dcsimg

Ciências Matemáticas

Entenda sobre esta nova área do conhecimento e descubra o que faz um profissional formado em Ciências Matemáticas!

Matemática

A carreira de Ciências Matemáticas ainda é bastante recente no País. Profissionais especializados nesta área combinam conhecimentos em Matemática, Computação e Ciências da Natureza para desenvolver tecnologias avançadas que podem ser aplicadas em várias áreas.

O profissional formado em Ciências Matemáticas pode apoiar decisões importantes em áreas tão diferentes quanto o mercado financeiro, o desenvolvimento de aplicativos de trânsito e o monitoramento ambiental.

Saiba mais sobre as habilitações da carreira em Ciências Matemáticas e descubra onde estudar para se especializar na área!

Campo de atuação para profissionais em Ciências Matemáticas

O curso superior de Ciências Matemáticas oferece três habilitações diferentes, todas com amplo campo de atuação. A partir de cada uma delas, o profissional pode optar por trabalhar na iniciativa privada, prestar consultorias como autônomo, trabalhar em órgãos públicos ou seguir o caminho da pesquisa acadêmica.

Conheça as habilitações em Ciências Matemáticas:

1. Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento

O especialista em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento entende profundamente as geotecnologias e sabe empregar técnicas para determinar características biológicas e físicas a objetos (ou alvos geográficos) através de medições realizadas a distância.

Ele utiliza sistemas informatizados voltados à área de Geografia para elaborar mapeamentos e realizar análises espaciais de ambientes para diversos fins.

Um especialista em sensoriamento remoto e o geoprocessamento cria mapas a partir de fotografias e imagens aéreas, coordena levantamentos de campo, utiliza softwares específicos para tratamento de imagens e realiza atividades de monitoramento ambiental.

Aplicativos de localização no trânsito que usam GPS, cada vez mais populares, são apenas um dos exemplos mais básicos de como o geoprocessamento está presente em nossas vidas.

2. Analista de Suporte à Decisão

O profissional formado em Ciências Matemáticas com habilitação de Analista de Suporte à Decisão pode fazer a ponte entre a área de Tecnologia da Informação (TI) os gestores de uma empresa.

Este profissional utiliza ferramentas automatizadas para interpretar, agrupar e analisar dados. Ele apresenta ao gestor algumas possibilidades de ação e baseia sua pesquisa em informações estatísticas e científicas.

Uma das áreas promissoras para quem se forma nesta habilitação é a Ciência dos Dados (Big Data), que exige profissionais com fortes habilidades matemáticas, estatísticas e de análise para interpretar rapidamente um grande volume de dados.

3. Ciências da Terra e Patrimônio Natural

Quem opta pela habilitação Ciências da Terra e Patrimônio Natural analisa os processos naturais e sua importância social, econômica e ambiental. Essa área das Ciências Matemáticas lida com a relevância econômica de recursos como a água, solo, minerais, rochas e fontes de energia.

Parte do trabalho desse especialista é garantir a utilização adequada do patrimônio geológico como é o caso de bens minerais, jazidas, paisagens naturais e urbanas.

Com a necessidade cada vez maior de preservarmos o meio ambiente, esse profissional pode encontrar um mercado de trabalho promissor.

Como se especializar em Ciências Matemáticas

A área de Ciências Matemáticas é recente. Existe apenas uma universidade no país oferecendo um curso de graduação neste ramo de atividade.

Ciências Matemáticas e da Terra

  • Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

O curso é do tipo bacharelado e possui habilitações nas três áreas de atuação de Ciências Matemáticas.

Quem se interessa por alguma das três habilitações desse curso pode optar por fazer um curso superior (bacharelado ou tecnológico) em alguma área relacionada e depois direcionar a carreira por meio de experiências de trabalho ou até mesmo uma pós-graduação.

As opções de cursos superiores relacionados às Ciências Matemáticas são muitas. Conheça alguns:

  • Ecologia
  • Economia
  • Engenharia Ambiental
  • Estatística
  • Física
  • Geografia
  • Geologia
  • Sistemas de Informação

Entre as universidades reconhecidas pelo MEC que oferecem cursos relacionados às Ciências Matemáticas, podemos citar:

Universidades Privadas:

Universidades Públicas:

Veja também:

Geografia

Você já conhecia a profissão de Ciências Matemáticas? O que achou das áreas de atuação deste profissional? Deixe seu comentário aqui.

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin