dcsimg

Saiba como virar ator

Para obter registro de ator ou atriz profissional é preciso fazer curso técnico ou superior. Saiba como construir uma carreira de sucesso nesta área!

Teatro

A profissão de ator ou atriz é regulamentada desde 1978. Para ser reconhecido como profissional você deve buscar formação num curso de nível técnico ou superior e obter um registro na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) da sua região.

É possível conseguir o registro também apresentando trabalhos realizados a uma banca examinadora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED).

Há quem tente ingressar na carreira de ator de forma amadora, confiando unicamente no talento e experiência para conquistar oportunidades. Mas a competitividade crescente neste meio faz com que os atores qualificados em escolas técnicas ou universidades e com registro profissional tenham mais credibilidade e acesso a vagas de trabalho.

Conheça os tipos de curso que preparam atores profissionais, onde estudar e o que é preciso saber para se dar bem nesta carreira!

Os cursos que formam atores

Existem cursos técnicos em escolas profissionalizantes e cursos superiores em universidades para quem busca construir uma carreira como ator profissional.

Fique atento ao reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) a essas instituições! O diploma obtido em qualquer um destes cursos garante o direito ao registro profissional, desde que eles cumpram carga horária e conteúdo definidos pelo MEC. Conheça as principais características de cada um e algumas das instituições que oferecem formação profissional para atores.

1. Curso técnico para virar ator

O Curso Técnico em Arte Dramática é uma formação de nível médio. Integra o grupo dos cursos ligados à área de Produção Cultural e Design, dentro da classificação do Ministério da Educação (MEC). Tem duração média de um ano e ensina a técnica da improvisação e atuação, construção de personagens e expressão corporal.

Essa formação conta também com carga horária teórica, em disciplinas como História da Arte e Estudo do Espaço Cênico. Algumas escolas oferecem ainda a oportunidade de aprender sobre técnicas de confecção de bonecos, cenários e acessórios.

Onde estudar

2. Curso superior para virar ator

Teatro e Artes Cênicas são cursos de nível superior. Diversas universidades públicas e privadas do País oferecem essas graduações. Elas têm duração média de quatro anos e contam com currículos variados, que apresentam enfoques diferentes. Alguns concentram disciplinas mais voltadas à interpretação, outros à direção de peças e espetáculos e até à produção. Fique atento ao programa de cada instituição!

Em geral, estes cursos exigem o estudo de disciplinas teóricas e a participação em muitas aulas práticas, como expressão corporal, alongamento e respiração. Grande parte das universidades exige dos alunos um teste de aptidão, pedindo a interpretação de um trecho de uma peça para aprovar seu ingresso na graduação. Assim como na maioria dos cursos superiores, o estágio e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também são obrigatórios ao final da formação em Teatro ou em Artes Cênicas.

Onde estudar

Como obter registro profissional de ator na DRT

Há duas formas de obter registro profissional de ator na DRT de cada estado: a partir da apresentação do diploma de um curso técnico/superior, ou com a comprovação de experiência profissional. Para solicitar o registro é preciso ter 16 anos completos. Veja como obter este documento!

  • Com apresentação do diploma: você deve se dirigir à DRT da sua região e apresentar diploma ou certificado original de conclusão de um curso na área reconhecido pelo MEC. Geralmente são exigidas ainda cópias do RG, CPF e comprovante de residência. A lista de documentos pode variar em cada estado.
  • Com comprovação de experiência: se você já fez algum trabalho como ator amador, recebeu um cachê por ele e tem como comprovar sua participação, pode tentar obter seu registro por meio da avaliação da banca examinadora do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões (SATED). Este sindicato está presente na maioria dos estados e tem a função de representar os interesses dos artistas e técnicos de cada região. A banca do SATED recebe e avalia o material encaminhado por aqueles que desejam obter registro profissional. Se for aprovado, o candidato recebe o Atestado de Capacitação Profissional de Ator, necessário para a liberação do registro na DRT.

Os diferenciais de quem tem o registro profissional

A lei que regulamenta a profissão de ator diz que somente os que possuem registro na DRT podem exercer esta função em programas de TV, filmes no cinema ou peças de teatro. Os atores amadores, que não possuem registro, podem trabalhar apenas como figurantes ou personagens sem fala nestas produções.

Além da questão legal, o registro atesta de forma oficial que o profissional é habilitado para aquela função e cumpriu os requisitos para exercê-la. É um documento imprescindível para quem busca ganhar espaço num mercado cada vez mais competitivo.

Veja também

Faculdade de Teatro

Você quer se tornar ator profissional? Pretende fazer qual curso? Conte para a gente nos comentários!

Compartilhar
Facebook Twitter Google Linkedin