdades para seguir esta carreira!

center pivot irrigation system

A agricultura é uma das atividades econômicas mais antigas e mais importantes de nosso planeta. Atualmente, um dos grandes desafios desta atividade é aumentar a produção utilizando os recursos naturais com responsabilidade, de forma a preservar o meio ambiente.

A área de Ciências Agrárias trata dos aspectos de exploração da terra, de criação de animais e de cultivo de vegetais. Suas atividades possuem o objetivo de aumentar a produção, aprimorar as tecnologias de manejo e preservação dos recursos naturais.

Profissionais da área de Ciências Agrárias são capazes de propor soluções de melhoria da qualidade e da produtividade de rebanhos, lavouras e de produtos agropecuários. E são diversas as áreas do conhecimento que englobam as Ciências Agrárias. Agronegócio, Zootecnia, Medicina Veterinária e Agronomia são algumas delas, assim como diversas Engenharias, como a Florestal, de Alimentos, de Recursos Hídricos e de Pesca.

As Ciências Agrárias fazem uso dos conhecimentos em outras áreas para aprimorar seus métodos: Ecologia, Climatologia, Tecnologia da Informação e Engenharia Genética são alguns exemplos.

O setor de Ciências Agrárias é o que mais contribui para a elevação do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e bons profissionais dessa área têm espaço garantido no mercado.

Saiba mais sobre as profissões relacionadas às Ciências Agrárias e onde estudar para seguir carreira nesta área!

Profissões relacionadas às Ciências Agrárias

Esta é uma área tão ampla que se você se interessa pelo meio ambiente certamente encontrará uma profissão em Ciências Agrárias na qual investir.

Vamos conhecer um pouco mais sobre as principais carreiras em Ciências Agrárias:

1. Agroecologia

A agroecologia estuda as relações produtivas entre o homem e a natureza e preocupa-se com a preservação dos recursos naturais, tais como: recursos hídricos, solo, ecossistemas e vida silvestre.

Seu papel está ligado ao uso consciente de técnicas de manejo, minimizando ou evitando problemas como o uso indiscriminado de insumos químicos, alta mecanização, produção centrada na monocultura e exploração de trabalhadores rurais.

2. Agronomia

A Agronomia envolve todas as etapas do agronegócio, desde o planejamento da lavoura ou rebanho até a entrega do produto final para o consumidor.

Um agrônomo pode trabalhar na administração de propriedades rurais e no gerenciamento dos processos do agronegócio que compreendem, entre outras atividades:

  • Plantio da lavoura
  • Irrigação do solo
  • Colheita
  • Criação de animais
  • Beneficiamento de produtos agropecuários

Este profissional também cuida da produção, controle de qualidade, armazenamento, distribuição e comercialização de produtos agrícolas.

3. Medicina Veterinária

Toda propriedade rural que cria animais com o objetivo de produzir alimentos deve contar com os serviços de um médico veterinário.

Este profissional cuida da alimentação e reprodução de rebanhos, promove a saúde dos animais, controla a infestação de pragas e doenças e também inspeciona a produção de qualquer alimento de origem animal. É bastante comum que veterinários trabalhem em órgãos de fiscalização sanitária, como a ANVISA.

4. Engenharia de Alimentos

O engenheiro de alimentos é um profissional que acompanha todas as etapas do processo produtivo de alimentos para os seres humanos. O controle da qualidade destes produtos é um dos seus principais objetivos.

Na indústria alimentícia este profissional realiza um rigoroso controle das matérias-primas de origem animal e vegetal, desenvolve novas rações, alimentos para consumo humano e também atua no gerenciamento de resíduos desse tipo de indústria.

Ele também pode atuar em instalações agroindustriais de produção de alimentos desenvolvendo equipamentos e sistemas produtivos.

5. Engenharia de Recursos Hídricos

Esta é a área da Engenharia que cuida da exploração hídrica em diversas atividades industriais, inclusive na agrícola. O engenheiro hídrico desenvolve técnicas e equipamentos para captar, transportar e distribuir a água proveniente de bacias hidrográficas de forma a causar o menor impacto possível no meio ambiente.

Este profissional também se ocupa da recuperação e manutenção dos recursos hídricos e de seu consumo consciente.

6. Zootecnia

A Zootecnia coordena a criação de rebanhos suínos, bovinos e de aves. Um profissional desta área acompanha tudo o que diz respeito à criação destes animais e ao desenvolvimento de produtos de origem animal (como leite, ovos, carnes, embutidos e laticínios).

Ele cuida do ambiente em que os animais vivem, de sua higiene e alimentação., pesquisa sobre a quantidade de nutrientes e vitaminas que cada animal deve ingerir e controla a qualidade de suas rações, assim como do pasto.

O melhoramento genético é outra atividade bastante comum do Zootecnista. O profissional desta área desenvolve técnicas de reprodução ou inseminação artificial com o objetivo de garantir rebanhos mais fortes, saudáveis e produtivos.

Qual faculdade fazer para seguir carreira em Ciências Agrárias

Como a área de Ciências Agrárias engloba diversas profissões, as opções de cursos técnicos, de graduação (bacharelado e tecnológico) ou pós-graduação são inúmeras.

Alguns dos cursos de graduação nesta área são:

  • Gestão de Agronegócios
  • Engenharia de Recursos Hídricos
  • Agronomia
  • Mecanização Agrícola
  • Medicina Veterinária
  • Engenharia Florestal
  • Engenharia de Agronegócio

Uma vez que você decidiu qual curso fazer, é importante buscar uma instituição de ensino de qualidade para que seu diploma seja reconhecido no mercado. Conheça algumas das principais universidades autorizadas pelo MEC a oferecer cursos na área de Ciências Agrárias:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também.

Quanto ganha um agrônomo?

Você pretende seguir alguma das profissões em Ciências Agrárias? Com qual delas você mais se identificou? Conte para a gente aqui nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin